domingo, abril 01, 2007

Qual a eficácia de uma assinatura?

Esses dias estava lendo sobre um grupo de atores globais que criou uma ONG para ajudar a proteção da Amazônia. Eles estão fazendo um abaixo-assinado para entregar ao presidente Lula. Não consegui achar mais detalhes sobre o assunto mas essa notícia me fez pensar sobre uma coisa.
Sei que a intenção dos atores é boa como também de qualquer um que cria um abaixo-assinado em prol de uma boa causa. Mas a convivência com os americanos está me ensinando uma coisa: a
praticidade.
Sinceramente não acho que abaixo-assinado seja a forma mais eficaz de conseguir que uma idéia se transforme em ação. Posso estar errada mas parece que toda vez que há um problema no Brasil, a saída é reclamar para o Governo esperando que eles tomem uma atitude. Hoje em dia, acho que os cidadãos têm um papel tão importante quanto os políticos e que a gente pode mudar muito mais do que se imagina. Essa coisa de culpar/responsabilizar o Governo ou Deus por todos os problemas ou soluções infelizmente não traz muitos resultados e o que a gente vê é uma chuva de lamentações e todo mundo sonhando que o futuro, quem sabe, seja diferente.
Manifestações à parte, o que o indivíduo pode fazer de uma forma prática? Alguns exemplos que eu vejo hoje em dia:

- Angelina Jolie. Sim, ela é rica e famosa. E daí? Vai para vários países pobres, convive com eles, escuta, traz soluções, faz doações, levanta questões e também claro, pressiona o Governo.
- O Tobias passa a maior parte do ano na Tailândia e Camboja. É um cara que tinha acabado de se formar na universidade. Ele poderia lamentar, reclamar do Governo mas ao invés disso, criou uma ONG sozinho, arrecadou dinheiro e está mudando a vida de muita gente naquela região. Mais sobre o Human Translations neste post.

- a ONG que eu faço parte - Global Inheritance - cria várias atividades em grandes eventos para atingir os jovens para mostrar a importância da reciclagem, meios alternativos de energia, uso de transporte público entre outras coisas.

- Várias vezes que alguém na nossa comunidade passa por um problema, o pessoal se organiza, faz uma festa, um leilão ou o que for pra arrecadar dinheiro como um amigo que aos 33 anos descobriu que estava com câncer e junto veio uma conta de hospital de alguns milhares de dólares.

Enfim, acho que essa prática de fazer acontecer muito interessante. Percebo que as pessoas aqui são muito competentes quando se responsabilizam por algo, é quase algo obssessivo mas o mundo está precisando disto mesmo.

No caso dos atores, que bom que eles estão se mobilizando, afinal,
quem sou eu para reclamar de boa ação? Mas acredito que eles têm um poder de transformar muito maior, como por exemplo, através de um programa de conscientização local (porque as pessoas tendem a escutar/respeitar pessoas famosas). Com a mobilização da comunidade, fica mais fácil receber denúncias e preservar mais. Claro, que pressionar os políticos é necessário também mas está na hora de esperarmos menos pelos outros.

3 comentários:

  1. É, acredito que abaixo-assinado é uma forma muito passiva de se pedir algo.
    Eu, como você, acredito numa maneira mais prática e direta de tentar mundar algo ou até o mundo. Mas cada um tem seus interesses e até mesmo pelos interesses individuais que estamos vivendo nestas situações.
    É uma coisa tão triste e complicada.

    Bem lembrado no seu post que apesar da boa ação dos atores eles tem artifícios de fazer muito mais.

    Até.
    L.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. O Brasil precisa se mexer, fazer um vento e parar de só reclamar. Nesse caso, os EUA dão uma lição e tanto- e também no quesito doação, tanto de dinheiro quanto de tempo. No Brasil ninguém ajuda ninguém, acham que o governo local, estadual ou federal é que tem que resolver e pronto. Ninguém participa ajudando ativamente a propria comunidade.
    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir