sábado, janeiro 29, 2011

Divagando sobre desafios

Hoje estou reflexiva e divagando sobre várias coisas. Então por que não usar o blog?

1) Adoro os amigos brasileiros. O problema é conseguir se encontrar com eles. Por que é tão fácil encontrar os outros amigos e não os brasileiros? Falta de praticidade? Prioridades? Tem gente que não vejo há anos. Só consigo vê-los em alguns eventos brasileiros. Caso contrário, não rola. Sempre rola a frase típica: a gente tem que se encontrar. Tem? Marque hora, data e local. E apareça!
Nossa, já furaram cada uma comigo. 

2) No jornalismo, tem aquele lance da preferência por notícias ruins, né? No aspecto pessoal, críticas geralmente prevalecem a elogios. Foi outra coisa que me chamou atenção na minha turma e agradou bastante ver como eles gostam de destacar suas qualidades. Não é gostoso receber um elogio, um agrado? Mulher então nem se fala. A gente tem pura necessidade de se sentir valorizada. Dá mais vontade de sorrir e o dia fica mais bonito. É algo que tenho que melhorar, por sinal.

3) Você sabe dizer desculpa?

4) Hoje estava vendo as fotos do pessoal que está voluntariando no Haiti e com quem eu trabalhei no Peru. Sempre que isso acontece, dá vontade de pegar o primeiro avião. Minha experiência no Peru em ajuda em desastre e construção de comunidade foi enriquecedora demais pois gosto muito dessa sensação de ser útil. Morro de vontade de fazer isso de novo. Por outro lado, a gente tem que sobreviver e eventualmente ter casa própria. Daí de vez em quando fico nessa entre trabalho ou voluntariar.

5) Não será comunicação o grande problema da humanidade? Pra onde eu olho, eu vejo conflitos relacionados com falta de comunicação. Moro com 5 pessoas e hoje por exemplo, um dos meninos resolveu fazer uma festa pra filha. Até aí tudo certo. Mas acordo e vejo um pula-pula no meu jardim. Porra, se vai fazer uma festa poderia pelo menos ter avisado pro povo da casa. Com falta de comunicação, vem também as suposições. As pessoas supõem coisas que parecem óbvias na cabeça delas quando na verdade não são. Ninguém pode ter certeza do que o outro está pensando. Resolvi vários conflitos com a minha mãe antes de sair do Brasil porque tinha chegado anteriormente a várias pré-conclusões sem nunca ter conversado com ela sobre o assunto. Portanto exponha dúvidas, elogios, questões e críticas (no momento adequado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário