quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Carnaval em Puno

Quando comecei a conhecer Cusco, era hora de partir. Cheguei em Puno as 5:30 da manha. Deixamos as coisas no hotel e fizemos um passeio de barco pras Ilhas Flutuantes dos Uros e Ilha Taquile, onde os nativos ainda se vestem a caráter. Aliás, aqui em Puno foi onde vi mais vestimentas tradicionais.
A primeira impressao de Puno é de que era mais pobre que Pisco mas na verdade o que nao sabíamos é que estávamos andando na favela. O parque de diversoes é cheio de mesas de pimbolim ou totó.
Desde que saí de Pisco estou viajando com a Kendall de San Francisco e o Jon da Suécia, ambos acima de 1,80m. Imagina esses loiros gigantes andando com essa mulher miniatura?
Como eu disse antes, o Carnaval aqui acontece cada semana numa cidade diferente e cada cidade tem sua tradiçao. A noite fomos assistir a Festa da despedida da Virgem na praça da cidade e de repente um grupo nos puxou pro desfile logo atrás da banda. Fomos pulando juntos até o morro onde todas as bandas se reúnem. AS bandas lembram um pouco as marchinhas de Carnaval e os blocos do Rio, exceto pelo ritmo. Todo mundo super bem vestido e os homens todos de ternos. Acho que éramos os únicos gringos nas festividades. O povo aqui é o mais acolhedor que eu conheci no Peru até agora. Eles ficaram nos ensinando a dança típica, convidando pra desfilar no ano que vem, pegando nossos e-mails e nos enchendo de bebida. Dançamos horas e horas e finalmente pudemos assistir algo nao turístico.

Amanha parto sozinha pra Arequipa.

3 comentários:

  1. Saudades de Puno. Foi o lugar onde encontrei mais roupas típicas e artesanato variado e barato no Peru. Bem perto de lá, Copacabana, na Bolívia, foi outra cidadezinha que adorei. Ponto de partida pra Isla del Sol. Aproveite a viagem. Amanhã ou depois, começamos nossa jornada de 3000 km na estrada de volta a Floripa. Faz uma semana que o pai da Laura morreu. Estamos desolados, mas aceitamos o que a vida nos oferece e vamos em frente. Ele nos ensinou muito e vamos regar suas sementes - no sentido literal e no figurado. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, tudo bem? Estava pensando em voce e fui olhar o seu orkut pra deixar um scrap e vi o seu recado para escrever aqui... Peru, hein!! Que legal... aproveita por ai e traz muitas fotos pra gente ver. Bjus

    ResponderExcluir
  3. ola!tudo bem? sou raquel, paulista. gostaria de saber mais sobre o carnaval no peru. qual a melhor semana para passar em puno?! sei que dia 2 de fevereiro tem uma festa super tradicional! mas me interessei bastante sobre essa festa que vc foi!!
    meu email é: raquelminako@hotmail.com
    muito obrigada! Raquel

    ResponderExcluir