terça-feira, dezembro 31, 2002

Viagem pro Norte da Califórnia

Cheguei ontem a noite de mais uma road trip. 6 dias fora da Cidade dos Sonhos.

Dia 24 e 25 - eu e 4 amigos fomos pra Mammoth e ficamos na casa do Rodrigo e mais 7 brasileiros. Meu Natal foi melhor que eu esperava. Uma boa conversa, um pessoal gente boa. No dia do Natal fomos todos presenteados com free lift na montanha. Demaaaaaais!! Vibrei de alegria! Foi perfeito, dia claro, de graça!
Dia 26 - Markus, Mae e eu passamos o dia todo na estrada pra chegar em Yosemite Park. Fiquei pela primeira vez num albergue aqui nos EUA. Meu ambiente. Gente simples, backpackers.
Dia 27 - passeamos pelo parque. Muita neve, cheio de cacheiras e partimos pra San Francisco. Ficamos na casa da Roxy em Mission e eles acabaram me levando pra um clube de lésbicas. Experiência no mínimo interessante. Não me azararam, então foi tranqüilo pra conhecer algo que nunca tinha tido contato.
Dia 28 - fomos no Museu de Arte Moderna.

É Ano Novo!!! Tudo de bom e muito amor. Continuo no ano que vem. Hoje a noite estou indo na festa da Mutaytor num loft em downtown. Vários DJs até o sol raiar.

segunda-feira, dezembro 23, 2002

Estou evitando assuntos natalícios. Não comprei nada e nem escrevi pra ninguém. Amigos, me desculpem mas não estou em clima de Natal, não quero pensar em Natal. Então tudo de bom pra vocês. Divirtam-se. Considerem-se abraçados, com muito amor. Concordo com a mensagem da Paty: "Espero que todos nós tenhamos nossos sonhos realizados,mas para isso temos que correr atrás, afinal de contas aquilo que a gente quer depende daquilo que a gente faz!"
Amanhã às 2, se der certo, estou indo pra Mammoth com Markus, Mae, Vanessa e Getson. Depois Yosemite, San Francisco e Santa Cruz. Preciso me ocupar e me divertir porque esse Natal está sendo um desafio. Volto no domingo.

sexta-feira, dezembro 20, 2002

Dom?
Tem uma lista da qual faço parte, do pessoal que estudou comigo na UFSC, que a galera escreve tão bem. Os textos deles são ótimos. Me sinto a anos-luz deste primor. Será que isso se aprende? Talvez meu dom seja a comunicação visual mesmo.
Fim de ano
E ninguém tem planos, todo mundo sem rumo. Inclusive eu. Nessa época a gente fica mais sensível com a família longe mas é só por uma semana, depois tudo volta ao normal.
Tenho notado que a crise atingiu forte o Natal. O comércio não está tão cheio, o consumo diminuiu consideravelmente.
Quero ver eu arranjar tempo em 2003: trabalho, capoeira e inglês 6x por semana.

quarta-feira, dezembro 18, 2002

"De nada adianta ficar-se de fora.
A hora do sim é o descuido do não.
Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.
Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão."
Toquinho/Vinícius
A Difícil Arte de Ir e Vir
Durante um mês tenho carrinho (do Rê) pra andar. Que diferença poder se locomover!!! Que felicidade!!! Ainda mais com o frio que está agora.

segunda-feira, dezembro 16, 2002

Chuva
Nunca tinha visto chover em Los Angeles como hoje. Chuva torrencial e como a cidade não está acostumada com isso, alagou tudo.

Weekend
Sexta quase desisti da capoeira. Sou muito ruim. Tenho que persistir.
Meu amigo de Santa Cruz me visitou. Fomos na casa do Steve em Rosemead e o cara simplesmente tem um vertical e várias outras rampas de todas formas e alturas pra BMX no jardim da casa dele. O sonho de todo skatista ou biker. Imagina não ter que pagar pra andar num park ou se incomodar com proibições?
Depois fomos em mais uma festa no loft do Paynie. Me diverti muito mais uma vez.
Quanto ao coração, pra combinar com o inverno, anda congelado. Nem beijinho. Tô tão na minha. O ex quer ser amigo mas dessa vez não quero.

terça-feira, dezembro 10, 2002

DV Expo
Começou hoje a DV (Digital Video) Expo no LA Convention Center. Ontem ficamos preparando tudo e amanhã trabalho lá. Adorei!! De volta à época de organização de eventos. Bom pra fazer contatos e aprender. Todas as grandes empresas estão lá: Avid, Sony, Quantel, Adobe, Pinnacle, Sonic Solutions... e nós.

Freedom
Ontem assisti ao show da banda Freedom. Hip-hop, boas letras. Lembra Digable Planets.

segunda-feira, dezembro 09, 2002

Eu Recomendo
Assisti ontem My Big Fat Greek Wedding (acho que no Brasil é Casamento Grego). Muito bom!!!! Dei boas gargalhadas, a barriga doeu de tanto rir. Os gregos têm uma certa semelhança com os italianos como falarem alto, biotipo, família numerosa... Talvez seja essa diferença de costumes X a identificação com a própria família, que tem levado tanta gente ao cinema. O filme já está em cartaz há 6 meses.
O roteiro é de Lia Vardalos, atriz principal do filme, que a princípio escreveu um show solo para teatro e não esperava todo esse sucesso. Rumores até de tornar uma série de TV. Produção independente de Tom Hanks e a mulher Rita Wilson.

sábado, dezembro 07, 2002

Amizade
Recebi um bouquet de rosas amarelas de um casal de amigos americanos. Me emocionou!! Só porque estava um pouquinho triste (leia-se carência/solidão). Final de ano, sem planos, queria estar com minha família. Volta e meia dá uma vontade enorme de partir. Nessas horas é tão importante ter gente legal do lado.
Será que algum dia vou conseguir ser menos indecisa e saber realmente o que quero da vida? Sempre acho que Los Angeles é passageiro mas tenho emprego, casa, amigos e me divirto. O que mais eu quero?
Quero dar um abraço nos meus pais, comer sequência de camarão, paella do Serginho, ir pra Guarda, curtir o verão, montar uma pousada e...

quarta-feira, dezembro 04, 2002

Jantar
Ontem tivemos a festa de fim de ano da Moviola num restaurante italiano (Bucca di Peppo) em Universal CityWalk. Sortearam várias coisas mas lógico, não levei nada (lá se foi a esperança de conseguir algo pra casinha). Mas foi super divertido, boa comida. Depois fomos num bar (até o presidente da empresa nos acompanhou) e numa premiere. Ao invés de lançamentos de livros, a boca livre agora é em lançamentos de filmes. Bebi pra caramba mas não fiquei muito bêbada.

sábado, novembro 30, 2002

Viajar sempre
Estou em Mammoth Lakes, 5hs de LA. Está nevando agora. Lindooooo!!! Cercada de montanhas branquinhas. Até que não está tão frio. Viemos eu, Sandra, Petrela, Keko e Karina - todos paulistas. Adorei fazer snowboard. Me diverti mas hoje resolvi descansar porque estou dolorida. Sair do cotidiano sempre vale a pena. Quem sabe no próximo inverno eu venha trabalhar aqui na temporada. Caso contrário não vou aprender nunca porque é muito caro.
Na quinta dormimos em Bishop, uma cidade de 3600 habitantes. Fomos numa padaria-confeitaria daquelas que eu não entrava há muito tempo - a última foi no Hawaii. Nem em Floripa encontrava padaria assim.

quarta-feira, novembro 27, 2002

Só volto ao convívio cibernético na segunda. Feriado de Thanksgiving a partir de amanhã. Acho que vou pra Mammoth tentar snowboarding.

terça-feira, novembro 26, 2002

Putz, perdi o show do Beck ontem. Sempre quis assistir o show dele e até agora nada.

Não sei se vou pra San Francisco nesse feriadão. 4 dias de folga!! Preciso fazer algo!

Enquanto isso, eu cada vez mais telegráfica.

segunda-feira, novembro 25, 2002

Final de semana dedicado à preguiça. Agora que tenho que meu canto...
Mas também fui ver Harry Potter e fui num jantar de Thanksgiving muito legal com uns 20 americanos. Acho que estou cada vez mais adaptada nesse lugar.

sexta-feira, novembro 22, 2002

Ontem fui no show do Roscoe no Gengis Khan (Fairfax). Violão e bateria. Música mellow. Gostei.

Meu amigo Longuette passou por uma roubada na fronteira. Teve que voltar mais cedo pra terrinha.

De resto só tentando ajeitar o novo apê. Ontem acordei com uma sensação muito forte de que algo - bom ou ruim - estava pra acontecer. Não sei se era isso mas recebi uma proposta de trabalho.

Fiquei surpresa por não ouvir comentários de brasileiro nenhum sobre as eleições no Brasil e a maioria é contra o Governo Lula, me parece. Tá bom, que continuem com o Bush (argh!).

segunda-feira, novembro 18, 2002

Festa na sexta
3 lofts com diferentes músicas. Encontrei vários conhecidos. Um pessoal muito legal! Agora sim encontrei o canal de boas coisas rolando.

O resto do fim-de-semana foi em função de mudança. Ontem carreguei tudo sozinha. Vai dar trabalho quando eu partir pra me livrar de tanta coisa.

sexta-feira, novembro 15, 2002

Capitalismo Selvagem
Mais 3 pessoas foram demitidas hoje aqui na empresa. São mais de 10 nos últimos 4 meses. Está um clima tenso e a gente sempre sente que vai ser o próximo. Nos dias de hoje, infelizmente, tem que estar em estado de alerta, sempre com outra coisa em vista. Não há nenhuma estabilidade. Eu até que me viro mas fico imaginando esse pessoal que trabalha aqui há mais de 10 anos e que tem família...
Findi
Eu iria pra uma festa no deserto mas vou ficar por aqui fazendo mudança. Espero que eu encontre uma alma caridosa pra me dar uma força. Bem, hoje tem uma festa alucinante num loft em downtown.

Artists, Craftsmen, Musicians, Language Ninjas, and Strange Talents
of all shapes and sizes are converging here NOV 15th
to celebrate the creative spark that unites us all in an entire night
of performance and party. Every artist is encouraged
to bring their talents, cards, flyers, and Cash, to mutually support
these UNIQUE arts and artists, opening each other to new circles in
the LA Art Underground


Every loft room, with a different vibe~ Including: 

Outdoor Main Stage ~ Featuring...
The insanely electrified drum brigade THE MUTAYTOR,
3 DJ's: DJ Hyjinx, DJ Satan, DJ Monster

The Cabaret Variety Lounge Stage ~ Featuring...
A plethora of variety acts, including Acoustic Punk, Various spoken
word artists, Standup comedy, Jazzy Soul and more...

The Massage Room
Several established and certified massage therapists using multiple
disciplines to relax the body & consciousness

Omnivore Kitchen
The Daily Dose presents killer munchies for all you Carnivores and
Vegetarians

The Craftsmen Marketplace
Browse the performing artists' CD's, and the wares of Landshark
Glass, Venus Port Design, Christabel's Hoops,
Gwenyfora Leather Designs, and more.

ALSO:  Raffles with fabulous prizes, insanely cheap drinks, special
bake sale, and most of all...the UNIQUE you. Only $5!!

quarta-feira, novembro 13, 2002

Performance
Olha a banda que tenho "hanging out": Mutaytor

Surfe
Não sou muito ligada em artistas famosos. Acho que não ligo pra fama (creio que a universidade me ajudou muito a desmitificar isso). Mas conversar com as lendas do meu esporte predileto, isso eu me amarro. Acabei de falar com o sul-africano Shaun Tomson.
Nova Casa
Eu e Rê alugamos um apartamento finalmente. Não era exatamente o que eu buscava mas não dava mais pra esperar. Novo endereço: 7278 Hollywood Blvd # 21, West Hollywood, CA 90046-3153 pertinho do Runyon Canyon Park. Legal!!! Meu sonho continua morar num loft. Quem sabe um dia...
Vai ser uma casa vazia mas é nossa pelo menos.

segunda-feira, novembro 11, 2002

Moradia
Enquanto o americano respeita mais nossa privacidade e nossas coisas, nunca tinha visto um povo tão sem cuidado com o lugar que mora. Quase todos que conheço são porcos e as casas, imundas e bagunçadas.

Check this out!
Tem um site muito interessante de jornalismo investigativo e ótimo trabalho de edição: Guerrilla News

domingo, novembro 10, 2002

LA começa a ficar pequena. Teve uma festa na casa que eu fiquei (que são somente americanos sem amigos brasileiros) e dou de cara com os meus ex-vizinhos brasileiros. Essa me surpreendeu. Tinha um casal de americanos que morou um ano em Floripa na Lagoa da Conceição e eles falavam português muito bem. Adoram lá mas voltaram porque é dificil se sustentar (sei como é). Depois compraram um fusca e foram até a Bolívia de carro. Se eu arranjasse um parceiro(a), eu faria uma dessa também.

sábado, novembro 09, 2002

Chovendo há 3 dias em Los Angeles. Que legal!!! Ainda não tinha visto chover assim. Continuo sem casa, hoje passei o dia na casa de um amigo em Hollywood Hills. Apesar dessa situação e umas coisitas mas no coração, tem boas coisas rolando. Acabei trabalhando no bar da festa de um amigo ontem num loft em downtown. Mais uma vez conheci um pessoal muito legal: músicos, DJs, dançarinas. Estou curtindo muito meus novos amigos. Mudanças novamente: possilidade de legalizar minha situação. Yeah!!!!! Estou vibrando com isso! Através de caminhos tortuosos, encontro sempre bons resultados. Me considero abençoada por sempre encontrar pessoas que me ajudam muito e querem meu bem.

quarta-feira, novembro 06, 2002

Pô, não tenho novidades. Estou levando minhas coisas pra casa da Luka até encontrar um lugar. Acho que até domingo eu me mudo. O Rê ta agoniado e quer pegar o primeiro lugar que surgir. Eu prefiro procurar melhor. A gente zoa um com o outro o tempo todo mas no final sempre chega a um acordo. Legal que o considero bem amigo e à vontade pra falar o que acho ou não melhor.

segunda-feira, novembro 04, 2002

Continuo sem casa e preciso me mudar hoje. Acho que finalmente vou colocar os planos em prática. Mudanças em março.

Capoeira
O Mestre me colocou na roda. Que vergonha!!! Só tive 2 aulas, ainda não dá pra encarar uma roda.

The Community
Sábado fui numa festa em Highland Park e acho que foi a melhor que já fui em LA. Festa à fantasia organizada por Pink's Camp mais Xara and Misfits Science. Boa música, boa vibe, boa banda (Mutaytor). Legal ver a comunidade (Burning Man) fora da Playa e assim que cheguei senti aquela vibração positiva, me senti bem e esqueci por um momento meu stress imobiliário. Conheci um pessoal bem legal, mente aberta, que nos respeita. Pra variar, dancei muuuuito.

quinta-feira, outubro 31, 2002

Halloween
Meu amigo Longuette chega amanhã e eu continuo na correria de encontrar casa, extremamente cansada porque não consigo dormir direito. Enqüanto isso, o ex parte. Acho que nunca mais o verei. Esse lance de não ter meu canto tá me agoniando.
Planos pra março: voltar pro Brasil ou me mudar pra SF.

quarta-feira, outubro 30, 2002

Filmes
Falta de notícias por falta de tempo.
Essa história de não ter casa, tem me deixado cansada porque não tenho dormido direito. Não me sinto bem sem meu canto. Tô um pouco estressada com isso.
Ontem o dept de Sales & Marketing (eu junto) fomos pra Universal Studios mas passamos mais tempo no Buca, um restaurante italiano. Comemos até estufar por conta da Avid. Depois ficamos jogando "flipperama" e fomos assistir The Ring. Filme estranho mas acho que no começo faz uma crítica à TV. Remake de um filme japonês. Mais um dia sem poder ir pra capoeira.
Final de semana assisti o filme mais estúpido do ano: Jackass. Entrei no conto de que era um filme de skate e BMX. Péssimo.
Caramba, esqueci de comentar. Semana passada também assisti um dos melhores documentários americanos: Bowling for Columbine de Michael Moore. Trata da violência nos EUA. Sem respostas, te faz pensar. Ótima narrativa. Sensacional!!!

sábado, outubro 26, 2002

Semana dormindo cada dia na casa de alguém. Por um lado é legal mas queria ter o meu cantinho de novo.

quinta-feira, outubro 24, 2002

Que nervoso!!! Estou sem casa de novo. O que fazer?
A Mari deu idéia e agora tô com a cabeça a mil. Voltar pro Brasil em 2 semanas???!!!!! O que me prende aqui? Será que eu quero morar lá de novo? Será que eu consigo emprego no Brasil? Cumpri meus objetivos aqui? O que tô fazendo aqui? Socooooorrro!

quarta-feira, outubro 23, 2002

Que bom estar feliz de novo. Pulando de alegria! Felicidade nas simples coisas da vida. Pra que perder tanto tempo sofrendo por quem não vê o nosso valor? Como é bom ser livre! Chega de pensar em amor! Pra que a gente precisa de uma pessoa ao lado?

domingo, outubro 20, 2002

Garota sedentária dá nisso. A capoeira me deixou 3 dias com as coxas doloridas.
E a cabeça fundiu com tanta informação no fim-de-semana. 16 horas de aula em 2 dias é demais. O corpo ajuda a mente e a mente cansa o corpo. Estou tão cansada.

sexta-feira, outubro 18, 2002

Filme de graça
Fui num screening na Paramount Studios do filme Four Feathers com Kate Hudson. Pra não passar o fim-de-semana totalmente em branco.

Semana meio confusa. Não tive saco nem pra escrever ou responder e-mails. O coração apronta cada uma... Escolhi a aula de Photoshop. Estou ficando mais precavida e não quero manobras arriscadas. Bom fazer algo produtivo.

Estou perplexa com os últimos acontecimentos no Rio, em Bali, no mundo. Pra que tanta violência? Os traficantes cada vez mais dominando o Rio. E Bali, segundo meus planos, será meu próximo destino. Eu acredito que quando é nossa hora, não tem jeito, posso morrer até dentro de casa. Mas viajar com medo ou paranóia não vale a pena. Fazer o bem e amar é tão mais fácil. Por que matar pessoas inocentes que se divertiam num bar? Pra chocar? Era esse o objetivo?

quarta-feira, outubro 16, 2002

Pronto! Passagem cancelada. Impressionante como a vida muda de uma semana pra outra. E eu cada vez mais caseira.

terça-feira, outubro 15, 2002

Fazia tempo que não ficava jururu como hoje. Indecisa como sempre, não sei mais se vou pra San Francisco na quinta. Aqui tem curso de Photoshop, lá Campeonato de BMX e festa do Burning Man.

domingo, outubro 13, 2002

Hoje tô carente. Não estava mais acostumada a ficar sozinha por tanto tempo. 2 anos com tantos roommates em volta...

do livro A brincadeira de Milan Kundera
Nada aproxima mais as pessoas (mesmo que muitas vezes uma aproximação falsa) do que um entendimento triste, melancólico; essa atmosfera de entendimento pacífico, que adormece todos os temores e freios e que envolve tanto as almas sutis quanto as vulgares, representa a maneira de aproximação mais fácil e, no entanto, é tão rara: na realidade é preciso afastar esse "equilíbrio mental" que inventamos para nós, os gestos e as mímicas artificiais, e nos comportamos com simplicidade; ignoro como consegui isso (subitamente, sem me preparar), como pude chegar a isso, eu que tateava sempre como um cego por detrás de minhas caras falsas; não sei como aconteceu, mas sentia isso como um dom inesperado, uma libertação miraculosa.

sábado, outubro 12, 2002

Morre lentamente quem não viaja, quem nao lê, quem não houve música, quem
não encontra graça de si mesmo.
Morre lentamente, quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos
os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir
uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem evita uma paixão ou quem prefere os pingos nos "is"em
detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho
dos olhos, a "delícia" dos bocejos e o coração aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se
permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se de sua má sorte ou da chuva insessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta
sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um
esforço muito maior que o simples fato de respirar."

quinta-feira, outubro 10, 2002

Essa semana fiquei na função de conseguir roommates. Deu certo. Surgiram 4 pessoas.
Fui na capoeira hoje. Foi muito legal!!! Que diferença de academia de ginástica que parece tão impessoal... todo mundo conversa, estimula a vir de novo, como o brasileiro é amigável. Me matriculei e quem sabe finalmente vou fazer um exercício regularmente.
Recebi visitas de novo. Tem amigos que eu gosto mas simplesmente não consigo ficar muito tempo perto que me dá nervoso.
Enqüanto isso, o coração abandonado.

terça-feira, outubro 08, 2002

Ontem fui numa academia pela primeira vez, essas que funcionam 24hs. Foi divertido mas definitivamente essa não é a minha área. Posso andar de bicicleta, rollerblade, surfar, skate, jogar futebol mas malhação NÃO! Quem sabe um dia eu mude de idéia...

segunda-feira, outubro 07, 2002

Eleições
Passei o domingo ligada nas eleições. Estou muito surpresa com o fato da maior votação percentual do Lula ter sido em Santa Catarina: 57%!!! Mas esperava que o Lula vencesse no primeiro turno. Tomara que não inventem algo pra acabar com a candidatura dele.
Sábado e domingo bem calmo. Nem saí do prédio. Piscina, jacuzzi e filme. Bom descansar.

sábado, outubro 05, 2002

Putz grila! Tô na maior ressaca!!! Além disso, a vergonha de ter passado tão mal na frente do meu amigo. Primeira vez que saímos juntos e acabou tomando conta de mim. Que mico!!! De qualquer forma, o lugar - Boardners - é alucinante. Uma casa super antiga, DJ muito bom e de graça!! Morava do lado e nunca ia. Desperdício!

quinta-feira, outubro 03, 2002

Semana interessante.
Segunda: visita
Terça: tava em casa de bobeira e acabei indo jantar num restaurante indiano com um amigo super-legal e depois jogando totó aqui em casa
Quarta: visita
Quinta: fui no Museu de Arte Contemporânea no Centro. E sem querer tinha um show da banda Ozzomatli no meio de uma praça linda. Tocam meio hip hop, meio latino, uns 10 integrantes. Adoro essas surpresas, coisas interessantes pra se fazer quando menos esperamos. Performance num show é tudo!! E eles arrasaram. O show acabou e eles foram pro meio do público e continuaram tocando. Maior batucada!!!
Hoje vou dançar house music em Hollywood com uma turma muito legal.
Eta vida boa, sô!!!

quarta-feira, outubro 02, 2002

Segunda à noite, um ônibus da Greyhound que ia de LA pra SF capotou a 300 km de San Francisco. Um passageiro atacou o motorista com uma tesoura e ele perdeu o controle do veículo. 2 mortos e 60 feridos. Caramba, podia ter sido eu já que tem feito parte do meu itinerário.

Enquanto isso, acho que aos poucos vou aprendendo a curtir LA porque estou saindo da rotina trabalho - casa. Fui num restaurante indiano ontem. Bom estar ocupada.

domingo, setembro 29, 2002

Passei o dia na filmagem de Tweek City de Eric Johnson. A história é sobre um cara que visita San Francisco e vive uma roubada atrás da outra. Primeiro longa do diretor.

sábado, setembro 28, 2002

O Primeiro Dia
Acabei de assistir esse filme de Daniela Thomas e Walter Salles de 1999. Ninguém conhece. Gostei!

A turma do Cedric é muito legal. É raro eu estar numa turma onde eu sou a mais nova. Ontem fomos no Canal Club em Venice. Acho legal se misturar com as pessoas daqui. Os brasileiros que eu conheço em geral vivem como se nunca tivessem saído de lá. Então acho que deveriam voltar pro Brasil. Temos que aceitar o país que nos acolhe. Engraçado que nunca gostei de música eletrônica e agora eu adoro dançar techno. Como eu amo dançar!!!!

sexta-feira, setembro 27, 2002

"Buildings constantly assault us! Our only temorary escape is to the rarely accessible wilderness. We can close the novel, shut off the music, refuse to go to a play or dance, sleep through a movie, shut or eyes to a painting or a sculpture. But we cannot escape from buildings for very long, even in the wilderness. Fortunately, however, sometimes buildings possess artitstic quality-and sometimes they are revelatory, drawing us to them rather than pushing us away or making us ignore them."

quarta-feira, setembro 25, 2002

Ano Importante
Primeiro nossa seleção foi campeã. Agora a esquerda pela primeira vez desde que vim ao mundo está perto de ganhar as eleições. Meu pai comprou um apê. E ainda a família Enecos vai pra Chapada dos Veadeiros no Ano Novo. Caramba, e eu aqui assistindo de tão longe. Voltar é sempre uma questão presente na minha cabeça e lógico, nunca chego à uma conclusão. Nunca imaginei estar longe por tanto tempo. Os amigos sempre perguntam quando eu volto (porque não vim pra ficar). Mas aí surgiu o trabalho, possibilidade de viagens, estudos... por que estou aqui? O que mais me freia e assusta é ter que lidar com a violência de Rio e São Paulo. Não sei mais se vale a pena.
Incêndio
Tá o maior fogaréu aqui perto. O incêndio já destruiu 12 mil acres em San Gabriel Mountains a 11 milhas daqui, umas das áreas mais secas da região. Praticamente não choveu este ano e está tão seco que meu nariz dói o tempo todo. Enqüanto isso, os animais fogem desesperados do parque. A gente vê cinzas em todos os lugares. Ôo São Pedro, dá uma força! Tão estranho esse clima no litoral.

terça-feira, setembro 24, 2002

Miss Roubada novamente em cena
Sinais ou não? Por que minha volta à LA é sempre problemática? Resolvi dar uma de responsável e partir de SF mais cedo. Ao invés de pegar o ônibus às 11 da noite, peguei uma carona às 6. Mas pra azar meu, carro de 30 anos quebrou no meio do caminho. Demoramos horas só pra descobrir onde estávamos, mais um tempo pra guinchar o carro, esperei horas e acabei pegando o ônibus e... cheguei em LA às 6:30, em casa 7:20, tomei banho e fui trabalhar. Podia ter curtido 5 hs a mais em SF e ainda ter descansado mais mas o que seria de minha vida sem essas roubadas?
Sistema de Transporte em SF
Pra quem não tem carro, não dá nem vontade de voltar pra LA. Ônibus, bonde elétrico, muni (que são ônibus elétricos que se transformam em metrô - transporte "transformer") e bart (metro que passa debaixo da baía). Levam de e para todos os lugares, sem contar que o transfer é gratuito e pra qualquer direção e a passagem custa 1 dólar. LA custa 1,35 mais 25 de transfer, o sistema péssimo e os motoristas muito mal-educados.

segunda-feira, setembro 23, 2002

VOLTEI AOS MEUS 45K!!!!! Depois de 2 anos nessa terra, estou com o mesmo peso de quando saí do Brasil. Que delíiiiiiiicia!!!
Coincidências
Estava caminhando no Golden Gate Park neste domingo e tinha um evento rolando que por coincidência é a Sarah que organiza. Show da banda Train. Muito legal cruzar com os amigos numa outra cidade quando menos esperamos. Kelly, Iain, Sarah e eu: mini-reunião do Burning Man

domingo, setembro 22, 2002

Muita gente pode achar besteira mas acho minha ligação com San Francisco já vem de outras vidas. Me sinto muito em casa nesse lugar. Setembro e outubro são os melhores meses pra vir aqui. Sol gostoso. Ontem caminhei por metade da cidade: Lombard St, a rua mais sinuosa do mundo; no ponto mais alto da cidade (que esqueci o nome); Chinatown; Transamerica Building e Haight Street (que eu adoro). É minha quinta vez nesta cidade mas nunca tinha ido a tantos lugares turísticos.

quinta-feira, setembro 19, 2002

Eu e minhas (gostosas) dúvidas. Não sabia se viajava pra San Francisco amanhã ou não. Tem várias coisas rolando por aqui essa semana: show do Rilo Kiley, Full Moon Tantra Yoga, churrasco da Shannon & Ricardo, jantar da Luka e sinuca com o pessoal do trabalho. Finalmente decidi ir. Viajar pra San Fran é sempre um grande prazer.

quarta-feira, setembro 18, 2002

Quem diria? Meu cotidiano está bem mais interessante. Parece até que moro em outra cidade. Acho que estou começando a curtir Los Angeles. O telefone toca e tive 2 programações numa só semana.
Ontem fui num lugar chamado Momboo (ou algo assim) em West Hollywood. O ator Jeff Goldblum fez um show de jazz. Não consigo olhar pra ele sem ver A Mosca. Ainda tinha uma pista de música techno e hip hop.
Sexta tem o casamento do vocalista da banda NOFX em San Francisco mas acho que não vai dar pra ir.

segunda-feira, setembro 16, 2002

Blue Crush
Acabei de voltar do cinema. O filme foi gravado naquele lugar lindo que passei 6 meses: North Shore de Oahu. Me trouxe várias lembranças pois até o exercício de caminhar com uma pedra embaixo do mar apareceu e as aulas de surf em Haleiwa. Com Tom Carrol, Layne Beachley, Rochelle Ballard, Megan Adubo e outras feras.
Back to the Future
Na garagem do meu prédio tem um carro DeLorean se não igual, muito parecido com o do filme. Até sonhei com isso noite passada.

domingo, setembro 15, 2002

Saturday Night
Ontem foi comemoração do aniversário da Luka. Fomos no Lush, um clube em Santa Monica com uma banda de disco music dos anos 70. Divertido! A idade chegou e minha energia de dançar até às 6 da manhã partiu.
Adoraria estar em Nova York agora.

quinta-feira, setembro 12, 2002

Ser nomade e'
Mudança é uma pentelhação. Aos poucos trago minhas coisas de ÔNIBUS. Me desacostumei a depender de ônibus mas estou bem melhor na nova casa. Deixar aquela carga negativa de Hollywood pra trás. Agora estou mais perto de praia. Essencial.

Leitura da semana: A Brincadeira de Milan Kundera

quarta-feira, setembro 11, 2002

Nossa, a correria tem sido tanta que não tive mais tempo de escrever. Meu fim-de-semana foi ótimo! Um dos mais agitados que passei nessa cidade. Apenas boas coisas acontecendo, o Burning Man costuma fazer isso com nossas vidas. E ontem começou uma nova fase. Saí da casa que eu morava depois de 14 meses. Às vezes é dificil dar o primeiro passo mas depois é só lucro. Daqui pra frente não sei. Fico na casa de Mariama - em Culver City, perto da Sony Studios - até 21 de outubro e depois... é procurar lugar de novo.

sexta-feira, setembro 06, 2002

Voltei do Festival muito animada. Nao páro mais em casa. Ainda não encontrei tempo pra desfazer as malas. E hoje chega um amigo de San Francisco e outro de Santa Cruz. Adoro receber visitas. Um deles vai competir num campeonato de BMX em Huntington Beach.

quarta-feira, setembro 04, 2002

Os dois primeiros dias foram de adaptação, ainda meio anti-social carregando aquela carga pesada de "Hollyweird". Mesmo estando lá antes, as condições climáticas e humanísticas são completamente diferentes. Aos poucos nosso acampamento foi se ajeitando e eu fui me sentindo à vontade, me integrando com as pessoas. Reencontrei amigos do ano passado e adorei ter encontrado a turma de Eugene, OR (Charlie, Libby e Ben). Andamos grudados no ano passado mas dessa vez nos vimos por apenas algumas horas. Que sensação boa encontra-los no meio de 23 mil pessoas!
Andei muito de bike. Vejo pessoas felizes andando, observando, cada um para uma diferente direção. Chego ao outro lado da playa e encontro o Camp Antarctica, um "caminhão-freezer" que era uma pista de dança. Perfeito pra um dia ensolarado.
Sinto que minha experiência deste ano foi mais calma. A primeira vez foi aquela afobação de ver tudo, conhecer tudo, registrar tudo. Não dancei horas sem parar no meu segundo Burning Man, não conheci milhares de pessoas mas fortaleci minhas amizades, desestressei e fiz poucos mas bons amigos. As pessoas sacaram mais o tema deste ano e toda a arte esteve conectada com o "Mundo Flutuante". As pessoas que passaram e ficaram: Judith, Jessie, Hugh, Ron e Iain.

terça-feira, setembro 03, 2002

2º Burning Man


Na mala, as roupas mais exóticas, coloridas e velhas, aquelas que nunca uso no mundo de cá. Ainda encontro um óculos de natação coberto de poeira da "playa". Mais um óculos colorido, barraca, cobertor, bicicleta, 10 litros de água, enlatados, energéticos, protetor solar, hidratante, lenços umedecidos (a melhor forma de se limpar da poeira mais fina e alcalina que há). Não posso esquecer o ingresso, afinal 200 dólares...Qualquer cacareco pode dar uma boa utilidade nos próximos dias. Não tenho muitas fantasias mas a gente improvisa. Tudo pronto? Arrumar a mala em cima da hora se acaba esquecendo tanta coisa... é, tem coisas que eu não tomo jeito, mesmo com tanta experiência de viagem.
Steve e Izrael vieram me buscar. Fomos na festa havaiana de aniversário do Getson (meu roommate) e depois é só arrumar um jeitinho de conseguir colocar tudo no reboque e na caminhonete. Foram horas de habilidade. Beleza!!! Eu, pra variar, espremida no banco de trás o que não atrapalhou em nada o meu sono. Dormi a viagem toda. Paramos pra buscar mais uns mantimentos em Bay Area e na casa dos avós do Iz. Maravilha ver tantas árvores depois da semi-deserta Los Angeles. Todo dia vários veados aparecem no jardim deles.
Dessa vez, como estava escuro não pude ver aquela paisagem singular - deserto e montanhas - do Estado de Nevada, um dos estados menos populosos dos EUA. Por uma semana, nossa comunidade em Black Rock Desert - a superfície de um lago que secou - se torna a quinta maior cidade do estado. Não sei qual de nós 3 estava mais ansioso. Chegamos em Black Rock City as 5 da manhã prontos pra assistir nosso primeiro sunrise. Eu conheci o pessoal do meu acampamento por serem meus vizinhos no ano passado. A maioria mora ao redor de San Francisco (Santa Cruz, Stockton, Mill Valley, SF), além de Boston, New Orleans, Inglaterra e Irlanda, ao todo 18 pessoas. Nesse ano me uni a familia. Nossa amizade lembra muito minha convivência com uma outra família, a família Enecos, nos tempos de movimento estudantil. Acampamos exatamente no mesmo lugar do ano passado mas as ruas transversais à playa não são mais em horas e sim em ângulos e de acordo com o tema deste ano as ruas paralelas tem o nome das "camadas de profundidade" do oceano. Ui, é isso mesmo? Então ficamos na Mainmast e 110º.
Pausa. Tá muito calor essa semana - mais de 40 graus - então vou pra piscina. Amanhã eu volto.

sexta-feira, agosto 23, 2002

BM Theme 2002

Ah, o tema deste ano:
The Floating World
"The Black Rock Desert will become an ocean, a deep and perilous span, forever filled with the unexpected. Our theme is about how we find our way through the world and what we seek and value in it."

The Known and Unknown
"At night the body of clouds smother the whole quiet gulf below with an impenetrable darkness. Sky, land and sea disappear together. The few stars left below the seaward frown of the vault shine feebly as into the mouth of a black cavern. In its vastness your ship floats unseen under your feet, her sails flutter invisible above your head."

—Joseph Conrad

quinta-feira, agosto 22, 2002

Uma amiga esteve no Iraque. Tem poster do Saddam em cada esquina. Domingo sai matéria dela na Folha de SP.
Imagina um mundo sem guerra...sem tantas diferenças sociais...
Semana turbulenta na vida pessoal. Mas depois da tempestade vem a bonanza (eu espero).
Perguntam o que é Burning Man. Definir aquele evento é um desafio. Um festival que acontece há 15 anos no meio do deserto em Nevada há 8 horas daqui. Uma das regiões mais áridas do país. São 25 mil pessoas. Nao há comércio. Tudo é na base da troca. E as pessoas se manifestam artisticamente como podem: instalações, experimentos, brincadeiras, oficinas, fantasias, músicas, poesias... É incrível. No primeiro momento me senti dentro de um filme de ficção científica. É surreal.
Primeiros obstáculos são o clima e a poeira. Aquele vale tem a areia mais fina do mundo, acredito. É um pó que não dá pra se livrar. Mas a generosidade e o amor que circulam em Black Rock City compensam as dificuldades. Exemplo de consciência.
Burning Man porque um boneco de madeira é construído no meio da playa, onde acontecem a maioria dos eventos já que a cidade é formada em meia-lua. Um boneco de 15 metros (??? cada ano varia) que nos guia e no último dia é queimado. Ano passado quando imaginava a tal queima, não achava interessante no meio de tanta coisa nova rolando. Mas é o acontecimento mais esperado pois segundo os ancestrais, o fogo afasta os maus espíritos. Todos se reúnem em volta do "homem" e os dançarinos de fogo no meio. Muita energia concentrada e pra melhorar em 2001, pequenos tornados se formaram em volta do homem. A natureza contribue, nós agradecemos.
Vou ficar 10 dias sem internet, ficamos completamente ilhados em Black Rock. Quando voltar, escrevo mais.

segunda-feira, agosto 19, 2002

Tempo feio. Primeira vez que não vou à praia neste verão. ai, ai...
O show foi demais!! A banda que abriu - El Destroyo - arrasou também. A voz do vocalista parece com o vocalista do The Clash. A banda se divertia mais que a gente. Tem que ser, senão qual a razão de ser músico? Violino em banda de rock dá uma combinação interessante pros meus ouvidos.
Sábado apenas andei pela Hollywood Blvd. Moro no lado da rua mais turística de Los Angeles. Turistada misturada com muitos mendigos, punks, drug dealers e doidos. O filme Uma Linda Mulher foi gravado na esquina de casa.
Domingo fui pra Melrose. Roupas exóticas, calças brasileiras. Melhores lojas pra mim.
E falta uma semana para o Burning Man. Ainda não consegui uma carona. Aquele é o lugar onde encontrei pessoas mais legais e menos capitalistas neste país.

Contact me

sexta-feira, agosto 16, 2002

Hoje tem show do Violent Femmes em Ventura. Fui no show deles há 2 meses mas vou de novo pra fazer companhia para os amigos. Há muito tempo, infelizmente, que nao saio com americanos. Eu não queria que minha roda de amigos fosse apenas de brasilleiros. Cinco pessoas na trupe: 2 brazucas, um francês e 2 americanos.
No final do mês tem show do Beck e Lenny Kravitz. Não acredito que vou perder isso. Pelo menos é por uma boa causa - Burning Man. Meu acampamento vai se chamar Shakabutu.

quarta-feira, agosto 14, 2002

Uma amiga acabou de contar que o padrasto trabalha numa pedreira na Chapada Diamantina. Aquele lugar deveria ser intocável. Que tristeza pensar que o ser humano faz isso sem a menor crise de consciência.
Mas li no blog do Dauro sobre rumores de construir um cinema na Lagoa em Floripa. Há um ano conversava sobre isso e eu mesma gostaria de abrir uma sala. Não existe lugar mais propício naquela cidade. Quase todos meus professores na UFSC moravam lá, além dos estudantes. A Lagoa está cada vez mais independente e o pessoal de lá se liga em cultura. Acho que são eles, os grandes frequentadores do CIC.

Enquanto isso, em Hollywood, estou sentindo muita falta de estudar novamente: graphic design, fotografia, cinema e inglês. Ufa! Mas infelizmente é tão caro estudar neste país.

segunda-feira, agosto 12, 2002

Deu certo. Mais um fim-de-semana perfeito. Manhattan Beach e Redondo Beach. Nunca conheci povo que gostasse tanto de praia quanto brasileiro. Ontem estávamos em mais ou menos 50 pessoas. Sem contar com o luau na sexta e um churrasquinho com os amigos ontem.

sexta-feira, agosto 09, 2002

Pela primeira vez nessa terra, estou usando acentos no teclado. Que bonitinho! Quase 8 da noite, o escritório vazio e eu aqui fuçando o tal do blog. Infelizmente não foi possível colocar fotos nesta página.
Acho que não vou conseguir ir à praia neste findi depois de 2 meses. Já me dá agonia só de pensar. Mas hoje creio que vamos fazer um luau em Malibu, depois de exatamente um ano. É o único jeito de curtir com os amigos sem ninguém incomodar porque aqui não é permitido beber nas ruas e vizinho sempre chama polícia por causa de barulho.

quinta-feira, agosto 08, 2002

Todo dia quando acordo vem uma idéia na cabeça.: "ta' na hora de voltar pro Brasil". No dia seguinte: "não, espera mais um pouco". Acho que continuo aprendendo muito aqui e por isso creio que minha meta ainda não acabou mas a saudade e' imensa, principalmente dos pais e amigos. Gostaria de ver os amigos que ja sao papai e mamãe nesses dois anos que estou fora. De colocar os pés na Guarda do Embaú. De ir pro Rio de Janeiro. De reunir os tantos amigos na terra da garoa...
Ao mesmo tempo essa vontade de explorar o mundo. A felicidade que eu sinto ao sair por aí...sem me preocupar com rotina, vivendo um dia de cada vez, deixando o materialismo de lado...
Sim, um dia eu vou sossegar num lugar. Ainda não sei onde.
Mas ate' agora as cidades que marcaram minha vida:

Rio - essa cidade mora no coraçao pra sempre.

San Francisco - eu nao sei bem o porque mas tenho uma conexão muito forte com esta cidade. A arquitetura, o movimento hippie que nasceu lá. Nos EUA, foi o lugar onde encontrei um pessoal mais consciente - ecológico e politicamente.

Hawaii - aloha! A fama do Hawaii fala por si. Quem não seria feliz morando de frente pra praia (Sunset Beach) que como o nome diz, eu via o por-do-sol da minha varanda todos os dias? Natureza, esportes, amigos, baleias, golfinhos, qualidade de vida.
Estava procurando viagens volta ao mundo na rede e encontrei um website de 4 garotos de Floripa que vao viajar de barco pelo mundo. Que legal! Deu orgulho ver gente mais ativa da terrinha. A pagina deles ficou bem legal.
Destino Azul

quarta-feira, agosto 07, 2002

Por aqui, os acontecimentos mais frequentes sao festas de despedidas. Sempre tem alguem partindo... ou chegando. Quando voce se acostuma com a presenca de alguem, ela parte. Ser imigrante e' viver completamente sem a certeza do amanha. Eu gosto disso.
Como disse Rodrigo Resende: " A gente nasce e morre a cada dia". Esse cara com certeza, pois enfrentar ondas de 30 pes nao e' pra qualquer um.
Pois e, vamos ver se essa coisa funciona. Escrever em portugues em teclado americano eh complicado. Talvez eu deveria intercalar. Ja estou ha um ano e 3 meses na cidade dos Anjos. Quero estudar mais apesar de uma vontade enorme de colocar o pe na estrada. Mas dia 25 parto pro meu segundo Burning Man.
Sem grandes novidades em terras hollywoodianas.