sábado, março 29, 2008

Amores à distância

Eu ando sem assunto mas estou com vontade de escrever. Geralmente é o contrário, muito assunto na cabeça e pouca paciência de digitar.

Várias conversas sobre amores à distância ultimamente.

Hoje passei 2hs no telefone com uma amiga minha que chegou há um mês da Nova Zelândia. No ano passado ela estava viajando de férias e conheceu um cara numa cidadezinha lá. Depois de 9 meses de e-mail, eles aceitaram que o sentimento existia e ela foi visitá-lo. Foi pra passar 3 semanas e acabou ficando 4 meses. Conversamos sobre a dificuldade de adaptação em outros países já que ela preferiria que ele viesse pra cá do que ela lá por causa da carreira dela.

Estava lendo o blog da Denise que o amor morava na Suécia e ela no Brasil.

Mais uma amiga estava me contando essa semana que foi conhecer a África do Sul e acabou conhecendo um amigo de uma amiga, que inclusive eu o conheci no Burning Man no ano passado. Mais uma conexão e agora estão a base de telefonemas.

Quem mais? Claro, minha mãe que se apaixonou loucamente por um alemão e viveram 10 anos juntos.

Tem um outro amigo da Irlanda que passou 4 meses aqui na Califórnia. Na época ele devia ter uns 22 ou 23 anos. No último mês resolveu conhecer outras cidades antes de voltar pra terra dele. Era a última noite dele tanto em Chicago quanto nos EUA e ele passou horas conversando com uma menina que conheceu no bar. Trocaram e-mail, visitaram um o outro algumas vezes. E depois de um ano casaram e lá se vão 7 anos.

Adoro ouvir essas histórias. Gosto de ver quando uma pessoa acredita numa coisa e é capaz de vencer várias barreiras.

Conheço vários casos de amor estrangeiro e/ou à distância. Reconhecer o sentimento é só o primeiro passo. Depois vem as decisões de deixar sua terra ou não e sempre consiste em abrir mão de muita coisa.
No entanto uma coisa que eu percebi é que são raros os casos em que o homem se mudou pra onde a mulher está. A única história que lembro agora é de um cara aqui em LA que se mudou pra Grécia. Será que tem a ver com profissão ou a mulher está mais disposta a largar tudo por causa de amor? Será que a mulher se adapta melhor às diferenças?

Então, eu sei que tem algumas leitoras que passaram por experiências assim. Como vocês se conheceram?

11 comentários:

  1. Meu marido é músico de jazz e eu o conheci quando ele estava tocando no Birdland 2 dias antes de eu ir embora pro Brasil- estava visitando Nova York com meu irmão. Batemos papo a noite inteira e ficamos amigos. No ano seguinte ele foi me ver no Brasil e não conseguimos mais desgrudar. Eu tinha 2 empregos legais, meu próprio apê, meu carro (sem falar na família e amigos, todos no Brasil). Mas nós resolvemos 2 coisas importantes: eu falava inglês fluentemente e ele não falava uma palavra de português. Além disso, morar em Nova York é uma experiência única, que ele e eu sabíamos que eu ia adorar. Estamos juntos há quase 7 anos e muito felizes!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar que adorei essa foto nova do blog!

    ResponderExcluir
  3. Os dois casos que conheço são meio a meio. Uma amiga brasileira veio pra Portugal viver com o cara, e o outro são dois brasileiros, ele tava no Canadá, mas ele é que veio pra Santiago pra ficar com ela...
    Muito legais as histórias do post ;)
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Meu marido e eu nos conhecemos a distancia em Abril de 93, numa epoca que nao ainda nao havia internet. Nos comunicamos por carta e telefone por mais de um ano, ate ele ir me conhecer la no Brasil, em Agosto de 94. No Final daquele ano mesmo nos casamos. Dai ele voltou para os Estados Unidos e eu fiquei por la esperando papelada de Imigracao correr. Passamos 5 meses casados a distancia, ate eu vir pra ca em Maio de 95. 13 anos depois ainda estamos aqui.

    ResponderExcluir
  5. Legal em Gi esse texto, a gente precisa acreditar no amor em qualquer situação, e a distância parece ser uma situação perfeita pra sentir coragem de acreditar. É isso que acontece comigo, acho que a ausência física faz pensar melhor no que eu sinto, porque eu começo a usar o pensamento como o veículo, o instrumento pra conectar, e aí é só começar a sentir. Perceber que o que foi vivido junto teve importância, que foi tudo muito simples, mas significativo porque transcendeu daquilo que seria comum. É isso, eu amo apesar da distância, e acho que os meus maiores amores são assim, eu amo mais aquilo que não vejo, como Jesus Cristo (Deus-Filho), por exemplo, amo sem ver, sem tocar, mas sei o que sinto, de uma maneira racional. Amo da mesma forma o Deus-Pai, nas várias formas que Ele pode ter. E amo também o Deus-Espírito Santo, que eu também não vejo, porque em todos esses casos o sentir é tudo, mas o sentir é uma construção em todas as situações. Porém, sem coragem pra acreditar esse amor não aparece.
    É isso, te amo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. ahhhh! te achei no blog do fabiano...
    bejos guria e saudades de suas bamboleadas aki em floripa...

    inte
    =D

    ResponderExcluir
  7. eu e Pat nos conehcemos no Brasil (ele tava de ferias) fui morar nos USA e lá foi ele duas vzs me vistar sendo que na última vim embora come ele. Durante 4 anos ficamos nos correspondendo mas sem compromisso eu tive uns namorados mas nao conseguia me firmar com ninguém porque ele ficava como um fantasma rondando..daí resolvi esquecê-lo e parei de corresponder foi qdo ele decidiu que iria p/ u.s.a ficar comigo e então deu tudo certo e cá estamos nós casados e bem felizes:)

    Megui, o layout do seu blog ficou ma-ra-vi-lho-so!!!

    ResponderExcluir
  8. Megui,

    Nao sei se voce ainda vai ler essa resposta... Passei por aqui para ver se havia alguma novidade e acabei me surpreendendo...:-)

    Pois e', eu tb me apaixonei loucamente por um alemao e estamos juntos ha 19 anos. Quando nos conhecemos eu ja estava morando aqui nos E.U.A. e ele estava na Alemanha. Mantivemos o romance a longa distancia por 2 anos e meio e ele se mudou para ca para ficar comigo. Muito fofo!

    Eu ja tinha saido do Brasil porque estava apaixonada por um americano e nao queria me arriscar de novo.

    Beijos,

    Regina

    ResponderExcluir
  9. Ih, cheguei atrasada... que bonitinho ver meu nome ali. O que me assustava mais e que me fez adiar por anos o casório (além de ter de abandonar a carreira no Brasil), era a possibilidade de só ser tão bom porque era sempre novidade quando a gente se encontrava... tava ebnganada, foi melhor que eu poderia esperar.

    AMEI a foto "nova"!

    ResponderExcluir
  10. primeiro a pergunta k me fazem sempre..o amor a distancia funciona?Claro... a +de 2 anos k tenho uma relaçao a distancia.400Km nos separam, e como se isso nao bastasse os nossos pais nao nos aceitam, as pessoas tentam infernizar a nossa vida pois teoricamente uma relaçao a distancia nao pode funcionar.

    eu e ele começamos a namorar sem nos conhecermos como é possivel? muitos perguntam.foi possivel e uma experiencia muito enrriquecedora.namoramos assim muitos meses e eu depois resolvi dar o 1º passo.o momento em k o vi pela 1º vez foi magico... td foi um sonho.

    desde esse dia sempre k podemos estamos juntos tentando conciliar a nossa relaçao com os nossos compromissos profissionais.temos vindo a esperar pela altura certa, a altura em k podemos fazer o nosso destino se unir, na mesma cidade, para sempre... e esse dia simplesmente esta muito perto. menos de um mes nos separa de uma relaçao normal.

    agr fica uma pergunta no ar. sera k estamos preparados para este novo desafio, sera k nos vamos adaptar?eu respondovos de todo o coraçao. chegar ate aqui é k foi a missao impossivel tudo o k nos espera agora.. com o nosso amor iremos ultrapassar.

    meu amor para que saibas que te amo como nunca, que es o homem da minha vida, e que estes 2 anos foram os mais dificeis da minha vida e tambem os mais felizes :) ... pois tu vieste dar o verdadeiro sentido a minha existencia.

    de quem te ama para sempre

    tixinha

    ResponderExcluir
  11. Fazendo uma pesquisa na net sobre amores a distância, encontrei seu blog e vim cair aqui na sua página! =)
    Confesso que sou uma pessoa descrente de amores a distância! Acredito que rola sim sentimentos verdadeiros, mas dificilmente da certo. Conto aqui a minha historia!
    Conheci uma pessoa atraves do orkut, mantemos contato há 6 meses. Ele morava aqui no Brasil mas há 3 meses foi morar na Argentina. Estamos muito ligados e somos apaixonadinhos um pelo outro. Trocamos ligaçoes, mgs, e mantemos contato por msn sempre.Nunca nos conhecemos. A cada dia que passa ficamos mais ligados... Todos me dizem pra largar mão, que isso é uma palhaçada, que ele é um fake, que ele pode estar mentindo sobre tudo. Isso me desanima muito. Sei que o que sentimos eh verdadeiro, e que nao rola mentiras. Mas a distância e o fato de nao nos conhecermos me faz acreditar que isso não vai dar em nada!
    A pergunta é... até que ponto levar uma situação como esta? Parar com tudo pra evitar sofrimento em vão, ou ensistir sozinha em algo totalmente incerto? Nao existe a possibilidade deu ir pra lá e nem dele vir pra cá, pelomenos até que ele termine a faculdade dele lá daki + uns 4 anos. Nao posso falar em "o amor supera tudo" pois nao chega a ser amor, mas sim uma paixonite que nao quer nos largar! Por mais que role outras coisas comigo aqui e com ele lá, não conseguimos ficar longe um do outro!

    beijos. obrigada!

    ResponderExcluir