sexta-feira, julho 08, 2005

Nao ao medo

Enquanto o mundo fala do ataque em Londres, eu prefiro não comentar muito. Não há muito a dizer. Os jornais já mostram tudo. Além das mortes, eles também aumentam o sentimento mais presente na sociedade hoje em dia: o medo. É contra isso que devemos lutar porque quanto ao terrorismo não faço idéia de como combater. Existe alguma forma de mudar a mentalidade de religiosos radicais?
Os jornais especulam que o governo mais uma vez sabia desse ataque mas ignorou porque não queria cancelar o G-8. Mesmo que soubessem, como evitar um ataque terrorista em transportes públicos? Será que depois da globalização, devemos fechar as fronteiras de nossos países novamente?

Gostei dos comentários no blog de uma amiga pois mostra que muitos americanos tem uma visão mais humanista da situação. Porque estou cansada do preconceito dos meus amigos brasileiros com todos os americanos.

9 comentários:

  1. Oi Megui, a Denise Arcoverde linkou para um post seu antigo (do vídeo do Ben Lee) que por sua vez linkava para a sua página de fotos no Flickr. Adorei as fotos, muito legal agora poder ligar o rosto à pessoa! O seu gatão é um charme; aliás, meu marido tem uma camisa do Brasil igualzinha à dele. Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Megui, também assisti ao vídeo via o post da Denise. Bacana mesmo. Gosto muito de "Nothing Much Happens" do próprio Ben Lee, mas agora vou associar todas as músicas dele ao seu bambolê.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Megui, ficamos tão transfixos com o bambolê que nem demos a atenção que o assunto do seu post merece!

    "Mesmo que soubessem, como evitar um ataque terrorista em transportes públicos?"

    É impossível, não é mesmo? Quando morava em Londres assisti à vários atentados do IRA. Uma vez estava andando pra casa e me deparei com minha rua isolada pela polícia por causa de um pacote num ônibus. Falso alarme. Tem gente que justifica o medo de uns com o medo dos outros (de todos os lados), é por isso que as coisas nunca mudam.

    "Será que depois da globalização, devemos fechar as fronteiras de nossos países novamente?"

    É o terrorismo globalizado. Que fina e triste ironia, Megui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. "Porque estou cansada do preconceito dos meus amigos brasileiros com todos os americanos." Amén, Megui. Tem gente que confunde preconceito com coerência. Inclusive nas piores desgraças. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. como assim, Fernando? Acabei de acordar, estou meio lenta. Dá um exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Megui, o exemplo seriam justamente aqueles que acham que todo americano é ruim, ou que os ingleses merecem o atentado de quinta, por razões políticas. Na verdade, "coerência" nesse caso vem entre aspas. Já vi uma pessoa num bar do Rio dizer que estava torcendo por outro 11 de Setembro por causa de Bush. É difícil discutir com alguém que tem essa "coerência" (ou falta de) na cabeça. Eu concordo completamente com sua frase. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Cruz, Fernando. É verdade. Ouvi pessoas dizendo isso e acho terrível. O fato de um país ter uma política externa deplorável (na minha opinião) não significa que todo americano não presta e merece morrer. E disso estou cansada. De como fui julgada no Brasil por estar morando aqui, de generalizarem uma nação inteira. Um primo que nunca sequer saiu de Florianópolis veio me dizer como ele odeia os EUA. Ele e muitas outras pessoas com pré-conceitos concebidos sem jamais ter experimentado algo de diferente. Enquanto isso, a maioria dos americanos me tratam MUITO bem.

    ResponderExcluir
  8. Megui, acho que temos experiências muito parecidas, nesse caso. Eu não gosto de me auto-promocionar, mas vou te dar um link de um post antigo meu sobre o assunto (espero que não te importe). Depois vc me diz o que acha se tiver tempo:

    http://numero12.blogspot.com/2004_12_01_numero12_archive.html#110235809985403870

    []s.

    ResponderExcluir
  9. NÃO AO MEDO, assino embaixo. EXCELENTE esse teu post. Viu que eles lançaram o werenotafraid.com logo depois, né. Os jornais americanos notaram a diferença de atitude entre eles e os ingleses, foi muito evidente. O Tony Blair está certíssimo ao pedir aos religiosos que controlem seus fanáticos de dentro, e acho que pode ir mais fundo ao estabelecer REGRAS para o comportamento religioso mundial - ao menos no seu país. Quem não respeitar o outro não merece respeito nem direitos, deve ser preso ou deportado, é um mínimo de ordem na casa (para que a Europa continue sendo aberta e democrática). É claro que isso pode ser uma resposta à invasão do Iraque e do Afeganistão, e nisso o Blair errou, mas não impede que esse primeiro erro leve a medidas para eliminar um outro, que é o do extremismo religioso. Esse povo não entendeu NADA do que seus profetas disseram. NADA.

    ResponderExcluir