sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Crônica de uma vida desvalorizada

Não é exatamente uma crônica mas deu vontade de titular assim. A essa altura, vocês sabem que este blog é bem mais opinativo do que relator de fatos. Todo mundo quer meter o bedelho em tudo, inclusive eu.

Na minha opinião, a violência é o problema número 1 do Brasil porque atinge todas as classes sociais, além de outras áreas como o turismo, por exemplo. Por não estar mais tão exposta a assalto, fico mais chocada com as notícias que chegam da terrinha e isso não sai da minha cabeça. São tantos problemas de assaltos, de assassinatos, acidentes de trânsito ou corrupção, que as pessoas se sentem um pouco “anestesiadas” e tudo vira rotina.
Na semana passada tivemos o drama do menino João Hélio. Todos sabemos que foi mais um inocente vítima da anarquia em que o país se transformou com cada um criando suas próprias leis.
No entanto esse drama me fez pensar num outro problema grave no Brasil: as crianças de rua. Sempre lembro do documentário
Ônibus 174 e fico imaginando o quanto essas crianças sofrem diariamente de fome, desrespeito, violência, descaso, falta de amor... Elas são tão vítimas quanto o João Hélio. É uma bola de neve porque se você ignora, eles ficam mais revoltados. Se você dá atenção, corre o risco de ser assaltado ou algo pior.
O assassinato do menino de 6 anos está levantando algumas questões sobre educação, sistema penal, segurança e esperamos que não fique só no discurso. O problema é generalizado mas será que algo vai ser feito? Infelizmente se não houver muita vontade política e envolvimento da população tudo vai continuar do jeito que está. Mudar a idade da maioridade penal seria combater as consequências e na minha opinião, a menor das prioridades. Muitas dessas pessoas, sejam elas adultos, adolescentes ou crianças, nunca tiveram expectativa de uma vida melhor. Por isso não se importam com eles mesmos muito menos com os outros.

Precisamos de mais casas de apoio como essas onde se crie chances de um futuro melhor para essas crianças:

Casa Taiguara
Missões Urbanas

2 comentários:

  1. Oi Megui! Não sei se você leu no meu blog um trecho de entrevista com Luiz Eduardo Soares, um dos maiores especialistas em segurança pública do Brasil. Acho uma análise bastante lúcida da situação. Ele denuncia o verdadeiro genocício de jovens negros do sexo masculino, que tá inclusive mudando a estrutura demográfica do país. E sugere como acha que a questão deveria ser enfrentada. Confere aqui a íntegra.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos também colocar TODAS as crianças na escola. E quando elas saírem de lá, dar um jeito pra que haja oportunidades iguais de emprego pra TODOS. Precisamos também educar e treinar melhor os policiais, assim como dar-lhes um salário decente. E por aí vai. Belo começo de discussão. Se a gente não se indigna, a coisa nunca vai ser discutida. Beijo.

    ResponderExcluir