segunda-feira, agosto 29, 2005

Katrina

Dan estava ouvindo hoje na rádio que o motivo da Guarda Nacional de Louisiana não ter ajudado os desabrigados foi que eles foram mandados pro Iraque há pouco tempo. Pois é, muito bem. Lógico que isso a imprensa não divulga. Não é ótimo? A cidade num caos e os soldados no Iraque.

Acho que as autoridades locais agiram bem na evacuação da cidade e imagino agora aquelas pessoas na expectativa de voltar pra casa e encarar tudo que perderam. Muita gente diz que não foi tão ruim quanto se esperava mas a cidade está alagada, não há luz, água potável, alguns prédios caíram, outros pegaram fogo.

Como jornalista, fiquei impressionada com alguns repórteres que ficaram no meio da tempestade pra registrar a força do furacão.

E como todo desastre tem suas consequências. As refinarias de petróleo tiveram que fechar as portas por causa do Katrina. Então lá vamos nós com mais aumento de combustíveis.

7 comentários:

  1. Megui, em alguns lugares a gasolina já tá a mais de 3 dólares. Isso está aumentando a insatisfação popular contra o Bush. Se o meu Honda Civic precisa de 20 e tantos dólares para encher o tanque, imagina aqueles SUVs e pick-up trucks monstruosos! Quem sabe assim esses americanos acordam!

    Também estou bastante triste com a situação do pessoal lá no Sul. Imagina o prejuízo financeiro e emocional, sem falar nos que perderam vidas com a enchente e o furacão. Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Nao sabia dessa! Que horror! Todas as vezes que eu vejo o noticiario eu fico de coracao partido com a situacao desse pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que carro pra mim, so' sendo pequeno. Meu Golf vai longe com em comparacao aos tanques que se vem aqui no Texas (apesar de que a mania aqui e' jeep, mesmo).

    Quanto a Katrina, a impotencia e' a pior sensacao. Nao consigo ver motivo pra felicidade (mesquinhez, na verdade) num desastre como esse. Com ou sem Bush. Na duvida, fui la' no site da Red Cross.

    []s

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho um carro econômico e fácil de estacionar. Mesmo se a gasolina não for cara porque eu prezo muito a questão do meio-ambiente.
    E não é nem questão de ser americano porque tem muito estrangeiro inclusive brasileiros que se deslumbram com a idéia de ter carro grande. Se a gasolina no Brasil fosse barata como aqui e os carros com preços mais acessíveis, ia ter muita gente de SUV por lá, vcs não acham?

    ResponderExcluir
  5. Foi horrivel isso..e nao receber ajuda porque quem deveria ajudar foi mandado pra guerra...oh Deus...onde vamos parar??

    ResponderExcluir
  6. Absolutamente, Megui. Muito bem colocado. E' como a questao ambiental. Os EUA poluem sem duvida, mas a China tb polui, a India, etc. A questao nao e' dizer se o outro faz entao fulano ou cicrano esta' desculpado. Acho que o lance e' dizer, eu nao faco e sou contra todos os que fazem. Da minha parte, SUV jamais!

    []s

    ResponderExcluir
  7. Muito bem colocado, Flávio. Há muito tempo temos falado sobre a hora do declínio e ela está acontecendo agora. Quanto tempo resta pra esse país ser considerado potência? É como criança pequena. Não adianta falar que machuca, tem que colocar o dedo lá. A história deveria ser usada como exemplo para a humanidade mas no entanto, a história se repete.

    Leila, não tenho certeza se os americanos ricos vão acordar com essa história do aumento da gasolina porque 20 ou 50 dólares pra eles não vai fazer diferença.

    ResponderExcluir