sexta-feira, setembro 26, 2008

Política, internet e idealismo

TV X Internet
A primeira vez que ouvi dizer que em breve assistiríamos TV no computador, achei uma tremenda besteira. Pois agora sou adepta porque os canais de TV não pegam na minha casa e eu não quero ter TV a Cabo. Não faço questão de ter televisão mas o computador está sempre ligado.
Hoje assisti o debate presidencial na tela plana do meu Mac. :)

Idealismo ou Inocência?

Eu devo ser meio inocente ou sonhadora pois desde criança sempre fui militante. Fiz greve no colégio aos 12 anos. Fui muito engajada no movimento estudantil durante a faculdade. Participei de inúmeras passeatas, fiz abaixo-assinado. Fui voluntária de várias ONGs. Adoro documentários. Sou super preocupada com reciclagem. Sou completamente a favor do casamento gay. Sou louca pra ser contratada por uma ONG. Olha só, não estou me gabando, muito pelo contrário. Por ser assim, tenho certeza que muitos me acham a maior chata. Tem os que me chamam de mala, de eco-chata e por aí vai.
Eu não sei bem porque criei esse imenso senso de ética. Meus pais nunca foram politizados, nem militantes. Meu pai talvez seja o maior galinha que já existiu em Florianópolis. O negócio deles era (ou é) festa, que aliás eu adoro também. Eu fico até surpresa quando as amigas transam com caras que já têm namorada porque não quero fazer com ninguém o que não quero que façam comigo.
Sei lá, eu sempre acreditei em dignidade, que as pessoas possam melhorar, viver num mundo melhor e por isso é difícil aceitar ou entender certas atitudes. Eu compreendo não querer ser militante. Até aí tudo bem. Mas a mentalidade do dane-se, de prejudicar os outros? Será que vivo num mundo paralelo?

Debate

A novela da semana foi Mc Cain querendo adiar o debate pra se preparar mais em relação a questões econômicas e o Obama não aceitando o adiamento. Ponto para Obama.
E por falar em compreender...
É além da minha compreensão como alguém ainda pode ter coragem de votar no McCain após o debate de hoje.
Primeiro porque Obama é objetivo enquanto o McCain sempre desvia das perguntas.
Além disso, Obama tem uma argumentação e um raciocínio rápido. Apontou com diplomacia os erros de McCain questionando como ele quer mudar algo em relação ao governo atual se ele mesmo diz que votou em 90% das propostas de Bush.
McCain só fala de guerra, de defender-se de inimigos e é isto que ele é e orgulha de ser, um estrategista de guerra. Seu lugar não é na política, é no exército. Gostei quando ele disse todo orgulhoso que uma mãe que havia perdido o filho no Iraque lhe deu uma pulseira dizendo que não quer que seu filho tenha morrido em vão. E Obama rebateu, também ganhei uma pulseira de uma mãe que perdeu o filho e disse que espera que outras mães não passem pelo mesmo.
Talvez seja o meu olhar de liberal mas não há dúvidas de que Obama tem a postura, mente e visão de um presidente que os EUA precisa agora. Eu poderia ficar aqui comentando sobre os 90 minutos de debate mas esse "post" já está grande demais.

Me apavora demais em imaginar McCain liderando este país. Lógico que eu sempre tenho a opção de voltar pro Brasil mas a questão não é individual. Há muito tempo que não penso em cidades e países mas sim em um espaço global sem fronteiras. E se alguma "cagada" é feita aqui, o mundo inteiro sofre as consequências.
Aliás, isto é história pra outro dia mas de acordo com uma matéria na BBC, a crise nos EUA está ajudando a economia brasileira.

Semana que vem tem o debate dos vice-presidentes. Vamos ver que besteira vai sair da boca da Palin desta vez. Convenhamos, ela é uma piada (de mau gosto?).

2 comentários:

  1. Sobre a 1ª parte:
    Acho que é uma questão de caráter e pronto. Eu tb penso assim mas acho que o mundo hoje tá assim, eu faço o melhor pra mim que se lixe todo mundo, o individualismo impera e as pessoas passam por cima de amizade, caráter, respeito, isso para muitos é careta. Eu prefiro ser careta e tá com minha consciência tranquila.
    Gostei disso, fiquei conhecendo mais um poquinho de você :)
    Tomara que arranjes algo numa ONG, merecias a e ONG também!
    Sobre a 2º parte, também vejo muita coisa na net, muito bom isso, até a Globo quando tenho saudades do sotaque brasileiro kkkkkkk
    É verdade, tens q por um post sobre a economia no Brasil, isso é um assunto do momento e bom de se falar pq hoje "estamos" numa boa posição e a tendência é melhorar mais ainda.
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Acho que vivemos no mesmo mundo paralelo entao, porque eu sinto a mesma coisa que voce. Infelizmente eu acho que o nosso mundo esta se tornando cada vez mais individualista, nenhum "sense of community".
    Quanto aos candidatos a presidencia, tambem nao consigo entender quem vote no McCain. Mas acabo de voltar de um blog onde o autor fala que nao vota no Obama porque ele e pro-choice. Ai eu fiquei me perguntando o que pessoas assim realmente pensam. Porque estao julgando uma pessoa por ser pro-choice, mas ao mesmo tempo estao impondo seus valores aos outros. Como assim? Eu nao posso fazer minhas escolhas porque VOCE nao concorda com ela?
    Desculpa pela carta...

    ResponderExcluir