terça-feira, setembro 22, 2009

Falta de comunicação (2)

Continuando, nossa profissional no assunto - Kaye Porter (foto ao lado) - se inspirou e nos enviou um texto sobre o assunto. A tradução não ficou aquilo tudo mas vale a intenção.

"Coragem não é a ausência do medo, mas sim a decisão de que outra coisa é mais importante que o medo." - Ambroose Redmoon
Existem muitas pessoas na minha vida que já demonstraram uma imensa coragem. Você não foi lutar na guerra, nem conquistou um território desconhecido ou navegou para um país distante. Você teve coragem de se relacionar com outro ser humano, você se expos e isto a deixou vulnerável.
No início da minha carreira profissional, eu tive uma aula com Mark Micheal Lewis, que disse algo que guardo desde aquele dia. Ele disse que intimidade para quando nós paramos de nos comunicar. A questão é que intimidade exige tanta coragem que às vezes me surpreendo como conseguimos ter um relacionamento próspero.
Para relacionar-se abertamente é preciso uma energia extra de fé, confiança, reconhecimento ou a palavra que você achar necessária:
Fé que você estará seguro
Fé que você será bem-vindo e aceito
Fé que existe espaço para compartilhar, e
Fé que existem pessoas que não aceitam nada menos que isso - porque esta pessoa te ama muito.
Ao mesmo tempo que minha carreira em ajudar os outros cresceu, também tive que melhorar a minha própria coragem. Volta e meia, me encontro chateada ou enfrentando um problema que eu tenho medo de compartilhar, medo em admitir que eu tenho um problema. Por isso, antes de eu começar a namorar o Christian, eu decidi que não iria namorar alguém que não fosse também meu melhor amigo. Um amigo que manteria honestidade e intimidade em primeiro lugar na nossa relação. Porque afinal se não poderíamos ser honestos, então pra que diabos estaríamos aqui?
Mas parte do segredo tem sido em achar alguém que falasse a mesma língua, que tivesse o mesmo tipo de compromisso, capacidade e desejo em aprender a traduzir da mesma forma que eu. A outra parte do segredo era se dar conta que as pessoas têm mais espaço para responder quando eles reagem sobre algo que tem a ver comigo: é a minha dor, meu medo, minha necessidade. É mostrando que as minhas emoções tem a ver comigo mesma, não um ataque contra eles... e uma declaração aberta em saber do que eles precisam e de encontrarmos juntos uma solução.

Então obrigada a todos, que continuam a mostrar coragem num relacionamento - vocês me inspiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário