segunda-feira, novembro 24, 2008

À distância

Eu sabia que estava chovendo muito em Florianópolis mas ontem fui informada que chove há 15 semanas. A enchente está atingindo as principais cidades do Estado. Há mais 20 mil desabrigados/desalojados e 49 mortes confirmadas. Cidades como Itajaí e Blumenau ficaram sem água(?!), sem escola (porque servem de abrigo), sem telefonia e com grande parte do comércio fechado, muitos tiveram que racionar comida.

Aqui está um depoimento:

“Meu irmão também está em Blumenau, é funcionário do Banco do Brasil, ontem quando minha mãe conversou com ele, ficamos sabendo que a situação está muito ruim, ele havia pegado um barco e ido até o banco, pois lá tem telefone, foi ligar e mandar notícia para minha família (Esteio - RS)… Então disse que não iriam trabalhar, e que eles iam perder a comunicação, sem telefone, internet, sem água e que hoje ficariam também sem luz… E que ele ia guardar o celular para EMERGÊNCIAS, e que por isso, por poupar a bateria, iria mantê-lo desligado um tempo… E que não mandaria notícias enquanto não melhorasse…
Disse também que em toda a cidade de Blumenau só há um mercado aberto, e que eles só podem entrar em pequenos grupos, e que comprar comida está bem difícil, além de não poderem ir, só de barco, quem chega nem sempre pode entrar…
Ele disse que em casa ele teria comida para mais uns cinco dias… E que eles esperaram que a chuva parasse a água começasse a descer…"

E eu fico aqui de longe imaginando como ajudar já que não confio muito em doar dinheiro sem saber exatamente onde o dinheiro vai parar.
Eu espero que haja muita solidariedade e quem sabe as pessoas possam oferecer abrigo, doar um móvel, roupas, comida.
Se houver alguma forma de enviar roupas daqui, por favor alguém dê um toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário