quarta-feira, agosto 23, 2006

Smart decision

A revista Westways traz na capa da ultima edição, o título "Thinking Small Again - Is America ready to shift its view about smaller cars?", ou seja, "Pensando Pequeno Novamente - A América está pronta para mudar o ponto de vista sobre carros menores?". Eu espero que sim. O maior argumento dos amantes de SUV é que eles se sentem mais seguros num carro grande em caso de acidente.
No entanto com o aumento da gasolina - o galão em Los Angeles está custando uma média de U$3,25 - a venda de SUVs despencou pela primeira vez em anos. Como resultado a indústria automobilística está lançando vários carros econômicos.
E melhor ainda: o Smart Car vai ser lançado em 2008. Vai ver que é por causa do meu tamanho mas o fato é que eu sempre fui apaixonada por miniaturas, de bugigangas a homens pequenos. O Smart Car então foi amor à primeira vista. Quando estava na Europa, eu não conseguia parar de olhar toda vez que passava um. Não é uma delícia ter um carro que cabe em qualquer lugar? Dá pra estacionar até transversal à calçada.
Eu só espero que a previsão esteja certa e os americanos realmente mudem essa mentalidade do exagero e que além de carros, também tenham porções de comidas menores e não desperdicem tanto.
Adendo:Eu acho que em San Francisco, o Smart faria sucesso por ser uma cidade pequena e extremamente difícil de achar uma vaga para estacionar. Além do que, são muito mais conscientes em relação ao uso excessivo de gasolina. Mas em Los Angeles acho meio difícil porque a velocidade máxima desse carrinho é de 70 milhas por horas, mais ou menos 120 km/h (estou certa?) e nas freeways todo mundo bota o pé no acelerador.
Fonte: A revista Westways é publicada pela AAA, espécie de Touring Club nos EUA.

5 comentários:

  1. Eu não chegaria a adotar o Smart Car, mas eu queria muito comprar um híbrido (gasolina+elétrico), tipo o Pryus.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esses carrinhos. Além de figurar em Código Da Vinci, o Smart Car ainda aparece no Pantera Cor de Rosa (Pink Panter). Tem uma cena com o Steve Martin tentando estacionar o carro engraçadíssima!

    ResponderExcluir
  3. O carrinho eh ate bonitinho, e se eu fosse solteira, eu nao me encomodaria em dirigir um nao. Aqui em casa nos nao temos uma SUV, alias nem gosto, mas precisamos de um carro um pouquinho maior que este ai da foto. O meu marido eh um homem grande, ficaria encolhidinho num carro desses. Acho que um carrinho desses teria compradores mulheres na maioria, nao acha?

    ResponderExcluir
  4. O lance vai ser convencer o consumidor da segurança do carro na fauna automobilística americana. Imagina um Hummer vs. Smart. É por isso que eu comparo a compra de carros aqui nos EUA à uma corrida armamentista. Eu tento me manter no tamanho médio, mas com criança a gente fica com mais medo.

    []s

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Eu tambem babei por este carrinho quando fui a Portugal em maio. Nunca ví uma coisa mais fofinha e mais inteligente. Até perguntei pro marido, por que nos States nao temos o Smart ????? E ele falou qu americano so pensa grande.
    Mudaria até de país pra poder ter um carrinho desse. hehehehehe.
    Se vao vender aqui, com certez eu quero um, porque tambem sou pequena, como pouco e penso smart.
    bjokas,
    me

    ResponderExcluir