De tanto pensar, ele apareceu hoje na minha frente. Pequenininho que nem eu. Lindo! Que felicidade!! Eu não o via desde que voltei da Europa no ano passado. Me encantou desde o primeiro dia e não me canso de falar dele.
Eu vi! Eu vi o Smart Car na freeway hoje. Levei um susto. Fiquei atrás dele um tempinho só admirando. Uns anos atrás, sempre via um estacionado numa loja de carro mas é a primeira vez que vejo numa estrada desta cidade. E eu que dizia que este carro não servia pra Los Angeles justamente por causa da freeway. A velocidade máxima dele é de 85 milhas por hora (136 km/h). O meu carro, que é bem velho, tem o velocímetro até 110 milhas (177km/h), apesar que quando chega a 75mph já treme todo.
Em compensação, o Smart consome combustível como um carro híbrido e dizem que faz 50 milhas por galão de gasolina em auto-estrada, ou seja, +/-20km por litro. É o dobro das caminhonetes e SUVs que fazem entre 17 e 30 milhas por galão, 7 a 12 km por litro.
Por coincidência eu estava procurando o Smart no Ebay três dias atrás e vi seis à venda. Porém como é importado e fabricado pela Mercedez-Bens, preço de carro popular não tem nada. Ao contrário, o carrinho custa tanto quanto um SUV: 25 mil dólares!!!
Espero que um dia os EUA invistam em propagandas sobre as vantagens e conveniências de carros pequenos e quem sabe um dia o Smart seja bem mais acessível. Eu adoraria dirigir sem esses trambolhos de hummers e SUVs na minha frente. Na verdade, já sonho com o dia em que os carros elétricos tomarem conta das estradas. Tecnologia pra isso já existe.