sábado, março 15, 2014

Cypress Park

Após 5 meses perambulando pela casa de amigos, faz um mês que moro em Cypress Park, um bairro próximo ao Centro de Los Angeles. Fica a 5 milhas de onde eu morava, ou seja, na mesma região chamada de Eastside mas eu nunca tinha andado por aqui. Toda essa área está passando por uma gentrificação, ou seja, um enobrecimento de bairros antes considerados de baixa renda.
Aos poucos, os hipsters vão tomando os espaços com as aberturas de cafés e restaurantes de "fusion food" e o bairro vai encarecendo. Cypress Park ainda é bem latino e possui somente 4 restaurantes - todos mexicanos - mas já vejo algumas mudanças rumo a gentrificação como a construção de um novo condomínio de lofts.
Interessante é que daqui dá pra ouvir o trem e o metrô fica perto da minha casa, um milagre em Los Angeles. 
O Eastside era considerado perigoso na década de 90 por causa das gangues, principalmente este bairro, sede do grupo The Avenues, uma das gangues mais perigosas do país. Aqui mesmo perto de casa, pelo menos três pessoas foram assassinadas incluindo o xerife do distrito. Essa gangue está relacionada com a máfia mexicana. Durante 20 anos, uma mulher e seus 13 filhos dominaram o tráfico de drogas na região mas em 2009 as autoridades ganharam uma petição pra destruir a casa e metade dos filhos foram presos e muitos saíram da cidade. 
Desde então parece que os tiroteios diminuíram. 
Conversei com alguns vizinhos perguntando se aqui era perigoso pois na primeira noite algum mendigo dormiu no meu carro, remexeu as minhas coisas mas não levou muita coisa. Todos eles disseram que agora está bem mais tranquilo. Hoje fui comprar comida num food truck não muito perto daqui e o cara que estava na minha frente esperando pela comida veio perguntar se eu morava na rua Aragon. Disse que me reconheceu pelo carro. Era meu vizinho. Ele disse que antigamente os filhos dele chegavam com as camisas rasgadas pois as gangues metiam pressão pra fazerem parte do bando até que o pai dele foi conversar com o líder pedindo pra deixá-los em paz pois eram atletas. Imagina o desespero? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário