sábado, junho 23, 2007

Não à ditadura da beleza

Como eu ando com um pessoal que tem uma alimentação saudável e uma vida bem ativa, eu esqueço como funciona a ditadura da beleza no resto do planeta. No meu grupo, nem mesmo as mais cheinhas tem problemas com o corpo.
Por isso eu me assusto quando vejo uma mulher falando de plástica, lipo, colocar peito, tratamento disso ou daquilo. Simplesmente não me acostumo com isso. Sou mais do time de aprender a aceitar e gostar das nossas imperfeições. Tenho uma amiga linda e magra, muito gracinha e se acha horrorosa. Isso é tão comum por aí, né? Mesmo as que tem um corpo maravilhoso ainda acham que estão feias.
Não tenho a intenção de julgar ninguém mas pra mim tudo isso é surreal. Fazer lipo porque está com 2kg a mais????? Eu tenho muita dificuldade de entender essa preocupação da mulher em ter corpo de Barbie e entendo menos ainda essa coisa de "passar a faca" pra cortar gordura.

Eu estou e sempre estive completamente de bem com o meu corpo. Não tenho problema com celulite, estria, cabelo branco, etc. Tá certo que eu nunca fui muito vaidosa. Não quer dizer que eu não esteja nem aí mas não esquento a cabeça. Você pode até dizer: pra você é fácil falar, você é magrinha. É, mas quando cheguei aqui engordei uns 8 kg em 3 meses. Demorei 2 anos para voltar ao peso normal. Lembro quando estava morando no Hawaii com um bando de surfista profissional, um deles chegou uma vez pra mim e disse: "você tá meio gordinha". E eu: "É mesmo?" Não tô nem aí pra opinião dele.
Sou uma tremenda preguiçosa mas quando engordo (sim, eu engordo como qualquer uma), começo a prestar mais atenção na minha alimentação. Sempre li livros de nutrição e nunca fiz dieta.
O que fui aprendendo aos poucos é facilitar o máximo a digestão dos alimentos porque eu acho que o corpo acumula mais gordura quando não se processa bem a comida:
  • geralmente não como de noite e nunca como antes de dormir
  • como devagar
  • evito beber qualquer líquido durante as refeições
  • evito frituras
  • se como muita besteira num dia, procuro comer melhor no dia seguinte.
Agora que engordei um pouco, comecei a fazer ioga em casa e tem o bambolê que é divertido e um bom exercício (apesar de não ser o motivo de eu praticar).

Complementando, compartilho aqui o post da Débora sobre alimentação.

4 comentários:

  1. Megui, sempre fui magrinha quando era solteira e antes de me mudar pra esse pais. Aqui, sei la o que eh, a rotina de trabalho intensa misturada aos habitos alimentares diferentes, virei yoyo. Agora vivo tendo que controlar o meu peso. Nunca mais vou ter o corpinho que tinha quando era solteira, tambem entendo que ja estou beirando os 40. Mas antes, todas as vezes que eu ganhei peso, consegui perder e o continuar mais ou menos com o mesmo corpo. De uns anos pra ca, venho notando umas mudancas, ganho peso em lugares que nunca ganhei antes, umas celulites que nao me deixam em paz, etc. Confesso que pela primeira vez na vida gostaria de fazer uma lipo. Se eu tivesse o dinheiro, eu faria com certeza. Nao estou falando em virar escrava dessas coisas, botox, lipo, etc, como esse pessoal que eh artista de tv e cinema sao. Mas sim uma manutencaozinha leve.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou magrinha (1,63=45kg) queria ganhar 5kg..já fiz tratamentos com endocrinologista mas meu apetite não acompanha o ritmo acelerado do meu metabolismo:( eu certamente seria mais feliz com estes quilinhos a mais :)

    ResponderExcluir
  3. Laura, o que eu acho triste é todo mundo partir pra faca antes mesmo de fazer um esforço da forma natural, ou seja, se alimentando bem e se exercitando. Tem amigas que fizeram lipo aos 21 anos!!!!! O que é isso?

    Polly, não se preocupe. Não sei exatamente a sua idade mas mais cedo ou mais tarde você engorda. Tenho amigas com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas tem uma visão muito contorcida sobre ciruria plástica. Ninguem faz lipo pra perder dois kilos. Lipo é para pessoas que tem gordura localizada não pra quem está 10 kilos acima do peso. E de fato o resultado em mulheres mais jovens é melhor pelo simples fato da pele ter mais elasticidade.

    Eu me alimento muito bem e sou muito ativa. Independente dos meus esforços a gordura da minha barriga nunca foi embora. Resolvi fazer a lipo depois de muitos exames e muita cautela. Estou extremamente feliz e satisfeita com meu corpo.

    A plástica apesar de muito banalizada é um avanço que pode trazer sim muita satisfação.

    ResponderExcluir