sábado, outubro 28, 2006

"se até o Brasil pode..."

As eleições pra governador nos EUA estão chegando e hoje eu vi essa propaganda sobre a proposta do uso de combustível alternativo aqui na Califórnia. Há algum tempo a mídia vem elogiando o Brasil sobre o Etanol e outras fontes alternativas. No final da propaganda, Bill Clinton solta essa: "If Brazil can do it, so can California". Traduzindo, se o Brasil consegue, a Califórnia também consegue.

Não soou um pouquinho arrogante? Tudo bem, o Brasil realmente não é considerado um país desenvolvido mas me surpreende que os americanos sempre preocupados em serem politicamente corretos soltam uma dessa.

Quem não iria deixar passar isso em branco é o jornalista Bill Maher que tem um programa político extremamente liberal - uma espécie de Roda Viva - na HBO. Ele sempre recebe 3 convidados, geralmente um liberal, um conservador e um "ponderado". Tenho assistido a uns debates super interessantes no programa dele. No final ele sempre solta umas piadas com os acontecimentos semanais. Mas a interpretação dele foi oposta à minha: "Com licença, desde quando os Estados Unidos têm que mostrar que está alcançando o Brasil? Nós inventamos o avião e a lâmpada e eles inventaram a depilação e agora eles é que estão na frente!". Lógico que é uma brincadeira. Ninguém mais que ele pra fazer piadas com o próprio país. Mas sabe aquele orgulho de filho quando falam da nossa mãe? Ninguém pode falar mal, só nós mesmos.

Energy Independence -- Yes on 87

5 comentários:

  1. Ha ha ha, concordo totalmente, Megui, bom post! Eu também meti um sarrafo numa carta para um colunista daqui de Sacramento na época do fiasco das eleições de 2000, quando ele comentou algo parecido sobre as eleições no Brasil serem eletrônicas e as dos EUA ainda serem manuais.

    ResponderExcluir
  2. Hum.. gostei nao... e essa história do aviao, ainda estamos por discutir!

    ResponderExcluir
  3. Vixi, Megui, que to bem por fora da politica americana mas como tu falou, so brasileiro pode falar mal! :p
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Megui, essa propaganda soou pra mim um pouco como deboche em relação ao que a Califórnia pode fazer que "até o Brasil já fez", mas soou muito mais como falta de informação sobre o Pró-Alcool do que qualquer outra coisa.
    O incentivo ao alcool no Brasil não aconteceu por razões ambientais, como a propaganda faz pensar, e sim como uma saída política do governo militar para acomodar as "necessidades" de usineiros e de mais um dos projetos megalomaníacos daquela era.
    Tanto é assim que a política em relação ao álcool continua a mesma desde a década de 70: quando há demanda por açúcar no exterior a produção de alcool cai e o preço da gasolina aumenta e vice-versa.

    ResponderExcluir
  5. Clinton está certo: se o Bananão faz, os EUA podem fazer muito melhor! Pode parecer arrogante, mas não deixou de ser uma baita propaganda para o Bananão. Quanto ao avião, realmente sou mais Santos Dumont, que fez tudo às claras, com aviso prévio e testemunhas. E o 14 Bis não precisava de catapulta nenhuma ou barranco para decolar, como o dos irmãos Wright. Essa polêmica só se sustenta nos EUA. Outra coisa: se os americanos ou qualquer outro país desenvolvidos não adotaram a urna eletrônica, é porque motivos há.

    ResponderExcluir