segunda-feira, junho 13, 2005

Ser imigrante

Hoje estava conversando no trabalho sobre as diferenças de países. Curiosidade: se você mora ou morou fora do Brasil, qual foi o seu maior desafio em se adaptar no novo país? Comida, costume, jeito dos "locais", estar longe da família, língua, clima, trabalho, regras... Me conta aí (se é que alguém lê este blog).
Acho que pra mim foram as regras. Nesse tal país da liberdade que eu moro agora, de liberdade mesmo acho que só o nome da estátua. Bares fecham às duas, há limite de moradores no apartamento, não há barzinhos na praia, praticamente impossível acampar na praia, sei lá são tantas regras. Não é à toa que o pessoal enlouquece no Burning Man. Às vezes é difícil de aceitar tanta falta de maleabilidade, o que por outro lado causa mais organização mas foi uma barreira e tanto.

17 comentários:

  1. Oi Megui,

    Não sei se tu vai lembrar de mim. Vi teu blog através do teu orkut na comunidade da Enecos... ou foi no de Clarissa (recife)... e lembro de ti, dos congressos de comunicação. Eu era do D.A. de Recife (UFPE) e namorei com Osmar, q foi do D.A. e da Enecos tb...Bem... vi teu blog uma vez e gostei muito... de vez em qdo passo nele... tenho uma lista de blogs de conhecidos ou não q passo sempre, o teu é um deles... Ah... tou explicando isso pq tb sou imigrante, faz 4 anos q tou morando em Portugal (Porto)... de repente se tu for ao meu blog talvez lembre de mim...
    Sim... voltando ao tema... :) aqui não tem tantas proibições... mas a pior foi mesmo fazer amizades... a galera é bem mais fechada q no Brasil... outra é a saudades dos "barzinhos na praia"... aqui n tem nada.... só uns bares muito arrumadinhos na praia... e a saudades da família e dos amigos... acho q essa são as 3 piores. :)
    beijinho,
    Fabíola

    ResponderExcluir
  2. Oi megui,

    acho que o mais dificil aqui é entender a logica de conversaçao das pessoas. é tudo muito direto, sem meias palavras. Ao mesmo tempo, tambem com um pouco de ironia. é estranho e dificil de interpretar. As vezes elas sao tao secas (pelo menos pro modo de falar dos brasileiros, parece) que voce quase entende como grosseria. hehehe...
    acho que é bem mais do que o problema da linguas, é o dominio dos codigos sociais... complicadinho por aqui, pelo menos pro que seria a cultura brasileira em geral.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, valeu pela visita! Poxa vc é de Floripa?? Eu sou de SP mas parte da minha família, eu morei lá tbem, adoro aquele lugar!! Guarda do Embaú então? Sem comentários!
    Bom aqui no Japão tudo é um pouco conflitante com a nossa cultura, no começo o idioma era o maior obstáculo, hoje talvez o modo de pensar da japonesada que eu ainda nw entendo muito bem!! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. ops, parte da minha família mora lá!!
    Engoli esse pedacinho *rs*

    ResponderExcluir
  5. Megui, são todas essas coisas que vc listou e mais: a situação econômica em que vc se encontra, se vc está sozinho ou não, se vc encontrar pessoas locais que te ajudem ou que te desprezem. Enfim, é um assunto espinhoso.

    Quanto aos bares, na Inglaterra os pubs fechavam as 11 da noite. Imagine isso. Algum que outros tinham licença para funcionar até as 2.

    Acho muito pertinente a questão do organizado vs. festeiro. É possível ser sociável, criativo e feliz como o brasileiro e ainda assim ser organizado como um americano ou europeu? Eu gosto de achar que sim, apesar de tudo.

    []s

    ResponderExcluir
  6. Megui,
    gostaria muito que no Brasil tivesse essa organização, nao suporto, aquela coisa de 'deixa pra la' tipica do Brasil, que é tudo de qualquer jeito; nos condomínios, tem até quem nao gosta de respeitar as regras, desculpando-se com o fato de que : 'eu pago o condomínio, entao faço festa até a hora que quero'... Isso é somente uma das coisas que se ouve, realmente insuportável. Quanto as barracas de praia sao horríveis e sem higiene, até quando vamos suportar essas coisas no Brasil?
    Marta

    ResponderExcluir
  7. Fabíola, claro que lembro de você. Que surpresa! Bons tempos de movimento estudantil. Fui ver toda essa galera agora quando estive no Brasil (tem fotos no Flickr). Ei, eu tenho que te colocar na lista da Enedecos.
    Acho que o problema da frieza das pessoas deve chocar mais quem vem do norte ou Rio de Janeiro. No sul, acho as pessoas bem frias. Quer dizer, demora um tempo pra voce ser considerado parte da roda.

    Engraçado, Sam. Aqui é o contrário. Os californianos são tão ligados em bons modos que eu é que sou a "direta na veia". Vai ver que eu sou belga.

    Imagino Gabi, pelos japoneses que eu conheci aqui, é interessante mas completamente diferente o modo de ver as coisas nos países asiáticos.

    ResponderExcluir
  8. Fernando, ontem estava conversando com uma menina (a que faz aniversario no mesmo dia que eu) e ela é formada em Ciências Sociais. Então chegamos a conclusão que regras são necessárias. Mas as de trânsito, leis. O problema é que as regras aqui interferem demais na vida privada ao invés da vida coletiva. São muitas regras pra não se divertir. Aliás, na minha opinião a diversão é considerada algo prejudicial à sociedade, em todos os lugares. As pessoas te olham de lado e não o consideram responsável se vc diz que gosta de festar, por exemplo.
    Eu concordo. Prefiro acreditar que é possível ser sociável, feliz e festeiro num país organizado. Apesar de que não conheço nenhum lugar assim. Espanha, talvez.
    Mas Fernando, qual foi o seu maior desafio?

    Marta? Será que é a Marta que eu conheço?
    A verdade é que todo lugar tem coisas boas e ruins. Eu gostei das coisas boas daqui e acabei ficando. A maioria morre de saudades da terrinha. Sinto falta da maleabilidade mas às vezes nosso jeitinho brasileiro tem resultado a curto prazo mas a longo prazo dá no que dá.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo aniversário, de um imigrante cá em Portugal


    AC

    ResponderExcluir
  10. Megui,
    Feliz Aniversário.
    Beijos, Pri
    Ah, entra no fotolog da Duda e veja no que deu... rs
    www.fotolog.net/_duudaa_

    ResponderExcluir
  11. Oi Megui:)

    Eu acho que o mais dificil pra mim foi (e ainda eh) fazer amigos. Nao to nem falando de um bocado, mas de conseguir ter aquele punhado com quem a amizade eh forte mesmo.

    Pra mim foi muito dificil comecar do zero aqui, nesse sentido.

    De resto, otimo:)

    E aih, vc sentiu o terremoto? Quando morei em Santa Barbara tinha uma curiosidade morbida de sentir um. mas nunca aconteceu, eheh:)

    Beijo, seu blog eh otimo!

    ResponderExcluir
  12. Megui,
    não sei se vc tem meu novo e-mail, mas aí vai:
    priscilla@hotelrecantodasaguas.com.br
    Aquele zipmail está desativado.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelos parabéns e elogios.

    Ninne, eu entendo o problema de amizade. Felizmente nunca tive esse problema. Aliás, gosto tanto dos meus amigos aqui, que me atrapalha na decisão de partir algum dia. De onde você é?

    Pri-pri, meu Deus. Acabei de fazer as contas e a Duda está com 13 anos. Gente, a Pri era a minha melhor amiga no 2º grau e eu acompanhei toda a gravidez. Agora ela deve estar maior que você, hein Pri? Ela está linda!

    ResponderExcluir
  14. Faco coro com a Samanta quando o assunto eh entender a logica da comunicacao, acho que esse eh o aspecto mais complicado de ser estrangeiro e concordo contigo quanto as regras que regem a vida na terra da liberdade, as vezes nao consigo enteder o porque de tantas amarras.

    ResponderExcluir
  15. Megui, excelente exemplo. A Espanha é um lugar fantástico, gosto muito de lá. Mas eles tb se vêm como bagunceiros que poderiam ser mais organizados. A Itália, que se acha mais festeira é a do Sul, já a do norte é bem mais organizadinha e cinzenta.

    Meu maior desafio foi a saudade do lugar onde cresci, dos amigos, da praia. As pessoas não entendem isso, especialmente aquelas que acha que vc se deu bem em sair do Brasil. Ou aquelas que acham que vc se "americanizou" ou "europeizou". Saudade de querer voltar e não poder, porque as responsabilidades já não deixam mais. Saudades de esperar anos pra voltar e poder dar uma volta no velho bairro da sua infância. Isso é mais difícil do que qualquer discriminação ou barreira cultural. []s

    ResponderExcluir
  16. Megui, pra mim a maior dificuldade foi nao poder lavar o banheiro! cade o ralo dessa joca? :-) e nem foi aqui nos EUA, foi no Canada, onde as regras sao bem mais rigidas, alem das limitacoes naturais causadas pelo clima. beijos!

    ResponderExcluir