quinta-feira, novembro 12, 2015

Menos Desperdício

Meu primeiro acampamento aconteceu com 2 semanas de vida. Naquela época minha família acampava na beira do mar e a gente lavava os pratos com areia da praia. Além disso, meu avô tinha um sítio e eu passava muito tempo com os animais. Sempre fui mais ligada em bicho do que gente. Talvez por isso, eu tenha criado um amor gigantesco por questões ambientais. Na minha adolescência tinha um pessoal que até me chamava de "mãe-natureza".
Ainda bem que hoje em dia quem tem consciência ecológica não é tão criticado como antes.
Sou até meio neurótica com desperdício e não tenho a menor ideia porque sou assim.
Vocês já assistiram o filme Wall-E? Aquela montanha de lixo no mundo no início do filme pra mim é uma realidade e eu sempre tento diminuir meu "footprint" no planeta. Quando fiquei na Amazônia e via as pessoas constantemente jogando lixo no rio, eu quase tinha um troço.

Eu acredito que o excesso de pessoas está destruindo o planeta. Então aqui estão algumas coisas que faço pra tentar minimizar meu impacto. O objetivo é gerar a menor quantidade de lixo possível.

1) Reciclagem
Minha composteira providenciada pela prefeitura
Desde os meus 18 anos quando fui morar sozinha, eu separo o lixo reciclável. Se não tem latão de reciclagem no prédio, eu levo pra algum lugar que recicle. Hoje em dia separar lixo é tão automático que quando vou num lugar sem triagem, me sinto ultra estranha.
Mas agora o objetivo é comprar a menor quantidade de embalagens possível, mesmo que seja reciclável. Quanto menos lixo melhor porque reciclagem também é um processo de grande custo, principalmente plástico.

2) Sacolas de pano
Aprendi esse costume na Alemanha nos anos 90. Sempre mantenho várias sacolas no carro, caso eu passe no supermercado. Como eu não gero muito lixo porque evito comprar comida processada, eu não preciso de trocentas sacolas plásticas na minha casa e nem gosto de jogar sacola no lixo. Acho muito desperdício, além de lembrar daquelas imagens de tanta morte de animais marinhos por causa deste problema.

3) Composteira - Desde 2008, todo o resto de comida da minha casa vai pra composteira. Eu curto demais ver o lixo ser transformado em adubo. Acho até meio terapêutico.

4) Reutilização - Dou muita aula em cafés, então sempre que eu lembro eu levo minha própria caneca pra eles não usarem mais material descartável. O mesmo no supermercado quando compro na rotisseria, muitas vezes levava minha própria embalagem mas agora muitos lugares estão usando embalagem comportável que vai vocês sabem pra onde (foto acima).

5) Água - Esse é um problema específico na Califórnia com a seca há 4 anos mas eu reutilizo tudo quanto é água que posso. Deixo um balde no chuveiro pra coletar a água do chuveiro que está esquentando. A água serve pras plantas e pra privada. Aliás tem um ditado aqui que diz: "if it's yellow, let it mellow", ou seja, se é amarelo, deixa quieto. Também rego as plantas com água que deixo a louça de molho. Daí quando chove, ponho um monte de balde lá fora. Quero ver se esse ano consigo um container de captação de água através da prefeitura.

6) Combustível - Evito usar o carro quando eu posso e acumulo coisas pra fazer numa viagem só. Abasteço a noite porque há menos evaporação.

7) Roupas - Raramente compro roupas porque geralmente vou pra "clothing swaps", ou seja, troca-troca de roupas entre a mulherada. Esse domingo tem um. Fiquei orgulhosa nos 3 últimos swaps pois me livrei de mais coisa do que peguei. O que sobra vai pra uma organização que ajuda mulheres de rua a se restabelecerem na sociedade.

E você? Alguma ideia a mais?

3 comentários:

  1. Parabéns!
    A Alemanha me causou algumas transformações, mas quando paro para pensar nas experiências vividas lá (as sacolinhas, os engradados de água, a devolução das garrafas de plástico, a depósito das garrafas de vidro no lugar certo), vejo que antes disso já estavam em mim vários hábitos "do bem" para o meio ambiente. Na minha casa, nos anos 1980, minha mãe sempre usava cascas e sobras de comida para adubar a lavoura (hoje em dia, num apartamento térreo, ela tem uma composteira). Meu pai vivia implicando quando gastávamos muita água ou luz. Claro que a motivação dele vinha das contas que tinha que pagar, mas ainda assim... Hoje em dia não posso ver uma luz acesa à toa, onde quer que esteja, apago.
    Perto das suas práticas, sou uma bebezinha ainda, mas estou sempre aprendendo.
    Aqui no bairro em que moramos, podemos trocar nosso lixo reciclável por desconto na conta de luz. Já tínhamos o hábito de separar, mas agora sabemos que o material será reciclado mesmo. No prédio não tem coleta seletiva.
    Temos que evoluir muito com a questão da água.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "anônimo" chama-se Rafaela :)

      Excluir
    2. Interessante esse incentivo do desconto na conta.
      Sim, as pessoas não pensam nisso mas a água é um problema global já que o recurso de água potável não é ilimitado. Muitos amigos só dão descarga depois de usar algumas vezes. Lavar calçada então? Que coisa mais sem pé nem cabeça pra mim. Eu ainda falho no banho demorado mas não tomo banho trocentas vezes por dia.

      Excluir