sexta-feira, junho 24, 2016

Cerimônia do Fim

Provavelmente ainda não contei isso mas desde adolescente tenho tendência a ficar de vela. Os amigos vinham namorar na minha casa e na faculdade eu andava com vários casais. Raras ocasiões em que tive um amor mútuo e muitos dos ex casaram depois da nossa história. Talvez esse seja o meu dom: preparar os homens pra se casarem (com outra pessoa). Sempre percebi que essa coisa de amor não iria acontecer comigo.

No momento que a minha vida amorosa e a possibilidade de ter uma família morreram, a minha vida profissional deu uma guinada. Então vamos aceitar o que a vida me deu, né? Em amor raramente sou escolhida mas pelo menos em trabalho eu sou.

Reencontrei um amigo esses dias que é um cara super legal de bater papo: inteligente, presente e consciente. Ele estava me contando que ele e a ex, que são super amigos, acabaram de participar de uma "cerimônia de encerramento". Eles terminaram a história há um ano e mesmo ter sido na paz, acharam que era necessário um ritual do fim de um ciclo. Ele disse que foi lindo, forte, emocional e que eles cresceram muito com essa experiência.
Me intrigou. 
Fico feliz de ver amigos tão evoluídos. 
Eu tenho passado muito aperto em lidar com o fim do meu relacionamento como nunca senti antes, principalmente da forma e no momento que tudo aconteceu. Ficou a sensação de um fim mal acabado e mal resolvido, ainda mais que a comunicação foi feita por telefone e e-mail e não pessoalmente, olho no olho. Será que um dia vou conseguir superar isto? Será que um dia esse medo de me aproximar de outra pessoa vai passar? Será possível ainda acreditar em amor a essa altura? Só espero nunca mais passar por uma dor assim nesta encarnação.

Não é possível determinar quanto tempo, pois cada pessoa reage de maneira diferente, principalmente devido ao seu histórico de vida. Pessoas que quando crianças viveram a experiência do abandono, com certeza encontrarão mais dificuldades para enfrentar esse momento, pois o abandono da infância irá se somar ao atual, podendo fazê-la reviver o último com muito mais intensidade e sofrimento. Por outro lado, aquelas que viveram uma infância com afeto, sem perdas, terão mais recursos para enfrentar a separação.

AQUI a história de um casal chinês que fez uma cerimônia assim.

E AQUI uma história bem longa (em inglês mas se tiver interesse, use o Google Translate) de um término de casamento de 10 anos. Bonito, vulnerável, triste e sincero.

Não encontrei na internet mais exemplos em português mas encontrei várias páginas em inglês sobre cerimônias de término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário