quinta-feira, agosto 18, 2005

Companhias Aereas

Ontem no trabalho estava conversando com uma aeromoça sobre a crise das companhias aéreas. Pura ignorância minha mas nunca entendi o porquê (acho que nunca parei pra pensar) das companhias estarem sempre no vermelho se os vôos estão sempre lotados.
Acontece que o preço das passagens, por incrível que pareça, não cobre os custos da viagem, manutenção, uso do aeroporto, equipe e principalmente combustível. Nos EUA, os preços são baixos por causa da competição mas a cada ano que passa eles reduzem mais e mais a folha de pagamento, seja em salário ou número de empregados. E pela primeira vez o preço do combustível é maior que o custo de funcionários.
Agora entendo também porque as passagens no Brasil são mais caras. A gasolina é muuuuito mais cara que aqui.
preço do combustível na Califórnia em 2003: $1,20 per gallon
preço em 2005: atigindo $3,00 per gallon

Um comentário:

  1. Aqui nos estamos pagando $2.50 per gallon, for regular. Premium ja passou dos 3 dolares tambem.
    Incrivel essa das airlines. Este ano, ate achei passagem para o Brasil por um preco baratinho. Considerando que eu saio de boston, e vou ate Recife, com as conexoes encarecendo o preco, comprei duas passagens de adultos por 700 dolares (com todas as taxas incluidas) e a do meu filho por 600. Isso para o Natal que eh alta estacao. Entao, ate para o Brasil esta mais barato voar.

    ResponderExcluir