quarta-feira, novembro 07, 2012

Eleições (2)

É isso aí. Deu Obama!
Foi bonito ver a quantidade de comentários dos amigos acompanhando ansiosamente a apuração e depois de ver todo mundo celebrando.
É muito bom estar rodeada de pessoas com ideologias parecidas a minha e não só isso. O resultado me leva a acreditar que o povo americano aprendeu um pouco com o erro de ter votado no Bush duas vezes.
O discurso da vitória de Barack Obama me emocionou. Ele falou de trabalho conjunto, de união e de responsabilidade do cidadão. "Sua responsabilidade não termina no voto". Este é um ponto no qual sempre admirei este país. Os cidadãos agem mais como co-responsáveis do processo da forma que o presidente falou, uma visão menos paternalista em que o governo é culpado/responsável por todos os problemas do país.
Agora a Califórnia mais uma vez foi um fiasco na votação das propostas. A que eu mais me importava, sobre o selo 'GMO' na comida, está perdendo e quem ganha é a Monsanto que investiu oito milhões de dólares na campanha contra a proposta. Em momentos como esse, A Califórnia não faz nem um sentido. É um estado democrata e liberal mas não conseguimos passar propostas básicas de direitos humanos como o casamento gay, por exemplo. Pelo menos, o aumento do orçamento para a educação vai passar.

Impressões sobre a Votação

Não tinha fila nenhuma e foi relativamente fácil mas o que eu fiquei pasma é que não me pediram nenhuma identidade. Só mostrei meu livrinho das eleições, perguntaram o meu nome e pronto! Nenhum comprovante de identidade. Perguntei o porquê e eles disseram que as pessoas achavam que era invasão de privacidade mostrar o documento com todas as informações. Ué, mas não é isso que tem mostrar toda vez que vai comprar bebida alcoólica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário