segunda-feira, junho 27, 2005

Violencia x Sexualidade

Tema batido mas que sempre me interessa. Ontem fui meio contrariada assistir Batman Begins. Não sou muito chegada em filmes de super-herói mas com namorado insistindo, amigos elogiando, um ótimo cast e o mesmo diretor de Memento, resolvi dar o braço a torcer.
Nem quero falar muito sobre o filme. Aliás depois da temporada de filmes de guerra, estamos na temporada de histórias em quadrinhos nas telas e remakes (A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Feiticeira, Se Meu Fusca Falasse...).
Mas sabe o que me surpreende? Que seja tão "feio" mostrar peitos ou bundas para crianças e não há nenhum problema em levar os filhos para assistir um filme tão violento como Batman. Este, defitivamente não é um filme infantil. Imagina a quantidade de imagens violentas que as crianças estão expostas hoje em dia. Qual o resultado disso?

7 comentários:

  1. Megui, outro dia fomos ver um filme bem pesado chamado Crash e tinha um pai com tres criancas dentro da sala... Nao sei se elas dormiram ou assistiram ao filme, que definitivamente nao era apropriado pra elas. acho que tem gente que nao gosta de pagar baby-sitter. beijao!

    ResponderExcluir
  2. Atualmente eu praticamente boicoto filmes violentos. A vida é curta para eu ficar me estressando. Ah, ontem finalmente vi Finding Neverland, achei lindo, acho que chorei metade do filme. Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Coincidencia vc falar deste filme, Leila. Estou tentando pegar no Netflix há um mês e finalmente eles vão me mandar amanhã (depois de mandar um e-mail reclamando).

    Crash. Várias pessoas que eu conheço gostaram. Quero assistir.

    Acho que vou fazer uma lista de filmes que eu gostei este ano.

    Leila e Denise, obrigada por aparecerem sempre.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado esse lance dos norte-americanos com a nudez. Ontem eu vi um episódio de Striperella, um desenhinho do Stan Lee dublado pela Pam Anderson, aquela peituda que tem predileção por fazer vídeos amadores picantes. Pois nem no desenho aparece um peitinho, embora a carga sexual do roteiro seja bastante significativa. Teria que juntar muito Freud, Lacan e tantos mais pra explicar o que vai na cabeça dessa gente.

    ResponderExcluir
  5. Megui,
    Saudades dos nossos tempos...
    Como vc viu, a Duda está realmente maior do que eu! E com uma personalidade que ninguém segura, (ainda bem por um lado, mas tbém dá um trabalho!).
    beijos
    saudades de vc
    Pri

    ResponderExcluir
  6. É Gian, mas esse lado da sexualidade eu também não gosto que mostrem. Não gosto quando as mulheres do Tchan esfregam a bunda na lente da câmera. Mostrar o sexo como objeto a ser explorado é como mostrar violência de uma certa forma.
    Ainda assim prefiro sexo que violência.

    ResponderExcluir
  7. É muito puritanismo citar Batman begins como exemplo de filme violento, essa nova versão do Batman no cinema não é um filme infantil, qualquer um que leu a sinopse dele pôde perceber isso, a questão é que filmes como Crash não são para um público em formação, a inadequação está na atitude dos responsáveis por essas crianças ao levá-las para ver tais filmes, enquanto adultos esses referidos filmes não só abordam a violência de forma inteligente, longe dos filmes PÂNICO da vida que são lixo do lixo, mas também tem um roteiro sensacional e bem trabalhado! Quantos rejeitaram Cidade de Deus com esse argumento infantilóide de que é "violento", todavia, ele não é apenas mais um filme violento, a temática da violência está lá sim, mas por que a violência está presente no cotidiano das pessoas, desenvolver um ótimo filme a partir desse assunto é um grande mérito daquela equipe, tais detratores de algo que nem viram então deixaram de apreciar o melhor filme nacional das últimas décadas!

    ResponderExcluir