sexta-feira, março 28, 2003

Falta uma semana pra Festa de Forró que estou agilizando. Tomara que dê tudo certo. Estou ansiosa. Dá um trabalho mas eu curto organizar eventos.

Filme
Assisti 12 Angry Men de Sidney Lumet, com Henry Fonda. Filme antigo, PB sobre 12 jurados responsáveis pelo julgamento final de um assassinato no qual o acusado é um jovem de 18 anos, morador de uma favela. A princípio, 11 o condenaram a cadeira elétrica e o que se posicionou contra foi convencendo o grupo de que as evidências não eram tão óbvias. Achei os diálogos muito inteligentes. Trata principalmente de preconceito.

Séculos (ou milênios) de Exploração
Quinhentos anos atrás, as duas grandes potências extraíram ao máximo todas as riquezas do que hoje chamam de América Latina. Os nativos que viviam em paz entre eles e com o ambiente foram assassinados em troca de ouro e madeira.
Quando o Paraguai começou a se desenvolver, a Inglaterra, potência da época, encontrou meios de freiar.
América Latina ou Paraguai nunca mais se recuperaram.
O poder consiste em criar dependentes.
A potência atual – EUA – mata e explora sem piedade e quer manter o controle da única riqueza que o Iraque, um país castigado, possui. Prefere gastar 400 bilhões de dólares numa guerra que ambos os lados perdem do que investir em pesquisas pra substituir o petróleo por outra forma de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário