segunda-feira, maio 21, 2007

Vilão do filme

Sábado trabalhei (trabalho que é mais diversão) numa festa na nova casa do Chris Payne, diretor do Who Killed the Electric Car? Ironia foi ter visto tanto convidado chegando de SUV (humpf!).
Uma das conversas interessantes que eu tive foi com um senhor que queria comprar um bambolê e trabalhou muitos anos na indústria automobilística. Ele estava contando que no início do século passado, Los Angeles tinha um bom transporte público com o trolley bus que ia do centro até a praia de Santa Monica. Nos anos 30, A Firestone e a General Motors compraram, por uma exorbitância de dinheiro, partes da linha. Depois decidiram que ninguém podia usar aquelas partes, ou seja, o ônibus elétrico não podia mais passar por lá. E assim começou a dependência de Los Angeles pelo carro. Nos anos 60, os trilhos foram retirados da estrada, resta uma pequena parte no centro e o transporte público no lado oeste da cidade é pior agora do que 100 anos atrás.
Pareceu plano maquiavélico de vilão em filme de super-herói, só que dessa vez não apareceu nenhum homem-aranha ou super-homem para salvar.
Mais sobre o assunto aqui.

6 comentários:

  1. Pelas bandas de cá, o transporte público quase que nao existe. Eu me recuso a pegar qualquer tipo de onibus aqui, porque nao tenho 45 minutos do meu tempo pra ficar esperando um onibus, que anda se arrastando como tartaruga. É horrivel...Afe !.
    Vou de carro !
    bjos,
    me

    ResponderExcluir
  2. Megui... ando viciada em Lost, lembrei de ti :)))
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  3. Voce eh uma graca (imagine um "c" cedilha).

    ResponderExcluir
  4. Ei Megui!!! aqui em Melbourne temos 500 destes bondes que vcs chamam de "trolley bus" aqui eles chamam de "tram", fiz um post sobre eles vai lá no meu blog e dá uma olhada!! o trânsito aqui certamente seria caótico se fossem banidos. bjos

    ResponderExcluir
  5. Megui, essa estória é clássica nos EUA. Em DC, o que se conta é que em várias regiões do país as grandes Cias. de carro, como a Ford, compravam as Cias. de ônibus e mandavam queimar. Dá pra acreditar! O país inteiro virou escravo do carro pra tudo. Mesmo em DC, capital do país, o metrô é caro e funciona mal e o sistema de ônibus é impraticável. E o mais espantoso é que o povo parece não se importar muito com isso. Como diria o Bussunda, Eita povinho bunda, sô!

    ResponderExcluir