domingo, janeiro 22, 2017

Marcha das Mulheres

Como não se emocionar com esse movimento lindo que foi a Marcha das Mulheres ontem? As amigas feministas em Floripa me perguntaram como foi mas não sei nem por onde começar.

Acho que vou começar pelo transporte em Los Angeles. A maioria dos angelenos raramente usa transporte público a não ser que a gente vá ao Centro da cidade. A partir das 8:30 da manhã de ontem todos os ônibus, metrô, Uber e Lyft tinham uma fila gigantesca e algumas pessoas levaram 3 horas pra chegar ao Centro. A manhã na cidade ficou intransitável, algo nunca visto antes.
Aliás, não lembro de ter visto nenhum protesto antes que tenha envolvido 4 milhões de pessoas no mundo, incluindo até a Antártida! Números aqui.

"Mantenha seus rosários fora dos meus ovários"
Los Angeles, Chicago, New York e Washington DC tiveram o maior número de participantes. Os números em Los Angeles variam de 200 mil a 750 mil e a manifestação tomou mais de 7 quarteirões. Vale lembrar que é inverno aqui no hemisfério Norte e bem rigoroso lá nos estados acima da Califórnia. Washington DC teve 3x mais participantes (mais de 500 mil pessoas) na marcha do que na posse do presidente no dia anterior.

No Facebook, deu pra constatar que a grande maioria dos meus amigos - tanto homens quanto mulheres - participou da passeata. Eu resolvi ir somente de tarde já que não havia transporte pro centro. Dá orgulho fazer parte desse momento histórico, o maior protesto realizado nos Estados Unidos. Dá orgulho ver que as pessoas em minha volta se importam com um mundo melhor com menos discriminação.

Na marcha de Los Angeles, the Edge do U2 tocou In the Name of Love. Foi legal também ver os inúmeros cartazes sobre várias questões mas acho que a maioria envolvia críticas ao Trump.
Valeu! Um dia pra ser lembrado.

Um comentário: