sexta-feira, março 05, 2004

Terra de Gigantes
A obesidade nesse país continua sendo um dos maiores problemas de saúde. Claro que todo mundo sabe dos "saudáveis" hábitos alimentares dos americanos: junkie food, a maioria come fora, fast food, frituras, molhos (I call the dipping sauce country), tudo processado, industrializado e as embalagens gigantes. Pacote de batata frita ou Coca-cola vem tudo "a quilo", sem contar que temos direito a refil de graça em vários lugares.
O McDonald's (eu sei, eu sei, monstro do capitalismo) está cortando a versão super-size dos produtos. Uma boa. Também está incluindo mais saladas no menu. Eu vivo dizendo que vou levar a galera pra um tratamento alimentar no Brasil.

O Lado Bom da Terra do Tio Sam
Já que o assunto é Estados Unidos, tem um lance que está na cabeça há um tempo. Assim como 95% dos meus amigos no Brasil, eu sempre critiquei esse país porque acho o capitalismo um sistema falido. Nunca pensei em morar aqui. Falava que eles eram alienados, egôcentricos blablabla. Tem um fundo de verdade mas quase 4 anos se passaram e cá estou. Aprendi a respeitar e gostar de muita coisa por aqui. Acho que passei da fase da comparação porque na verdade temos coisas boas e ruins em todos os lugares, resta ver qual delas se adequam mais ao seu gosto. E apesar de entender os motivos, estou um pouco cansada dessa aversão aos EUA. Acho irrelevante comparar Brasil com EUA. São 2 países de imigrantes mas somos de muitas gerações atrás enquanto que aqui são milhares chegando por ano. Portanto, mais difícil de misturar culturas.
Não existe outro lugar com tantas possibilidades de se estabelecer. Você já viu a dificuldade que é pra um estrangeiro se legalizar no Brasil? Aqui tem muita gente legal, menos violência, cosmopolita, menos julgamentos (ao menos na Califórnia), se ralar tem boas oportunidades de emprego, mais respeito com o empregado, melhor gerenciamento (meus chefes americanos são ótimos e sabem como incentivar), passagem aérea barata e não porque o presidente é um despota, signifique que todo americano tenha a mesma linha de pensamento.
Por essa e outras que muita gente vem pra visitar e acaba ficando. Como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário