terça-feira, setembro 13, 2016

Vilas "Intencionais"

Hoje em dia, muitos se perguntam como trazer os princípios do Burning Man ao nosso dia-a-dia.
Do Burning Man já nasceram alguns movimentos como o Burner Without Borders que atua em vários projetos comunitários pelo mundo, o Black Rock Solar sobre energia solar e o Black Rock Observatory que ensina astronomia aos leigos.
Cresce também o movimento de comunidades afastadas de cidade que usam o espaço para retiros, aulas, permacultura, etc. A prática tem vários nomes: ecovillages, permaculture villages, intentional villages, alternative communities, etc.  Inclusive a organização do Burning Man comprou uma propriedade próxima ao festival em que ainda estão definindo seu futuro.
Um exemplo dessas comunidades é a Emerald Village, perto de San Diego, onde um casal de amigos mora. São 5 famílias, vários animais, uma grande horta e espaço comunitário.
Outro exemplo diferente é a cidade de Nevada City, onde não tem esse modelo comunitário mas vários burners têm se mudado pra lá nessa década.
Agora esta semana, um outro amigo anunciou um novo projeto: o Trillium. Uma comunidade no sul do Oregon que vai contar com uma universidade de ensino ligado à sustentabilidade, yoga e espiritualidade.

A vontade de morar numa comunidade sempre existiu mas não via muita viabilidade de acontecer. Hoje esse sonho parece mais possível. Resta descobrir em que eu poderia contribuir já que geralmente eles querem uma função específica. Quem sabe um dia? Tenho que ver como fazer isso acontecer.

Mais sobre o assunto (em inglês):

6 Secrets for Living Together in Community
Permaculture Villages
10 intentional communities
Fellowship of Intentional Communities
Evolving from Burning Man to Permanent Villages (crítica ao BM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário