quarta-feira, novembro 30, 2016

Fidel

Eu ia comentar sobre o Fidel mas pra que, né? Já foi tão discutido no Brasil.
Uns admiram a Revolução e o que o Socialismo trouxe. Outros só pensam no fato da ditadura e o horror do Socialismo.
Será possível Socialismo sem ditadura? Acho que vários países europeus mantém uma certa mistura de Capitalismo e Socialismo e isso pra mim seria ideal.

Que semana!

Tristeza junto com o resto do Brasil sobre a queda do avião da Chapecoense. Tanta gente no auge da carreira. Vários dos meus amigos perderam colegas de trabalho, já que havia 21 jornalistas e de quebra descobri que um colega de escola no Rio de Janeiro tinha virado jornalista e estava no avião. Estou pasma. Falta de combustível é algo que acontece com o seu primeiro carro aos 18 anos (nunca passei por isto) mas um avião com 80 pessoas no século XXI? Que tamanha irresponsabilidade! Essa foi a maior irresponsabilidade que testemunhei num acidente de avião.
Eu e os 2 minúsculos cachorros com
menos de 2kg que querem colo o dia todo.

Na parte pessoal, estou passando o mês na casa de uma amiga cuidando dos 6 animais dela. Me ajustando a rotina da bicharada de horário de comida, remédio e muito colo. Gente, como toma tempo! No primeiro dia um caos. A amiga, que foi pra Tailândia, tinha esquecido o visto aqui. Acordo meio grogue pra procurar e piso em vômito de gato, depois vou colocar minha meia e estava mijada. Chego num lugar pra buscar o outro cachorro e esqueço a chave em casa. Eita!
Tudo se normalizando essa semana e eis que a noite passada encontrei um PERCEVEJO (bed bug) na cama dela. Ouvi muitos dizerem que é o maior pesadelo que se pode enfrentar em casa pois é muito difícil se livrar desses vampirinhos nojentos. Eles se alojam em tudo: livros, colchão, roupa, sapatos e podem se esconder sem se alimentar por um ano. E agora? Tenho que fumegar a casa toda dela e as minhas roupas. TUDO! Não posso nem passar em casa pra buscar mais roupa com medo de que eu carregue esses bichos comigo. E o pior é a ideia que ela vai ter de que eu trouxe essas pestes pra cá. E se entrou na minha casa também? Vou ter que gastar uma fortuna em dedetização e provavelmente jogar muita coisa fora. Que estresse!
Hoje pra continuar, descobri que minha cachorra está com artrite possivelmente causada por obesidade. 
Saravá!

sexta-feira, novembro 25, 2016

Invenções

2016
Quem não pensava que a essa altura já teríamos as várias invenções dos Jetsons?
Agora a melhor invenção pra mim seria aquela máquina do filme Eternal Sunshine of a Spotless Mind. Adoro aquele filme. Seria muito bom apagar certas memórias e pessoas da nossa vida e seguir em frente com a mente e o coração mais livre.

quarta-feira, novembro 23, 2016

Standing Rock (3)

Estou aqui há uma semana querendo escrever sobre Standing Rock mas acho que ainda estou processando tudo politicamente, pessoalmente e espiritualmente. É tanta coisa pra falar sobre as reuniões que participei, a vida no acampamento, os protestos, as cerimônias, o conflito branco x índio... Eu queria muito ter ficado mais tempo lá.
Na minha bolha facebookiana, é bom ver a quantidade de pessoas engajadas nessa causa e em união com a tribo Sioux. Toda semana vejo um novo grupo de conhecidos enfrentando os 2 dias de viagem pra ir ajudá-los e entregar doações, mesmo no frio de -6ºC (eu peguei -1ºC).

segunda-feira, novembro 21, 2016

Chove Chuva

Nunca pensei que um dia gostaria tanto de chuva. Domingo, friozinho, um vinhozinho e chuva lá fora. Que barulhinho bom! Só falta uma lareira.
Morar numa cidade eternamente ensolarada tem disso. A gente sente muita falta da chuva.

domingo, novembro 20, 2016

Nossa Intolerância

Às vezes penso na dificuldade em lidarmos com as diferenças dos outros: raça, língua, tamanho, ideologias, educação, sexualidade, religião…praticamente tudo na vida. 
É difícil ver a vida com os olhos de outra pessoa e muitas vezes a gente julga alguém sem considerar a história pessoal e cultural de cada um. 
Como imigrante, eu lido com isso diariamente. Hoje vi um comentário de uma amiga enlouquecida porque o cachorro do vizinho estava latindo muito, o que no Brasil (ou aqui no meu bairro) é algo super comum. 
Lá veio o pensamento: gente, não é grande coisa. 
Mas depois me dei conta que na cultura do americano branco isso é grande coisa porque eles mantém os animais dentro de casa e não suportam ouvir latido interminável de cachorro. É uma reclamação bem comum que ouço de muita gente. 
O mesmo acontece com a bagagem que trago por ter crescido em outro país. Às vezes tento explicar essas diferenças mas é difícil ver a questão pelos meus olhos porque eles não viveram aquela realidade. 

No final todos cometemos intolerância sem perceber. 

sexta-feira, novembro 18, 2016

Qual o próximo destino?

Após a vitória do Trump, a falta de trabalho e a atual dificuldade de integração com os americanos, me parece cada vez mais claro que é hora de encontrar um novo destino. Não sei explicar bem mas neste último ano estou me sentindo mais estrangeira que nunca. Em toda a minha vida adulta, meus amigos sempre foram a minha família mas agora que vivo mais eremita, às vezes dias sem sair de casa, sinto necessidade de novos ares.
Mas onde? Alô Universo, manda um sinal de fumaça.

Contato direto com os representantes

Uma curiosidade é que as pessoas sempre postam o telefone dos gabinetes políticos para as pessoas contactarem como forma de pressão dos cidadãos. As pessoas ligam cobrando representação em  inúmeras questões como o caso da Dakota Access Pipeline ou a nomeação de Steve Bannon no governo Trump, um declarado supremacista branco. Se ajuda ou não, eu não sei mas acho boa essa participação maior dos eleitores.
Também vejo um maior envolvimento das pessoas em várias votações de projetos nacionais, estaduais e municipais. Democracia é algo muito relativo pra mim mas esses são exemplos de cidadania num processo democrático.

Povo Solidário

O americano preza muito a individualidade mas ainda assim é bom ver tanta gente engajada em problemas sociais.
Muita gente incluindo políticos e artistas estão em solidariedade com Standing Rock. A quantidade de doações é impressionante. Além de comida, roupas, câmeras, material de acampamento,etc, um dos acampamentos já recebeu 2 milhões de dólares.
Essa semana uma amiga aqui em Los Angeles buscou um lugar pra voluntariar no Thanksgiving semana que vem e todos os lugares estão lotados e não precisam mais de ajuda.
Ainda tenho amigos que voluntariam em canis da prefeitura e inúmeros tipos de ONGs e além disso, muitos doam dinheiro pra várias organizações.

Mês passado organizei uma ação pra arrecadar sapatos pra ONG Soles4Souls que distribui para países muito pobres como o Haiti. Meu gol era 100 pares e felizmente consegui juntar o dobro. Muito mais do que o esperado. Hoje vou lá entregar. Assim ajudamos os amigos a se livrarem das coisas extras e também as pessoas que não tem condições de comprar um sapato.

quarta-feira, novembro 16, 2016

Políticos

Apesar do momento desastroso na política americana, uma coisa boa nesse país é que ainda existem políticos dignos de respeito e admiração e muito menos corrupção que no Brasil. Um grande exemplo disso é Bernie Sanders que fez sua campanha com dinheiro de doações pessoais ao invés de corporações. Ele tem uma história de luta por direitos humanos, militante desde novo e batalha por uma política mais socialista com melhoria na educação, saúde, mais direito aos trabalhadores e política ambiental. Hoje fez uma declaração a favor de Standing Rock.
É bom ver que nem todos são corruptos e pró-guerra. 

terça-feira, novembro 15, 2016

Patriotismo pra que?

Tempos Obscuros na Política

De um lado, acho bom os amigos americanos dizerem que vão lutar contra esse governo e que é preciso deixar a apatia de lado.
No entanto, já faz muito tempo que o patriotismo perdeu o sentido pra mim. Por que a necessidade de estar preso a um determinado pedaço de terra? Qual o objetivo de ser patriótico? Pra que ter tanto orgulho de UM país?
Eu me sinto cidadã do mundo e não acho que nenhum país é melhor que o outro. Todo lugar tem um lado bom e ruim. A beleza pra mim está em explorar esses lados.

Fotos de Ex

Acabei de ler uma conversa no FB de uma amiga que mantém fotos dos ex e o atual (agora ex) namorado tinha ciúmes disso. Ela disse que não apagou pois era insegurança dele e ela perguntou a opinião das pessoas sobre isso.
Mais de 200 pessoas comentaram que manter fotos é completamente normal pois faz parte das nossas memórias, de quem somos. Muita gente disse que continua se dando super bem com quem fez parte da vida. Frequentemente vejo ex-casais ainda com a mesma roda de amigos.
Que bom! Assim vejo que não sou louca e tem muita gente que pensa como eu. Sou muito grata pelas amizades que mantive com o meu passado, inclusive eles sempre comentam no meu Facebook. Também sou grata por fazer parte de um grupo assim com menos neuroses, possessividade e ciúmes.
Só ficaram pra trás aqueles que eram muito diferentes como um namorado que tive assim que cheguei em LA. A gente não tinha absolutamente nada em comum, então a amizade não durou muito (além de ele ter me tratado super mal).

segunda-feira, novembro 07, 2016

Eleições

Acabei de colocar meu voto no correio. Ainda não me acostumei com a ideia que a gente tem 3 semanas para votar pelo correio.
Gosto muito do fato que aqui votamos para cargos de justiça e várias propostas estaduais e municipais como por exemplo este ano: aumento do uso do dinheiro em educação, pena de morte na Califórnia, uso de sacolas plásticas, legalização da maconha, regularização do uso de armas e até uso de camisinha em filmes pornô.

domingo, novembro 06, 2016

Conflito

Li no FB de um amigo hoje:
"Evitar conflito gera conflito"
Muito de acordo.

Standing Rock (II)

Amanhã um grupo de amigos parte de motorhome para a Dakota do Norte para levar mantimentos e fotografar. Lógico, fui a primeira a me comprometer de ir junto porque às vezes a vontade de me envolver com jornalismo de novo volta.
Como mameluca que sou, ou seja, mestiça de branco e índio, eu sinto o chamado de apoiar a tribo Sioux mas estou apreensiva quanto ao risco de prisão. Entre a grana da fiança e custo de advogado, não estou em condições de bancar mas sinto que é um momento histórico e a comunidade do Burning Man está indo em peso pra dar apoio, inclusive com um acampamento lá.

sábado, novembro 05, 2016

Standing Rock (I)

Hora de falar de Standing Rock, o conflito na reserva indígena da tribo Sioux na Dakota do Norte. 
Dakota Access Pipeline é um projeto que pretende distribuir o petróleo daquela região a outros estados. O argumento é que isso causará uma menor dependência de petróleo vindo do exterior. Acontece que esse oleoduto está sendo construído para passar embaixo do Rio Missouri, que é fonte de sobrevivência da tribo indígena. Desde abril membros da tribo vêm se reunindo em protesto contra o oleoduto. Eles temem que vazamentos contaminem a água do rio, como já ocorreu em outros lugares. 

Foto: Alex Wong
O interessante é que nos últimos dois meses esse movimento tomou uma dimensão inesperada e tem mobilizado muita gente, principalmente porque traz à tona toda a questão do homem branco opressor. Os manifestantes são chamados de protetores da água. Gente do país todo tem se juntado aos acampamentos para ajudar os Sioux. Algumas celebridades se envolveram como o ator Mark Ruffalo e a atriz Shailene Woodley, que foi presa. Mais de 200 prisões foram feitas e por falta de lugar nas cadeias, algumas pessoas foram colocadas em jaulas de animais. 

Algo que eu admiro muito na cultura americana é a praticidade e capacidade de realização. Eles são muito pragmáticos e sempre exigem ação diante de um problema. 

- foi distribuída uma lista do que pode ser feito pra ajudar a reserva indígena: telefones, doações, websites, produtos necessários

- treinamentos realizados online ou em algumas cidades

- grandes corporações bancárias financiaram o projeto da Dakota Access Pipeline e muitas pessoas estão fechando suas contas nestes bancos e transferindo pra um "credit union" (crédito sindical?). Ouvi dizer que uma agência até teve que fechar as portas por causa do término de contas

- foi feita uma doação anônima de $1.5 milhão para liberar todas as pessoas da cadeia. Cada fiança custa $1.600

terça-feira, novembro 01, 2016

Apagar tudo?

Usei esse blog como diário e desabafos da depressão por um tempo porque achava que ninguém estava lendo ou talvez com a ideia de que pudesse ajudar outra pessoa que estivesse passando por momentos obscuros também. Sei lá, aquela coisa que não sou a única a passar por merda, sabe?
Mas agora fiquei com vontade de apagar tudo. Estou me sentindo muito exposta.
Não quero mais escrever sobre meus sentimentos.
Está na hora deste blog ser mais factual e menos emocional.