quarta-feira, abril 14, 2010

Drogas permitidas

Se você mora nos EUA, provavelmente a quantidade de anúncios de remédios na televisão não seja nenhuma novidade. Como eu nunca fui de assistir TV, só estou notando agora. Curioso é que todos eles mostram uma lista interminável de efeitos colaterais. Tome o remédio tal que pode causar tontura, vômito, diarréia e até à morte. Maravilha, não? Pra mim é muito estranho ver essas medicações como produto de consumo.
As mortes de Heath Ledger, Michael Jackson e Brittany Murphy chamaram atenção para o problema. Pesquisas em vários websites apontam o aumento de abuso de drogas sob prescrição médica. De acordo com este site, estima-se que as mortes causadas por overdoses de remédios estão em 4º lugar nos Estados Unidos. No entanto, é possível que seja um número ainda maior pois grande parte desses casos entram na categoria acidentes. Uma coisa é certa. Com tanta propaganda na televisão, apoio do governo e dos médicos não é de se surpreender que estes tipos de droga estejam matando mais que as drogas ilegais.
Eu vivo dizendo como este país gosta de combater as consequências ao invés das causas. Eles vivem tomando remédio pois precisam ficar bom logo. Como aqui é a cultura do "tudo é pra ontem", eles vão enfiando remédio goela abaixo sem saber porque estão doentes. E o pior, já começam esta cultura desde crianças e vejo pessoas de 20 anos já tomando Ambien para dormir. Há estudos de pessoas que cometeram suicídio após tomar esta droga por causar alucinações.

Ao lado da cama de Brittany Murphy foram encontradas diversas pílulas para combater ansiedade, depressão, cólica, hipertensão, anti-inflamatório, antibióticos etc.
According to the notes, the medications included Topamax (anti-seizure meds also to prevent migraines), Ativan (anxiety med), Biaxin (antibiotic), Methylprednisolone (anti-inflammatory), Fluoxetine (depression medication), Klonopin (anxiety med), Carbamazepine (treats Diabetic symptoms and is also a bipolar medication), Vicoprofen (pain reliever), Propranolol (hypertension, used to prevent heart attacks), and Hydrocodone (pain medication).
Mais sobre o assunto:
website que mostra informações sobre cada remédio - http://www.drugwatch.com/
http://www.naturalnews.com/009278.html
http://www.reuters.com/article/idUSN2341486620080730

2 comentários:

  1. Sim, e um absurdo isso. Eu fico impressionada com a quantidade de pessoas que toma anti-depressivo e ansiolitico, como se fosse bala. Um dia desses mesmo no facebook vi uma menina falar que estava "depre". Nao demorou muito apareceu um monte de gente dizendo pra ela tomar isso e aquilo. Gente doida.

    Eu tomei Topamax pra tratar enxaqueca durante um ano, e tive que implorar o medico pra parar de tomar. E muito ruim. Os efeitos colaterais sao horriveis, nao consigo nem imaginar tomar mais esse monte de outra coisa que essa atriz tomou...

    Alguem tem que fazer alguma coisa, e acho que um otimo lugar pra comecar e banir propagandas.

    ResponderExcluir
  2. Dá para se ter uma idéia de como a sociedade americana funciona pelos comerciais de TV:
    é propaganda de carro, fast-food e remédio para aliviar constirpação...
    é propaganda de remédios para controlar o peso e remédios anti-depressão...

    ResponderExcluir