sábado, novembro 05, 2016

Standing Rock (I)

Hora de falar de Standing Rock, o conflito na reserva indígena da tribo Sioux na Dakota do Norte. 
Dakota Access Pipeline é um projeto que pretende distribuir o petróleo daquela região a outros estados. O argumento é que isso causará uma menor dependência de petróleo vindo do exterior. Acontece que esse oleoduto está sendo construído para passar embaixo do Rio Missouri, que é fonte de sobrevivência da tribo indígena. Desde abril membros da tribo vêm se reunindo em protesto contra o oleoduto. Eles temem que vazamentos contaminem a água do rio, como já ocorreu em outros lugares. 

Foto: Alex Wong
O interessante é que nos últimos dois meses esse movimento tomou uma dimensão inesperada e tem mobilizado muita gente, principalmente porque traz à tona toda a questão do homem branco opressor. Os manifestantes são chamados de protetores da água. Gente do país todo tem se juntado aos acampamentos para ajudar os Sioux. Algumas celebridades se envolveram como o ator Mark Ruffalo e a atriz Shailene Woodley, que foi presa. Mais de 200 prisões foram feitas e por falta de lugar nas cadeias, algumas pessoas foram colocadas em jaulas de animais. 

Algo que eu admiro muito na cultura americana é a praticidade e capacidade de realização. Eles são muito pragmáticos e sempre exigem ação diante de um problema. 

- foi distribuída uma lista do que pode ser feito pra ajudar a reserva indígena: telefones, doações, websites, produtos necessários

- treinamentos realizados online ou em algumas cidades

- grandes corporações bancárias financiaram o projeto da Dakota Access Pipeline e muitas pessoas estão fechando suas contas nestes bancos e transferindo pra um "credit union" (crédito sindical?). Ouvi dizer que uma agência até teve que fechar as portas por causa do término de contas

- foi feita uma doação anônima de $1.5 milhão para liberar todas as pessoas da cadeia. Cada fiança custa $1.600

Nenhum comentário:

Postar um comentário