quinta-feira, julho 12, 2018

Em Caso de Emergência

Quanto mais velho a gente fica e quanto mais gente conhecemos, as chances de perder alguém aumentam. Este ano o câncer levou minha mãe e uma amiga de 27 anos no mês seguinte. Ontem recebi a triste notícia de um amigo que estava de férias na Flórida com a família e levou um caixote na praia. Ele bateu forte com a cabeça, perdeu a consciência e ficou embaixo da água uns 4min. Está em coma induzido com várias fraturas na coluna, pescoço e talvez crânio e se sobreviver, na melhor das hipóteses vai ficar tetraplégico.
Como imigrante, sei que sempre vou ter 2 corações onde quer que eu esteja. Sendo alguém que passou por uma doença e cirurgia séria há 4 anos, me passa pela cabeça onde gostaria de estar caso algo acontecesse comigo de novo. Estou curtindo muito Floripa este ano, as eternas amizades, em como me sinto à vontade com certos amigos, em como a conversa flui. Ultimamente sinto mais dificuldade dessa ligação por lá (o que eu não sentia antes).
Mas agora vejo também em como a nossa comunidade em Los Angeles se move diante de desafios como desta semana. De ontem pra hoje:
- uma mulher já se responsabilizou como ponte de comunicação entre os amigos e a esposa pra não sobrecarregá-la
- foram criadas 2 contas de arrecadação pra ajudar a família, uma pra ajudar a esposa que largou o emprego pra viajar pra Flórida e ficar com ele
- estão mandando refeições para quem está no hospital
- agilizaram pra cuidar da casa e do cachorro
- checam direto com todos os membros da família se precisam de alguma coisa
- foram buscar o carro dele no aeroporto
- uma acupunturista ofereceu sessões gratuitas pra quem estiver passando por muito stress
Isso em um dia. Enfim estão prontos pra ajudar no que for preciso.
Como as famílias são mais espalhadas por lá, os amigos tomam as rédeas. Eu já vi esta solidariedade diversas vezes e me comove bastante. O americano é muito prático e admiro isso.
Não estou dizendo que isso não aconteça aqui também. Recebi apoio de pessoas esse ano e sou muito grata por isso. Mas fico impressionada com a agilidade e capacidade de mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário