sexta-feira, agosto 15, 2008

Havaianas

Quando estive no Brasil, percebi que quase todos os brasileiros possuem um par (ou uma coleção) de Havaianas, tanto que em 2006 foram vendidas mais de 140 milhões de Havaianas no país. O que me leva a crer que se não a maior, definitivamente é uma das empresas mais bem sucedidas da terrinha.
Até gostaria de saber qual a porcentagem de brasileiros que têm pelo menos um par.

E ainda por cima está ganhando o mundo. Já vi à venda até na Forever 21, uma cadeia de roupas bem conhecida nos EUA.

Alguém lembra nos anos 70 quando o Chico Anysio era o garoto-propaganda e a sandália era bem popular? Nos anos 80 deu uma sumida até que numa jogada de marketing a partir de 1994 virou esse fenômeno sem distinção de classes.

Taí, é o calçado comunista do Brasil, hehehe.

6 comentários:

  1. Havaianas vende também na Nordstrom, na Macy's, e em muitas outras lojas menores, estilo boutique.

    Engraçado porque quando eu era criança, Havaianas era uma sandália banal, não tinha esse caráter fashion. As cores eram bem feias e o anúncio super brega, com o Chico Anísio dizendo que elas "não soltam tiras e não têm cheiro". Por um bom tempo, as Havaianas sumiram, sendo substituídas pelos chinelos de surfista. Foi só agora nos últimos anos que as Havaianas voltaram repaginadas, com muitos designs diferentes e algumas até encrustadas com pedras (super caras). Eu comprei meu primeiro par (depois dos anos 70) esse ano quando estive no Rio. Comprei uma branca com a bandeirinha do Brasil, mas a que eu queria mesmo era uma branca com uns florais vermelho e dourado, só não consegui achar do meu tamanho.

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  2. Nao solta as tiras, e nao tem cheiro. Lembro bem do comercial.
    Tambem notei que as Havaianas viraram moda e sao ate bem caras agora.
    Eu sempre tive uma, mas so uso pra dentro de casa mesmo.

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  3. Comunista? Hummm, é possível considerar as Havaianas como sandálias que nivelam as classes quando o assunto é moda, mas isso não faz delas comunistas. As havaianas são um artigo de consumo que possui uma história de sucesso típica do capitalismo.

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  4. Aqui na australia TODO mundo usa, fico boba de ver...

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  5. Eu não tenho, mas é porque machuca meu pé... Não gosto de chinelos de dedo... Devo ser 0,00001% da população brasileira que não tem havaianas. :)

    Beijos.
    Rafaela

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  6. Pois é, Débora, por isso que coloquei a frase sguida de risadinha. É como vc disse, na moda não há distinção de classe, já que qq pessoa de qualquer classe social possui uma. Também não é um uso de marca mostrando status como tênis Redley, nos anos 80, ou tênis Nike nos anos 90.
    Quanto à empresa ser comunista, foi só uma brincadeira.
    O produto sim. A empresa não.

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