quarta-feira, março 24, 2010

Boatos de Golpe Militar

Conversar com alguém com idéias completamente opostas à sua pode ser bem difícil. Muitas vezes um não está disposto a ouvir o outro, só a expor suas próprias idéias ou mostrar que está certo a qualquer custo. O marido da minha aluna é uma dessas pessoas em que nossas idéias não batem nem um pouquinho. Discordamos de praticamente tudo porque ele faz a linha bem conservadora e eu não. 

A última surpresa foi de boatos sobre um novo Golpe Militar. Ele estudou num colégio militar no Brasil e os participantes de uma lista de ex-alunos estão discutindo sobre uma possível intervenção das Forças Armadas. Ele acha uma boa idéia porque segundo ele, na época da ditadura havia menos corrupção e mais crescimento industrial. Só com o militarismo, o Brasil conseguiu crescer.

Será que o Brasil corre risco de golpe militar?

Resolvi só ouvir desta vez e não expor meus pensamentos porque ele não é o tipo de pessoa que dá o braço a torcer. Então o melhor a fazer foi ficar quieta e ouví-lo pois eu ainda não tinha conhecido alguém que achava que a ditadura tinha sido boa para o Brasil. Fiquei curiosa.

Isso me lembra uma discussão que tive nos anos 90 num Congresso da UNE em Brasília sobre toda a diretoria ter direito de voz no jornal. Os representantes do PC do B, líderes naquela gestão, eram contra a proposta. Depois de 40 minutos debatendo com um deles, ele acabou concordando comigo mas disse que ainda votaria contra a proposta porque não podia votar contra o partido. É isto, como profissional de comunicação e arte, não concordo com sistemas que calam a sua voz.

Um comentário:

  1. So faltava essa !
    Ditadura ? Se fosso coisa boa ainda estavamos vivendo nela.
    Deus nos livre .

    ResponderExcluir