segunda-feira, novembro 15, 2010

Vinho

Além do ótimo jantar neste último sábado, tivemos também uma degustação de vinhos promovida por uma empresa que vende vinhos do mundo todo. Quase todos preferiram um vinho chileno que foi servido, o Casa Nueva Sauvignon Blanc. Se é uma coisa que eu adoro na Califórnia é o acesso a vinho bom e/ou barato. Que coisa maravilhosa que é assistir um filminho com um vinho. Que coisa maravilhosa é uma conversa entre amigos regada a vinho.
De acordo com o Wine Institute, em 2009 havia 6705 vinícolas nos Estados Unidos e a metade delas localizadas na Califórnia. Os maiores produtores ficam em Napa, Sonoma, Paso Robles e Santa Bárbara.
Tem opções pra todos os bolsos, a começar pelo Charles Shaw, ou também conhecido como "Two-Buck-Chuck", que até que é um vinho decente considerando o preço de apenas $1,99. Mas ainda dá pra encontrar outras marcas decentes por 5 dólares.

Vinho na telinha:

Sideways (2004) -  Foi o primeiro longa de ficção que assisti retratando tanto a cultura do vinho. Ótima atuação de Paul Giamatti. Acho que o consumo de Pinot Noir cresceu bastante após esse filme.
Mondovino (2005) - Documentário sobre as indústrias, as pequenas vinícolas e a globalização.
Bottle Shock (2009) - como o vinho californiano se tornou respeitado e conhecido no mundo. Baseado numa história real.

2 comentários:

  1. Megui, ano que vem planejamos um passeio pelos vinhedos da Califórnia. :)

    Pena que aqui os vinhos daí ainda sejam muito caros ou difíceis de serem encontrados. Uma prima do Claudio mora aí e sempre que vem nos traz algumas garrafas. Gostamos muito.

    Beijos
    Rafaela

    ResponderExcluir