segunda-feira, janeiro 17, 2011

Enchente no Rio

Lamentável a situação na Região Serrana do Rio de Janeiro. Não tinha visto uma enchente no Brasil com um número tão alto de fatalidades. Sempre gostei muito daquela área e adorava passear por aquelas cidades quando era criança.
Infelizmente as soluções só partem para a prática após tragédias. É assim em qualquer lugar. Eu não sei qual a parcela de culpa do Governo Federal, Estadual e Municipal neste episódio. Só sei que eles tem a obrigação de implementar medidas de prevenção.
No entanto, acho importante também levar em conta a nossa responsabilidade de cidadão. O que nós podemos fazer para prevenir acidentes como este? Talvez plantar árvores, não jogar lixo na rua e não construir em áreas de risco poderia ajudar também, vocês não acham? Sempre penso nisso, no nosso papel de cidadão e a capacidade de melhorar uma situação.
Já vi vários casos em Florianópolis de pessoas que não recebem o aval da Fatma para construir em certas áreas. Mas vão lá, constroem do mesmo jeito e depois entram na justiça porque destruir o que já está construído é bem mais difícil.
De qualquer forma, espero que pare de chover e que eles consigam se recuperar logo.
Li no jornal que eles vão começar a retirar (leia-se despejo) pessoas que vivem área de risco. Sei que é uma das soluções mas coitadas dessas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário