terça-feira, março 09, 2010

Documentários e outros filmes

Foi uma surpresa ter visto um dos meus alunos segurando a estatueta do Oscar. Ele é produtor do documentário The Cove, sobre a matança de golfinhos e baleias no Japão. Engraçado é que 2 anos atrás fomos juntos pro Burning Man.

Pena que um outro conhecido meu não levou. O Lawrence Lerew foi o editor de outro filme concorrendo a melhor documentário The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers. Larry mora em São Francisco e diz que a produção de documentários tem crescido muito por lá.

Eu que sou maluca por ecossistema, tenho assistido a vários documentários, a maioria sobre alimentação.

1) Espírito de Porco - de Chico Faganello e Dauro Veras. Ótimo filme sobre a indústria suína em Santa Catarina. Do jeitinho do Dauro que é um jornalista impecável, cobre o assunto sem parecer muito militante aterrorizando a população.

2) Food Fight - Fala sobre o restaurante que influenciou muitos outros através da idéia de se comprar orgânico e local e de como é importante comprar produtos frescos em feiras locais. Um detalhe importante de como o gasto com saúde aumentou proporcional à industrialização dos alimentos. Também gostei da linguagem deste filme, bem menos dramático que Food Inc.

3) Food Inc. - Esse é um filme que rodou o grande circuito e causou muita reflexão. Por isso, merece crédito. Também fala da indústria alimentícia, dos problemas que tem causado e da companhia Monsanto que possui a patente dos produtos modificados geneticamente e já destruiu a vida de muito agricultor.

4) Life After People - série do History Channel sobre como ficaria a Terra se os humanos desaparecessem do planeta. Tenho refletido muito sobre isso e necessita uma outra postagem amanhã.

Além destes tem mais 2 filmes que vale mencionar.
The Invention of Lying - um filme que ninguém comentou muito mas que eu gostei. Como seria o mundo se as pessoas não mentissem. Tem uma sacada sobre o "papai do céu" que eu achei ótima.
Alice in Wonderland in 3D - eu esperei ansiosamente por este filme do Tim Burton, tanto que assisti na estréia mas pretendo nunca mais fazer isto pois ficamos mais de 90 minutos na fila. O engraçado é que tinha muita gente fantasiada como os personagens. O cinema El Capitan, onde frequentemente são mostrados os filmes deste diretor, estava todo decorado e um pianista tocando toda a trilha sonora antes de começar a sessão. Adorei o trabalho dos atores mas a história e a cinematografia não me impressionou tanto quanto eu esperava. O visual de Avatar foi bem mais marcante.

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou. Estamos em um festival em Cuba esses dias (só o filme, não nós).

    ResponderExcluir