domingo, fevereiro 14, 2010

Óleo de cozinha

Eu raramente frito alimentos por isso nunca soube direito o que fazer com óleo de cozinha usado. Eu tento reutilizar o óleo algumas vezes. Ainda assim, é mais um motivo pra evitar frituras pois além de não ser muito saudável, não há meios eficazes de se livrar do óleo a não ser doar para companhias que produzem biodiesel.
A única forma que todos os sites explicaram é colocar o óleo usado num pote, de preferência de plástico, e depositar no lixo. Jamais despeje na pia. Primeiro porque o óleo se solidifica e entope os canos. Segundo porque a mistura da água com o óleo dificulta o tratamento da água em até 45%.

A outra forma de reutilizar o óleo é fazendo sabão. Aqui vão 2 receitas:
Sabão de Erva-Doce
Ingredientes:
  • 5 litros de óleo usado e coado
  • 1 copo americano de fubá
  • 500 ml de detergente líquido de coco
  • 1 litro de soda cáustica líquida
  • 1 litro de água fervente
  • essência de erva doce
Modo de Preparo:
Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Receita de sabão

- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água fervendo
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama

Use luvas protetoras e tome muito cuidado ao manipular os ingredientes. Coloque a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicione a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Não deixe de usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Um comentário: