sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Blogs

Eu ouço dizer que depois do Twitter e Facebook, os blogs já estão meios ultrapassados. "Blog é coisa da década passada". O que vocês acham? Os blogs que eu acompanhei durante muitos anos já andam mesmo meio abandonados. Eu também já não escrevo tanto como antes (ATE O MES PASSADO). Eu ainda acompanho os blogs mas já não comento com a mesma frequência.
O fato é que hoje em dia, os meios de comunicação aumentam constantemente em quantidade assim como a superficialidade também. Ninguém mais tem tempo ou paciência de ler algo com mais de 500 caracteres. No Twitter e Facebook, muitos de nós acompanham atualizações de centenas de pessoas.

O Wolfie escreveu isto esta semana e gerou 45 comentários:
I now know what I hate about facebook. there is no story here. Its all cacophony. a chapter in a a book made out of one sentence each of 500 characters. Its the deconstruction of intimacy. Its now the fetish of exto-macy. The intimate knowning of a huge group superficially.
"Agora eu sei o que eu odeio no Facebook. Não existe uma história. É tudo cacofonia. Cada capítulo num livro feito de uma frase de 500 caracteres. É a desconstrução da intimidade. É agora o fetiche da "exposição". O conhecer superficial da intimidade de um grande grupo."

O que as pessoas esquecem é que estas ferramentas sociais são meios para entrar em contato mas não para substituir o contato pessoal, o que vem ocorrendo muitas vezes. Eu nunca esqueço a frase de um dos meus roommates. Como moramos em 5 pessoas, resolvemos ter uma reunião pra falar de coisas da casa. Um dos meninos disse: não gosto de reunião. Me manda um e-mail.

E os telefones aqui nos EUA? Cada vez mais usados apenas para mandar mensagem de texto. Ninguém mais telefona. Porque as pessoas não querem incomodar, não querem interagir.

Sites sociais, e-mail, compras online, "torpedos" ... cada vez mais comunicação sem interação pessoal, um paradigma da conexão desconectada.

obs: será que alguém ainda acompanha este blog além da minha mãe?

4 comentários:

  1. eu leio, eu leio!! eu até que gosto da coisa sucinta e cacofonica que o twitter sugere mas adoro uma leitura um pouco mais extensa também...

    ResponderExcluir
  2. Eu leio mas confesso que ando sem ideias para posts, na verdade sem muita inspiração. Odeios todo o resto, principalmente esses que a ideia é "seguir" a vida dos outros através de frases curtas... devo tá ficando velha para internet :)

    ResponderExcluir