segunda-feira, setembro 21, 2009

Falta de comunicação (1)


Casamento da Holly e do Jupiter,um dos casais super fofos que eu conheço e unidos até pelo pé. Foto: Brion Topolski

Eu ando passando por um problema pessoal por falta de comunicação (leia-se mentiras). Pra mim, este é o ponto primordial de qualquer relação, seja no amor, amizade ou trabalho. Ser capaz de admitir um erro e se comunicar é um sinal de maturidade. Esconder só piora ou camufla uma situação sem resolver o problema.
Por exemplo, no começo do ano os organizadores do evento que eu venho ajudando há 5 anos, fizeram mudanças no meu projeto sem falarem nada comigo. No dia do evento, quando entendi o que estava acontecendo, eu fiquei indignada. Achei uma tremenda falta de respeito com o meu trabalho e eu perdi a vontade de trabalhar com eles. Bastava eles falarem comigo abertamente explicando o que eles pretendiam com aquelas mudanças. Hoje em dia a gente se fala num evento aqui e ali mas profissionalmente não mais. Só pretendo ajudar de novo se eu tiver uma conversa com eles sobre tudo isso.
Outro exemplo. Um amigo no qual éramos inseparáveis durante 2 anos. Como bons amigos, a gente era confidente um do outro. Um dia ele ficou chateado comigo porque eu disse a minha opinião (em relação a um comportamento muito prejudicial a ele e a outras pessoas em volta) e ele disse "eu não preciso da sua honestidade, preciso da sua fé". E eu: preciso de honestidade na minha vida e se não posso ser honesta, essa amizade não faz muito sentido. E nos afastamos depois disso.
Último exemplo. Quando morava no Hawaii, os surfistas brasileiros profissionais foram chegando sem as esposas ou namoradas pra pegar a temporada de ondas e consequentemente de mulheres. Vi muitos deles deixando a mulherada dar em cima ou até mesmo azarando, às vezes até no mesmo dia que chegaram. Lógico, isso tudo na base da mentira porque o machismo aliado a possessividade que existe no Brasil não aguentaria ter um diálogo aberto sobre isso. Eu simplesmente não entendo como tantos casais conseguem ser felizes a base de mentiras, desconfianças e ciúmes. Não seria melhor estar sozinho então?
Coincidentemente, hoje teve uma discussão no Facebook sobre a comunicação entre casais e não é a toa que admiro meus amigos cada vez mais. Me sinto abençoada em ter encontrado esse grupo com os mesmos princípios e ideais que eu.
Tradução não é muito a minha praia mas vou tentar porque isso muito me interessa.

A Lily, num relacionamento há 4 anos e cada vez melhor, manda essa:
Evidentemente não consigo compreender como tanta gente não entende que é preciso comunicação aberta, honestidade, bem-estar pessoal, bom sexo e discussões francas a respeito de objetivos a longo prazo para fazer um casamento ou uma relação dar certo. Será que podemos ter aulas obrigatórias sobre o assunto em algum lugar? Grr.
Eu acho que o que faz as pessoas não se abrirem é o medo do companheiro(a) saber o que ele(a) realmente está pensando e por isso correr o risco de perdê-la(o). É horrível mas francamente, mesmo que você seja aberto e comunicativo e acabar percebendo que vocês não foram feitos um pro outro, então vocês não foram feitos um para o outro e é melhor saber disso mais cedo do que mais tarde.
A Kaye, que dá aulas de relacionamento entre casais também contribuiu:
Uma das principais coisas que atrapalham a intimidade é a falta de comunicação. Com o tempo, nós ficamos com medo de ser honestos com nossos parceiros. Afinal nós investimos tanto tempo nas nossas relações e se dissermos alguma coisa, a pessoa poderia nos deixar. Então nós tentamos empurrar a sujeira pra debaixo do tapete, dentro do armário por medo de criar confusão.
Existem muitas ferramentas e técnicas para ajudar casais a compartir abertamente mas o primeiro passo é confiança e coragem. O segundo é lembrar que 90% das vezes não é pessoal e 10% das vezes é, e ainda assim não é realmente pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário