terça-feira, novembro 06, 2012

Eleições

Hoje é dia de eleições aqui nos EUA. É a primeira vez que voto em 12 anos e estou super animada de finalmente exercer esse direito.
No Facebook, grande parte dos amigos estavam comentando ontem a noite sobre em quem vão votar e quais propostas.
Aliás, essas propostas estaduais ou municipais é algo interessante no sistema daqui. Algumas pessoas acham que essa função deveria ser exclusiva dos nossos representantes que são pagos para isso.
No entanto, trazer essas decisões às ruas causam mais debates e acho que menos probabilidade de corrupção.
A cada dia eu aprendo um pouquinho mais sobre o processo eleitoral americano. Por exemplo, agora eu sei que cada eleitor recebe a cédula com alguns meses de antecedência e se quiser pode votar antecipado pelo correio. Só na cédula fui descobrir que não existe apenas dois candidatos à Presidência e sim SEIS! Além dos candidatos do Partido Democrata e Republicano, temos o Partido Verde, Paz e Liberdade, Libertário e Independente Americano.
Aqui no meu distrito, estamos votando para Presidente, Senador, Deputado Federal e Estadual, Procurador Municipal, 11 propostas estaduais e 3 propostas municipais. Uma que eu espere que ganhe é a 37 que regulariza o uso do selo 'modificado geneticamente' em todos os produtos.


Um comentário:

  1. Fazia tempo que não passava por aqui, mas lembrei de você hoje, exatemente por conta da eleição. Espero que o seu candidato vença e seja reeleito. Boa sorte, querida! Márcia

    ResponderExcluir