quinta-feira, abril 19, 2007

Virginia Tech

Eu evito postar sobre os assuntos violentos que estão em destaque mas gostei desta charge.

Esse foi meu comentário no blog Sonho Meu:
Graças a um professor, acho muito relativo essa coisa de atribuir atitudes violentas a loucura. Pode ser que o cara fosse louco. No entanto, culpar a loucura é uma forma mais fácil de justificar um ato violento tirando a responsabilidade da sociedade. Porque, afinal, ninguém quer ouvir que a forma que vivemos está errada, não é mesmo? O fato de alguém ter um comportamento sinistro ou depressivo não significa necessariamente que essa pessoa vá sair por aí assassinando os outros.
O problema é bem mais complexo. Além da questão do armamento, existem vários outros aspectos que andei pensando desde que assisti Bowling for Columbine:

- O uso cada vez maior de video-games cria um mundo imaginário distante da realidade. Matar no mundo imaginário é muito comum.

- Crianças americanas crescem cada vez mais sem conexão com família. É uma instituição que está se desintegrando nesta sociedade. Os pais, que trabalham cada vez mais e passam pouquíssimo tempo com as crianças, quase não dão carinho para os filhos e essas crianças perdem um pouco (ou muito) da noção do amar e ser amado.

- o individualismo total

- e claro, a questão da violência. Os EUA condenam qualquer imagem erótica/sexual mas mostram armas e agressividade sem nenhum problema, tanto no cinema quanto na TV e nos desenhos animados, etc. Há tanta banalização da violência que faz parecer quase legal, sem contar no destaque que a imprensa dá.

No blog Stuck in Sac, achei esse artigo do jornal The Independent muito interessante sobre o caso.

5 comentários:

  1. Isso mesmo, a loucura dos outros ninguém pode controlar, já a disponibilidade de armas... Esse é o ponto central, e que precisa ser encarado seriamente nos EUA, sem medo da grita dos conservadores pela "liberdade de portar armas".

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    O seu comentario lá no meu blog, so enrriqueceu meu post. Muito bem pensado e falado. Concordo plenamente contigo.
    bjos,
    me

    ResponderExcluir
  3. Megui!
    Quado vens pras paradas do Yosemite? As cachoeiras estão a mil e a previsão é de um verão seco e logo. Por falar nisso estou na organização de um projeto voluntário de restauração de um dos campings do parque que vai acontecer em junho - se estiver interessada, me avisa.

    Pois, amiga, vou discordar de você quando o assunto é a tal da responsabilidade da sociedade. Isso sempre me pareceu tirar do indivíduo a responsabilidade pelo seus atos, por suas escolhas. Se essa lógica estiver certa, todo e qualquer criminoso não seria culpado, e sim vítima das vontadas dessa entidade sem forma chamada sociedade. Partindo desse princípio, o criminoso é um indivíduo que não consegue distinguir entre o certo e errado, bem e mal, é um ser sem moral. Ao que me consta esse é o tipo de definição que se aplica à psicopatas. Nem todos os criminosos são psicopatas e a maioria dos criminosos sabe muito bem as implicações de seus atos. Transferir a culpa para a sociedade soa como desculpa esfarrapada.
    Dito isso uma coisa me preocupa nessa história toda: até onde a mídia presta um serviço explorando a tragédia até a última gota? Esse atirador planejou um "pacote" com fotos e vídeos para divulgar sua insatisfação para com o mundo via TV. Me parece claro que um dos motivos desse crime foi o de chamar a atenção, nesse caso, a mídia não deveria dar espaço. Não infoma, não contribui com as investigações, banaliza o fato e transforma um ato bárbaro em espetáculo. Talvez essa seja a contribuição da sociedade em crimes como esse, mas o ato de puxar o gatilho e matar o seu semelhante, seja lá por qual motivo, é uma decisão que cabe apenas a quem tem a arma na mão.

    ResponderExcluir
  4. È triste e lamentavel pessoas inocentes serem vitimados assim, mas se os xenofobos racistas nazistas que oprime certos grupos semeando sofrimento forem punidos assim? qual seria a reaçao da sociedade? Tem muitas coisas nos EUA, onze de setembro foi autoria dos muçumanos? John Kennedy foi assassinado por um russo? falta esclarecimentos, EUA misterioso!

    ResponderExcluir