sábado, julho 09, 2016

Spiritual but not Religious

Religiosidade x Espiritualidade

É possível ser espiritual sem acreditar em Deus? Eu nunca aceitei uma divindade suprema (ou pelo menos nunca senti necessidade disto na minha vida) mas sempre acreditei na energia que nos conecta, em reencarnação, em espíritos, alma, em fazer o bem, em querer um mundo melhor sem buscar recompensa etc. Um exemplo dessa energia: você está num lugar cheio de gente e de repente começa a olhar pra uma pessoa. Já percebeu como logo logo ela vira pra você?

Acho que a religião está ligada em disciplina e regras (além de muito sangue) e a espiritualidade é mais livre e geralmente não dita regras de comportamento. Também busco um equilíbrio entre ciência e espiritualidade, e acima de tudo da vida prática. Não adianta só rezar sem fazer nada, né?

Hoje em dia há várias piadinhas sobre ser espiritual mas não religioso. O vídeo de baixo zoou com tudo que acabei de dizer, rsrsrs. A maioria dos sites em português criticam o tema, já os em inglês não tanto.



De um blog cristão (traduzido por mim): 


  • Muitas organizações religiosas exigem que você siga um conjunto externo de regras com base nas experiências dos outros. Espiritualidade incentiva você a buscar suas próprias experiências através da exploração interior e de descoberta.
  • Muitas religiões organizadas são sobre a profundidade de suas crenças. Espiritualidade é sobre a profundidade da sua consciência.
  • Muitas religiões organizadas pregam sobre Deus. Espiritualidade nos encoraja a alcançar a consciência de Deus.
  • Muitas religiões organizadas afirmam que o seu método de adoração é o único caminho a Deus. Espiritualidade sustenta que todos os rios levam ao mesmo oceano. Assim, quando surge um conflito, a religião tende a dividir enquanto a espiritualidade une.

Nenhum comentário:

Postar um comentário