domingo, abril 24, 2016

Até 2020, depressão será a doença mais incapacitante do mundo

http://noticias.r7.com/saude/noticias/ate-2020-a-depressao-sera-a-doenca-mais-incapacitante-do-mundo-diz-oms-20100130.html

Ontem a Lívia me contou de uma conhecida dela que morreu de depressão. Ela era jovem e ninguém entende por que mas os órgãos dela simplesmente pararam de funcionar. Ela disse que ninguém suportava andar com ela. Algo similar aconteceu com a minha vó quando ela descobriu que meu avô tinha se apaixonado por outra pessoa.

De acordo com um artigo no site português Clínica da Mente:
A Depressão é um estado emocional que nos retira a vontade de viver.
Depressão é uma perturbação na qual são experienciadas emoções de Angústia, Tristeza, Frustração, Desânimo, Desmotivação, resultantes de experiências traumáticas vividas no passado, das quais ainda não nos conseguimos libertar. Muitas vezes, vivemos experiências que colidem com os nossos valores, com as nossas crenças, com os nossos objetivos, criando conflitos emocionais.
Experiências como traumas, violência infantil, Bullying, divórcios, maus tratos diversos, podem ser vividos com uma intensidade tal que se torna difícil ultrapassar a dor que elas trazem. Estas emoções que não ultrapassamos, como o medo, a mágoa, a tristeza, ao longo do tempo destroem a sua qualidade de vida, limitando-nos na sua liberdade de sermos felizes.
As pessoas que não conseguem ultrapassar as dificuldades do passado não são as mais fracas, mas sim as que mais sentiram a dor ou o medo dessas experiências. 

Nunca tinha lido um texto que explicasse tão bem o que passa aqui dentro. Eu sempre digo que a depressão é mais difícil pra mim do que o câncer por causa do isolamento. Com o câncer, há muito mais carinho e compreensão. Já a depressão as pessoas acreditam que é falta de vontade de melhorar. É difícil entender o estado depressivo quando não se está nele. 

Eu percebo que vários amigos que têm tendência à depressão, tem necessidade de desabafar de alguma forma e acabam tornando as angústias muito públicas. Eu não sou diferente mas apesar deste blog ser público, me sinto menos exposta aqui do que na minha página do Facebook. 

Eu estou tentando tudo ao meu alcance pra sair dessa: terapia, livros, nutrição, exercícios, websites, etc. Um dia eu chego lá e espero nunca mais passar por isso.  

Abaixo, algumas dicas do que não dizer pra alguém em depressão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário