quarta-feira, abril 16, 2008

Into the Wild

Este foi um dos filmes que me encantaram no ano passado. Baseado no livro de mesmo nome escrito por Jon Krakauer, o personagem virou um ícone para os aventureiros. História baseada na vida de Christopher McCandless que após terminar a faculdade, deixou tudo pra trás e saiu de carona até o Alaska. O diretor Sean Penn esperou 10 anos pela aprovação da família para fazer o filme. E tudo foi gravado in loco, sem efeitos especiais. Emile Hirsch até remou de caiaque pelo Colorado, o que foi a parte mais assustadora pra ele.

Lembro quando saí do cinema e vi as diferentes reações das pessoas dependendo da experiência de cada uma. Eu amei tudo: fotografia, atuação, edição e principalmente a história de uma pessoa em busca de aventura, desafios e viver seu idealismo 100%. Já as duas senhoras ao meu lado disseram: que absurdo o que ele fez, sair assim e deixar os pais aflitos. Que egoísta!

Aqui vai um trecho:
Gostaria de repetir o conselho que lhe dei antes: acho que você deveria promover uma mudança radical em seu estilo de vida e começar a fazer corajosamente coisas em que talvez nunca tenha pensado, ou que fosse hesitante demais para tentar. Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso que parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito aventureiro do homem que um futuro seguro. A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências.

Adendo: há uma entrevista no Washington Post feita com um amigo de Chris que eu gostei.

3 comentários:

  1. O filme e' sensacional mesmo, e impressiona ainda mais por ter sido uma historia verdadeira. Meu marido pesquisou um pouco depois que a gente assistiu, e ficou sabendo que havia uma cadeira suspensa (instalada por cacadores) para atravessar aquele rio a poucas milhas de distancia de onde ele estava.

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem gostei muito. Ouvi dizer que o livro eh maravilhoso. Ainda nao li. O filme ja me perturbou o bastante. Preciso de um tempinho antes de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Também quero ler o livro.

    Leila, não só isto. Li também que havia um lugar com kit de emergência a meia milha dali.

    ResponderExcluir