segunda-feira, abril 12, 2010

Termos machistas

Estou começando a notar meu feminismo aumentando a cada dia, ou melhor, meu anti-machismo.
Hoje eu e minha aluna estávamos falando das palavras "chá-de-bebê", "chá-de-panela"(perdão se não tiver hífen) e despedida de solteiro.
Despedida de solteiro x chá de panela
Tá certo que são termos antigos, da época em que a maioria das mulheres eram donas-de-casa mas é pra lá de machista, hein? Que tal uma despedida de solteiro(a) tanto pro noivo quanto pra noiva? Vão os dois pra Vegas ver strippers homens e mulheres. haha, brincadeira. E aquele casal onde a mulher não cozinha e o homem é "gourmet", seria o homem que faria um chá de panela?

É a mesma velha história do homem garanhão que é respeitado e a mulher galinha que é execrada. Nunca senti isso muito presente no Rio mas ainda ocorre muito em Floripa. Quando eu tinha 15 anos fui passar o fim-de-semana na casa de praia de uma amiga e o pai dela veio com aquele papo que a mulher tinha que se "preservar". Por isso a filha não podia sair. O filho, 2 anos mais novo, podia. As filhas sempre precisavam ajudar na cozinha enquanto o filho não. Lá fui eu debater com o homem na mesa do jantar. Preciso dizer que eles nunca mais me convidaram pra ir lá? Ô geniozinho difícil o meu. Mas sei lá, essa mentalidade é tão arcaica pra mim.

E por falar nisso, sendo rebelde, de questionar tudo e tendo uma mãe que trocou documentos 4x devido a dois casamentos, às vezes penso nesta história da mulher tirar o nome dela depois de casar. Sei lá, a não ser que não goste do próprio nome. Quem sabe adicionar? Mas pra mim, o nome é sua identidade. Não gostaria de anular a minha identidade pra assumir a identidade de outra pessoa. A não ser que os dois resolvam fazer juntos mas mudar o nome pra que?

Tem um amigo meu que quer trocar o sobrenome dele pelo da esposa porque soa melhor. Como ele trabalha de freelance, o sobrenome ajuda em termos de marketing. Porém ele não comenta com os outros porque todo mundo faz piadas. Você já conheceu algum homem que incluiu o nome da esposa?

2 comentários:

  1. Oieee
    Essa do nome acho que cada vez se usa menos... eu não mudaria.
    Aqui em Recife tá rolando o "Chá Bar" :) que é uma espécie de chá de panela só que participa o casal e vão todos os amigos, tem brincadeiras mas a bebida é a cervejinha. Legal a ideia não é? E quanto as despedidas aqui tb rola de solteiro e solteira!
    Parece que "estamos" melhorando...
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. um amigo alemão qdo casou optou pelo sobrenome da esposa, alegando que o dela eh mais bonito.o sobrennome dele traduzindo para o portugues seria "peixe" e o dela "abelha".

    ResponderExcluir