quinta-feira, julho 29, 2010

Burning Man

É um milagre mas faz tempo que não falo do Burning Man aqui no blog. Acho que estou me curando daquele "vírus" que faz você se empolgar com o BM do ano seguinte sem mal ter saído do festival. Este ano resolvi andar por outras bandas e dar mais uma folga. Eu já sinto um gosto de missão cumprida com o Burning Man. Conheci a comunidade em que faço parte há 9 anos na qual aprendi muito, desde ser mais segura, feliz e positiva até a encarar alguns trabalhos braçais. Como disse uma amiga hoje, conhecer essa "realidade alternativa" foi uma dádiva e uma maldição pois o resto ficou um pouco menos interessante depois de experimentar esse mundo cheio de criatividade, respeito e amor. As pessoas no Brasil me perguntam se os americanos são frios. Não a minha turma. Eles abraçam muito mais que em Floripa.

Aí vai um gráfico da história dos 24 anos do festival.

terça-feira, julho 27, 2010

Body Cleansing

Há uma semana comecei a fazer um programa de cleansing. Com a quantidade de comida processada e carne que ingerimos, o corpo retem várias toxinas no sangue, intestino e fígado. A desintoxicação consiste numa dieta que ajuda a remover essas toxinas.

Apesar de ter lido e comprado os suplementos necessários há um ano e meio, ainda não encarava a idéia de parar de comer o que eu quero por duas semanas. Como ultimamente andei em fast-food, comendo salgadinho e sem trabalhar, achei que fosse o momento ideal.
A "limpeza" consiste em comer só frutas, verduras e legumes que são alimentos fáceis de digerir e ricos em fibra, além de 3 tipos de suplementos. Tenho evitado cozinhar os alimentos mas hoje fiz um sopão. Todo mundo que já tinha feito cleansing dizia que era bom demais. Quem eu conheço faz outro tipo, o de jejuar e ficar à base de suco de limão, pimenta cayenne e mel; só que ficar de jejum não serve pra mim. No terceiro dia eu já estava desesperada pra comer carne. Depois de uma semana estou me sentindo melhor e mais energética. Tanto que ontem fiz o que não é recomendado durante o detox: exercício intenso de uma hora.

Aliás, ando empolgada. Semana passada fui nadar, andar de bicicleta e fazer power yoga. Está com cara de crise da meia-idade.

Pra quem quer fazer, eu recomendo pesquisar bastante antes de começar. Eu tenho abusado do liquidificador e feito vários sucos.

sexta-feira, julho 23, 2010

Para as mulheres

Inspirador o que a dançarina Monica Fernandez colocou no FB hoje:
Monica wants all of the women in her life and for that matter not in her life to take the distortion of their body image and THROW IT OUT THE WINDOW. You are soft, you have curves, you have hips, a butt and imperfect boobs. YOU ARE BEAUTIFUL. Can men grow people inside their belly? NO! So why are you letting them tell you how you should look?

Monica quer que todas as mulheres em sua vida e neste assunto, não em sua vida tirem a distorção da imagem do corpo e A JOGUEM PELA JANELA. Você é macia, tem curvas, você tem quadris, uma bunda e seios imperfeitos. VOCE EH LINDA. Os homens fazem crescer pessoas dentro da barriga? NAO! Então por que você deixa eles te dizerem como deve se parecer?

Mesmo que alguém te chame de gorda, baixinha, feia, peituda, sem peito... dane-se! O que importa é como você se sente e com certeza sempre há alguém que te ache linda.
Não ao padrão de beleza Barbie!

html

Estou tentando editar o blog em html há 2 dias e estou passando maus bocados. Consegui fazer umas mudanças que eu queria mas a boba as removeu numa experimentação e agora preciso recomeçar tudo de novo. Help!

Sushi party

Quase esqueci de comentar. Meu último fim-de-semana foi regado a sushi na casa de uns amigos no sábado e festa na praia no domingo. Melhor que isso só se não tivéssemos pego o maior engarrafamento pra Malibu, o pior que já vi em 9 anos de Los Angeles. Agora diz aí, jantar na casa dos amigos é tudo de  bom, ainda mais sushi.

quarta-feira, julho 21, 2010

Food Truck Fest

Neste sábado acontece o LA Street Food Fest no estádio do Rose Bowl em Pasadena. Trata-se de um festival de comidas servidas em caminhão. Estranho? Não.
O food truck é a nova moda das cidades americanas. É uma espécie de motorhome equipado com uma cozinha maior. A princípio havia apenas o taco truck, tudo muito barato e simples, tanto a comida como o veículo. Nos últimos dois anos, os caminhões "pipocaram" em Los Angeles e oferecem as mais variadas opções e com a concorrência, o negócio ficou um pouco mais gourmet. Os food trucks incrementaram o design e o cardápio e o que vemos agora, principalmente depois do Twitter, são pessoas seguindo a comida ao invés do contrário. Tem o que você imaginar: sushi, churrasco coreano, filipino, vietnamita e agora até brasileiro. Na crise e correria americana, esse restaurante móvel veio bem a calhar porque sai mais em conta e é muito melhor que um Mc Donald's. Eu adoro um aqui perto que serve tostada de camarão por dois dólares.

sábado, julho 17, 2010

Moda ao Contrário

Eu nunca curti essa coisa de estar na moda. Na adolescência já tive amiga não querendo andar comigo por vergonha das minhas roupas. Na minha última visita a Floripa, um amigo do Duda veio zoar com a minha calça: "isso é moda em Los Angeles?"
Agora estava vendo comentários sobre Lady Gaga e o ator Russell Brand e sempre fico com um sorrisinho no canto da boca porque adoro gente excêntrica. Adorei a Bjork vestida de cisne. Adorei o amigo hetero que apareceu de paletó rosa num casamento. Enfim adoro gente que foge dos padrões e não tem medo do ridículo. O mundo uniformizado me parece muito monótono. Eu percebo então que sou chegada em moda e estilo sim mas contra a escravidão do padrão. Vai ver que é o meu gosto por revolução mesmo que manifestada através do vestuário.

quarta-feira, julho 14, 2010

Verão 2

Demorou mas chegou. Calor veio com tudo essa semana: 35ºC hoje.

Tudo bem, o que importa é que a temporada de shows está boa:

Hollywood Bowl
29/08 - Chemical Brothers
Jack Johnson
Pavement/Sonic Youth
Vampire Weekend

Greek Theatre
Rodrigo Y Gabriela
MGMT 

Club Nokia 
Seu Jorge
Gotan Project
Ratatat
Queens of the Stone Age 

Staples Center
Roger Waters playing The Wall
Muse

Dicas do Twitter

Vou dizer que ainda não me encantei com o Twitter mas tenho postado mais ultimamente. Foi divertido acompanhar durante os jogos da Copa com todos os comentários instantâneos.
O site do Agenteinforma preparou uma apresentação com dicas de como usar o Twitter. Bom serviço de utilidade pública. Valeu, Alexandre!

Adeus Jornal do Brasil!

Há muitos anos discute-se sobre o fim dos jornais impressos numa lista de jornalistas em que faço parte. No começo as pessoas diziam que era um absurdo e hoje é a nossa realidade.
Lamentável saber do fim da versão impressa do Jornal do Brasil, um dos periódicos mais antigos do país e que eu sempre comprava nos meus tempos de Rio de Janeiro,
Do lado ecológico, fico pensando na economia de papel.

Mais no blog do Noblat.

terça-feira, julho 13, 2010

Haiti

E já que o assunto é ONG, ontem fez 6 meses que a terra tremeu no Haiti causando a morte de 230 mil pessoas segundo as autoridades locais. Tenho pensado muito naquela terra e a vontade de ir pra lá voluntariar é grande. É um trabalho árduo mas adoro essa sensação de ser útil e contribuir para a melhoria do planeta.
Hoje fiquei acompanhando as postagens de pessoas com quem eu trabalhei na reconstrução de Pisco e que agora estão no Haiti. Vários deles estão lá. Eles participam da HODR e Grassroots United, que lidam com desastres como terremoto, enchente, furacão, etc. De acordo com Chris Turner, coordenador de um dos projetos da HODR, lá tem trabalho pra uma década.
Se você gostaria de doar, aí estão 2 ONGs nas quais acompanhei o trabalho e sei para onde o dinheiro vai.

sábado, julho 10, 2010

Julia Butterfly

Dois anos antes de vir para os EUA, li uma matéria na revista Terra sobre uma garota da minha idade na Califórnia que estava vivendo numa árvore pra impedir o desmatamento daquela área. Julia passou 2 anos numa sequóia de 1500 anos e 55 metros de altura. E até onde eu sei, ela impediu a destruição daquele parque. Adoro essas histórias de força de vontade onde a pessoa acredita que pode fazer algo e faz e essa me marcou bastante.
Dezoito meses depois de sair da Luna (como ela chamava aquela sequoia), em 2001, não é que ela acampa ao meu lado no Burning Man? Isso sim que era celebridade pra mim.
Dia desses encontrei o blog dela. Sou fã dessa mulher.

Mais sobre ela no Wikipedia.

sexta-feira, julho 09, 2010

Estupro em Floripa

Evitei mas não tem como não falar desse caso. Dei uma de imprensa catarinense e esperei o que a mídia tinha a dizer sobre esta história. Li e vi matérias na RicRecord, na UOL, em blogs, na RBS TV, enfim queria ver o tratamento dado.
Se você não sabe do que estou falando, uma menina de 13 ou 14 anos do Colégio Catarinense - onde estudei - registrou queixa de estupro cometido por 2 ou 3 garotos da mesma idade. O que chamou a atenção é que todos eles são da alta sociedade de Florianópolis. Um dos acusados é o ex-namorado e filho de um delegado. O outro nada menos que o filho do diretor da RBS, uma das maiores empresas de comunicação no Brasil. O bafafá corre há um tempo na cidade e começou com um e-mail mandado por um "grupo de mães" do colégio onde a jovem estuda. O crime aconteceu em maio e somente 40 dias depois a imprensa divulgou.



E eu lógico quero dar o pitaco nessa história por aqui já que não estou nas rodas em Floripa discutindo o assunto. Vamos aos pontos.

1) Já li várias informações diferentes desde a idade, o número de agressores ou se ela estava dopada ou apenas bêbada. 

2) Na carta das mães, elas criticam o colégio e os responsabilizam de serem permissivos em relação a drogas, gangues, sexo ou o que for. Sinto muito mas estudei lá e discordo completamente. Em todas as escolas há presença de drogas. Não há como controlar isso a não ser que coloquem cães farejadores na entrada. Não gostei de estudar no Catarinense justamente pelo excesso de disciplina e controle já que o colégio anterior no Rio de Janeiro jogava mais responsabilidade nas mãos do estudante. Envolver o nome do colégio nesse caso é irresponsável pois o crime não ocorreu no local.

3) Li num blog de uma antropóloga (links abaixo) sobre o cuidado de expor essa menina, de quao traumático já é pra ela. Gostei muito do texto dela. Não posso imaginar o que essa menina está passando e não sei se é possível superar um trauma desse. Quase fui vítima de abuso uma vez e fiz questão de que todo mundo naquele evento soubesse do que aconteceu. A dor na hora era tão grande que eu queria muito que o canalha pagasse pelo erro. Como consequência ele foi banido da nossa comunidade. Se eu ficasse quieta, ele continuaria humilhando outras mulheres. Claro que é bem diferente de estupro mas talvez seja a única chance dessa história não passar impune já que claramente foi abafada pela RBS e pela polícia.  

4) Que declaração infeliz desse delegado: “Eu não posso dizer que houve estupro. Houve a conjunção carnal. Houve o ato. Agora, se foi concedido ou não, se foi na marra eu não posso fazer esse comentário porque eu não estava presente”. Lógico, deve ser colega de trabalho do pai do acusado. Não vai falar mal do filho do amigo. Além do mais, quantas vezes já vimos comentários insinuando que a mulher provocou? Grrrrr! O moleque já declarou o crime na internet, o ato foi provado, a menina estava machucada. Qualé, seu delegado?
Mais uma vez, quando passei por aquela história e contei pra pessoa que eu estava no momento, ele perguntou se eu não dei mole. Eu mesma já cheguei a ter pensamentos machistas como este no passado mas quando é na tua pele, esses comentários doem, e muito. 

5) Como o caso Eliza também teve envolvimento de menor, eu estava prestando atenção no tratamento dado ao garoto. E é isso que estou curiosa. Além de serem filhos de gente influente e rica, ainda por cima são de menores. Mesmo que sejam considerados culpados, que tipo de punição eles podem receber? E mesmo que sejam culpados, será que a posição social vai falar mais alto novamente?

Links:
Texto da socióloga Flávia de Mattos Motta
Opinião de Luiz Carlos Azenha sobre a declaração do delegado

Um outro caso de estupro que me chocou muito aconteceu no ano passado em Richmond, norte da Califórnia onde uma jovem de 15 anos foi atacada por vários garotos. Muitos passaram pelo local, viram o que estava acontecendo e não fizeram nada. Até onde consegui acompanhar, 5 meninos foram presos e mesmo sendo de menores podem ser condenados a prisão perpétua sem direito a condicional. Sim, acho que menores devem pagar por crimes graves.

quarta-feira, julho 07, 2010

10 anos (capítulo 1)

Puxa, coloquei no Facebook e não coloquei aqui.
Dia 1º de julho foi meu aniversário de 10 anos nos EUA. 10 ANOS!!

Tudo começou assim. Quando me formei, sabia que era hora de botar o pé na estrada. Floripa estava ficando pequena, eu queria ficar fluente em inglês e ainda por cima passando por uma dor de cotovelo. A princípio minha intenção era a Austrália mas meu único contato estava passando por problemas. A segunda opção era Londres. Também não deu.
Aí vi um cartaz para trabalhar em acampamentos de verão nos EUA. Achei perfeito.

Desembarquei em Nova York, passei um dia na Columbia University e fiquei 2 meses no interior do Estado, mais precisamente na região de Monticello. Foram dias difíceis e divertidos ao mesmo tempo. No começo me deram o trabalho mais difícil do acampamento: cuidar de uma menina paraplégica que era hiper mimada num lugar nada preparado para deficientes físicos. Pra piorar, uma dificuldade de comunicação frustante. Foi um tratamento de choque. Acostumada no meio de jornalistas, o mundo dos tagarelas, eu não conseguia conversar. O legal é que tinha gente do mundo inteiro e uma concentração de "colírio" pros olhos. A dor-de-cotovelo passou em uma semana.

Verão - estação dos festivais

Quando morava em Floripa, amava o verão pra curtir a praia. Agora que já estou mais velhinha, que moro bem longe da praia e que o médico pediu pra tomar muito cuidado com a pele pois tenho tendência a câncer, praia só de vez em quando. Mas além de dias mais longos, o bom do verão é que cidades no mundo inteiro oferecem inúmeras opções culturais.
Aqui em Los Angeles tem vários shows ao ar livre como por exemplo o Hollywood Bowl, o Greek Theatre e o Ford Theatre, 3 anfiteatros na área de Hollywood. Além disso tem o Grand Performances, apresentações gratuitas numa praça no centro da cidade. Já em Santa Monica tem show todas as quintas no pier, o Twilight Dance Series.
Com certeza, deve ter muito mais pela cidade. Ainda tem os festivais de música que vamos acampar como o Coachella, o Joshua Tree Music e o High Sierra Music, que aconteceu neste fim de semana. Tem mais os festivais underground de música eletrônica começando pelo Fuente Eterno no México e terminando com o Symbiosis no norte do Estado. O próximo é o Elysium em 2 semanas perto de San Diego.
No verão a gente não para.

Twitter nas manchetes

Pelo jeito, tudo que vira assunto no Twitter vira manchete nos jornais e revistas. A ferramenta é notícia diária. Só nos últimos dias falaram da repercussão do Mick Jagger no Twitter, do Felipe Melo, do caso de Eliza e Bruno e o Cala Boca Galvão foi até capa da Veja.
Já fica prontinha a manchete pro dia seguinte:
______________ vira assunto no Twitter

terça-feira, julho 06, 2010

Estar desempregada é...

...assistir a todos os jogos da Copa. Nunca acompanhei tanto uma Copa.
O campeonato pegou emprestado o símbolo do continente, a zebra. Primeiro (Itália) e segundo(França) lugar da última copa eliminados na primeira fase e daí veio o Brasil, depois a Argentina que tinha cara de favorita e tomou legal. Apesar do Brasil ter perdido, está interessante. Várias seleções mostraram um futebol bonito, de raça. O jogo mais interessante até agora foi Uruguai x Gana. Emoção do início ao fim.
Talvez seja pela quantidade de amigos estrangeiros mas senti um interesse maior pela Copa este ano aqui em Los Angeles. Tenho certeza que eles estariam mais ligados se os EUA se classificasse melhor.
A Nike está mostrando os jogos num teatro com bebida e petiscos de graça. Assisti Brasil x Chile lá e deu pra se sentir no Brasil de tanta torcida.