segunda-feira, abril 07, 2008

Mulherzinha macho

Ano passado entrei pela primeira vez na loja Joann's que vende material de costura e tal. Fiquei super perdida lá. Sou mais familiarizada com o Home Depot, uma mega-loja que vende material de construção.
Somos criadas no Brasil pra ser sexo frágil. Geralmente não carregamos coisas pesadas. Se tem um casal no mesmo carro, frequentemente é o homem que dirige. Eles que consertam as coisas. Quando eu e o Dan morávamos juntos não tinha isso. Montei móveis, consertei privada, chuveiro, computador o que for e ainda dirigia melhor. Aliás eu nunca fui o tipo de mulher tradicional prendada. Na adolescência quando ia acampar com os meninos, eu fazia a fogueira e eles cozinhavam. Também nunca curti as festas que as mulheres sentam de um lado pra falar de roupas ou fraldas e os homens do outro lado falando de futebol. Não me convidem pra festa assim. Quando fui pro Brasil ou mais ainda, pro Peru, me achei até meio "durona".
Mas aí em Pisco trabalhei com as meninas da Europa, EUA e Oceania e me achei super mulherzinha. Eu lá me matando pra carregar os baldes de areia e cimento e as meninas mandando ver. Não tinha essa de que não posso fazer isto ou aquilo. Na ONG não existia separação de trabalho entre homem e mulher. Quebrei pedra, carreguei carrinho de mão, achando o máximo porque parecia tão diferente e a mulherada na maior naturalidade. Se o homem se oferece pra ajudar deixando a entender que a mulher não consegue, elas ficam super ofendidas.
Tudo questão de perspectiva, certo?

Um comentário:

  1. Oi Megui, queria ter nascido com esses skills e poder fazer tudo e consertar tudo por contra própria. Acho isso um ponto alto da cultura americana. Infelizmente eu não sirvo pra nada disso...
    Certa vez ofereci ajuda para uma grávida que estava segurando muito peso e acho que ela se ofendeu com a minha oferta. Nunca mais ofereci ajuda para nenhuma mulher grávida, desde então. :-)
    Que pena que não moramos perto. Ia adorar poder deixar a Mika com você!

    Bjs

    ResponderExcluir