domingo, maio 08, 2016

Personalidade Myers Briggs

Você já ouviu falar do teste de personalidade Myers Briggs? É um teste baseado nos estudos de Carl Jung com 16 tipos de personalidade em 4 categorias. No Brasil, eu nunca tinha ouvido falar mas aqui as pessoas o mencionam com frequência.

As 4 categorias são:
  • Mundo favorito - extrovertido e introvertido
  • Informação - sensorial e intuição
  • Decisão - razão e sentimento
  • Estilo de Vida - julgamento e percepção
Como comentei sobre liberdade no post anterior, adivinha o que deu?

ENFP - A Ativista (extrovertida, intuitiva, sentimental e perceptiva)
Espíritos livres, criativos, sociáveis e entusiasmáticos, sempre encontrando uma razão para sorrir. 

Cruz credo! Olha a parte de relacionamentos: 
Relacionamentos de longa distância são bastante comuns entre ENFPs, pois eles vêem a distância física como apenas uma outra ideia, que não é párea para conceitos como o amor. Isto dá-lhes a oportunidade de demonstrar seu compromisso, tanto por permanecer fiel apesar da separação física, e com propostas de esforço para surpreender os seus parceiros, cruzando essa distância num piscar de olhos. Estas são demonstrações do mistério, idealismo e profunda emoção dos ENFPs, e tais esforços muitas vezes mantém as chamas de um relacionamento queimando intensamente. Se os seus parceiros não são capazes de retribuir esses atos de emoção e devoção, ENFP provavelmente vai acabar se sentindo infeliz e mal compreendido.
Naaaaaaao! Nunca mais. Duas vezes na minha vida foram o suficiente pra aprender a lição (3 se contar com o relacionamento da minha mãe). Nunca mais quero passar por esse stress na minha vida pra no final das contas ser a última das prioridades (inserir baita trauma aqui).

E ainda tem mais:
ENFPs vão com tudo nos relacionamentos, e se este acaba apesar de seus esforços, eles podem acabar atormentados com perguntas sobre por que o relacionamento fracassou e o que poderia ter feito diferente - sem um apoio, esses pensamentos podem esmagar a auto-estima dos ENFPs e afundar em depressão.  
Depois de um momento como este, ENFPs podem tornar-se relutantes em se abrir e se comprometer, e pode levar anos para um parceiro descobrir sua profundidade desconcertante e intensidade, falsamente acreditando que o entusiasmo de ENFPs aparentemente significa que eles estão abertos. A verdade é que a espontaneidade dos ENFPs, a aparente inconsistência que o olho destreinado vê, não é um produto de leviandade ou falta de profundidade, mas o oposto - é uma unidade para expressar idéias sobre uma mística, todo-abrangente de energia, nos confins de um mundo físico, e subjacente a isso tudo é o princípio de união do amor, expresso em muitas maneiras diferentes, mas inabalável e infinito em seu núcleo.

Ô louco! Eu não esperava ler isso tudo quando fiz o teste. Mais claro que uma sessão de terapia (e ainda estou na segunda página dos resultados).

Bem interessante esse teste. E você, qual o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário