segunda-feira, janeiro 21, 2008

Pisco

Nao tem acento desta vez.

Por mais que se leia as noticias no jornal, reporte numeros e historias, nao da pra se ter ideia da dimensao de um desastre como este terremoto no Peru.
O bairro em que estamos foi 80% destruido. A organizacao que estava aqui antes da gente, Hands on Disaster Relief, removeu os escombros e agora a Burners Without Borders esta trabalhando na reconstrucao.
A gente anda pelas ruas e somente 1 ou 2 casas em cada rua ficaram de pe. Cinco meses se passaram e so agora o Governo comecou a fazer umas poucas casas pre-fabricadas. As vitimas continuam esperando pelos $190 milhoes de dolares que os outros paises mandaram e ainda nao foi liberado pelo Governo.
Por isso, o trabalho das ONGs e voluntarios tem sido fundamental. Todo o dinheiro que levantamos eh investido diretamente na comunidade e principalmente na compra de material para a reconstrucao.

Cheguei em Pisco na ultima quinta. Na sexta trabalhei na reconstrucao de uma escola numa vila de pescadores. Esta semana estou no projeto Caritas que consiste em 120 casas temporarias (afinal essas pessoas estao sem teto ha 5 meses) feitas de plastico e folhas tranccadas.
Alem destes projetos temos voluntarios trabalhando em outras 2 escolas e num prototipo de banheiro/cozinha por causa do problema de saneamento basico. Esse eh um dos piores problemas depois de um desastre e responsavel pelo grande numero de mortes. Tambem temos um programa de intercambio onde ensinamos ingles e eles nos ensinam espanhol.
Eu estava insegura mas estou muito feliz de ter vindo. Fazer parte de um projeto onde qualquer ajuda eh tao necessaria torna o trabalho gratificante.

3 comentários:

  1. Muito bonito o seu trabalho. Tudibom!

    ResponderExcluir
  2. Megui, arrasou!! E vc nao tem ideia de como esta me inspirando com essa historia!! Boa sorte por aih. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Megui, como a andrea disse isto é inspirador mesmo....
    o que é que vc faz na prática?? qdo vc diz que está trabalhando na reconstruçao de uma escola o que é realmente que vc faz??
    Não teria como vc colocar umas fotos aí pra gente ver???
    bjcoas

    ResponderExcluir