sexta-feira, abril 08, 2016

Engajamento

Quando eu morava no Brasil, estava sempre envolvida em ajudar os outros. Servia de ombro pra muita gente, tinha dedicação total no movimento estudantil, fiz um projeto na Amazônia e ajudei amigos em emergências hospitalares. A impressão que eu tenho é que em Floripa as pessoas viviam mais na sua, sem muito envolvimento comunitário (com exceções, claro), então eu sentia que era minha responsabilidade salvar o mundo (hahaha).
Um trabalho voluntário que achei bem gratificante foi ajudar na reconstrução de Pisco no Peru com o Burners Without Borders. A cidade tinha sido destruída num terremoto e muitas pessoas continuavam a dormir em barracas mesmo 6 meses depois.
Na comunidade burner aqui em Los Angeles, eu sinto que fiquei pra trás no meu engajamento pois pra onde quer que eu vire, eu vejo alguém super envolvido em alguma causa e eu entrei no meu "survival mode". Fico na preocupação de fazer dinheiro suficiente pra sobreviver, já que não tenho férias ou estabilidade. Então quando tenho tempo livre, só quero descansar. Quando eu posso, ainda sirvo de ombro pra algum amigo, faço vaquinha pra presentear alguém, umas coisinhas aqui outra ali, e já até ajudei um amigo a deixar o alcoolismo e curar da depressão mas nem chega aos pés do que esse pessoal faz.
Dentre as várias atividades, o pessoal organiza memorial, vaquinha pra ajudar alguém em emergência, comida e produtos cosméticos para moradores de rua, campanha política, votação na câmara de vereadores, horta comunitária, jantares de Thanksgiving e Natal pra quem não tem onde passar, além de doações financeiras pra várias entidades. Eles são muitíssimo práticos.
É muito louco isso pois por um lado a cultura americana é ultra individualista. O espaço pessoal de cada um é algo importantíssimo, tipo é mais fácil eles pagarem um hotel pra você ficar do que dividirem o canto deles. Por outro lado, fazem muitas ações para os outros como por exemplo, são os que mais fazem doações para ONGs.
E você, conta aí uma atividade altruísta sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário